segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

II Campanha da Solidariedade de 2011: Entrega dos Donativos

A II Campanha da Solidariedade do ano de 2011 e a segunda sob a responsabilidade da Turma 1601 foi, de certa forma, muito atribulada. Não por falta de desempenho dos alunos da referida turma e nem de minha parte, mas tudo deu errado.

Tivemos problemas com a máquina digital no momento de registrar as etapas concernentes a esta segunda edição; tivemos que alterar a data da entrega em razão de sérios problemas que sugiram na escola; alguns carros que já haviam sido disponibilizados para fazer a entrega foram cancelados, o que me obrigou a fazer as entregas às duas Instituições em dias diferentes e, por este mesmo motivo, tive que dispensar três alunas que também fariam a entrega (transferindo-as para o dia seguinte) e as chuvas que castigaram o Rio de Janeiro, justamente, no segundo dia da entrega.

Mas, apesar disso tudo, o resultado da II Campanha da Solidariedade 2011 foi ótimo e superou as nossas expectativas.

Devo destacar, mais uma vez, o sentimento solidário dos diferentes membros de nossa comunidade interna e, também, da comunidade externa. Esta segunda Campanha assinalou a participação efetiva de todos os membros da Comunidade Escolar. Foi muito bom ser chamada na cozinha da escola para receber os donativos de algumas merendeiras ou ser procurada por um professor que se desculpou por não ter contribuído nesta edição (mas com ressalvas de sua participação efetiva na edição anterior, de julho).

Estou devendo, inclusive, cartas de agradecimentos a duas famílias que ajudaram muito na Campanha, sendo uma diretamente da nossa Comunidade Escolar (o esposo de uma professora) e a outra, externa, mas também ligada a outra professora do II Segmento.

Alguns acertos serão necessários para o próximo ano. Erramos na escolha da data, pois dezembro é um mês um tanto atribulado nas escolas. Não conseguimos realizar uma reunião para avaliarmos as etapas e os resultados obtidos nesta II Campanha e, muito menos, os erros e acertos de nossas ações. Como a turma vai continuar comigo no ano que vem – esta é uma das condições da continuidade do projeto - a referida reunião deverá ser realizada no início do ano letivo de 2012.

Devo agradecer, também, às professoras Andréa Paiva e Sandra Borges pela cessão do espaço de suas respectivas salas de aula para o acondicionamento dos donativos arrecadados.

Como é de conhecimento de nossa Comunidade Escolar, esta II Campanha de Solidariedade contou, também, com as contribuições feitas sob a forma de tarefa da Gincana Escolar ocorrida no mês de outubro. Por isso, além dos gêneros alimentícios comuns (gelatina e leite em pó), tivemos outros produtos do mesmo gênero (açúcar, fubá, arroz, feijão, farinha de trigo etc.), como também material de limpeza e de higiene.

Além destes, nós compramos brinquedos novos e tanto a minha filha quanto à aluna Thalia Rodrigues da Silva contribuíram com brinquedos usados, mas em perfeitas condições de uso.

O dia da entrega dos donativos foi agendado para o dia 15 de dezembro, sendo acertado que os mesmos seriam transportados em 4 carros, compostos por professores e alunos da turma 1601. No entanto, somente dois carros puderam ser confirmados no dia 15 do mês em curso.
Diante do quantitativo arrecadado e o número de alunos selecionados para compor a equipe presencial, tivemos que fazer a entrega apenas a uma das Instituições beneficiadas, deixando a outra para o dia seguinte e, infelizmente, tivemos que suspender a ida de alguns alunos, transferindo-os para o outro dia.
Não houve sorteio, pois três alunas chegaram atrasadas, na hora em que estavamos nos preparando para sair e, em razão disso, elas mesmos ficaram para o dia subsequente.   
Sendo assim, no dia 15 de dezembro do ano em curso, a primeira Instituição beneficiada a receber os donativos foi à Casa de Apoio à Criança com Câncer - São Vicente de Paulo  e, no dia seguinte, foi à vez do Hospital Mário Kroeff.
Vale ressaltar aqui que, no dia 16 de dezembro, além do Hospital Mário Kroeff, nós retornamos à Casa de Apoio à Criança com Câncer - São Vicente de Paulo para entregar o restante dos donativos destinados a esta, assim como os Ofícios da escola referente à Entrega das doações.

Foram dois documentos, pois o primeiro havia sido deixado na Unidade Escolar e o outro foi em relação aos donativos que ficaram na escola (separados em caixas no Auditório).

Neste dia, as alunas que foram selecionadas para fazer a entrega, devido aos problemas referentes à redução de carros, não vieram, pois choveu muito no Rio de Janeiro.

Diante da ausência delas e da quantidade de donativos a ser entregues (Hospital e Casa de Apoio), eu e a Prof.ª Sueli Vieira decidimos levar todos os donativos de uma vez só no carro desta última. Ela abaixou o banco detrás e, com isso, conseguimos fazer a entrega de uma vez só, sem termos a necessidade de voltar à escola para pegar o restante das doações. Chovia muito, neste dia. Primeiro fomos à Casa de Apoio e, depois, no Hospital.

Graças a Deus, tudo deu certo!

Os endereços das Instituições são:

. Casa de Apoio à Criança com Câncer São Vicente de Paulo
Estrada do Colégio, nº. 1185, Irajá, Rio de Janeiro (RJ).

. Associação Brasileira de Assistência aos Cancerosos - Hospital Mário Kroeff
Rua Magé, nº. 326, Penha, Rio de Janeiro (RJ)

Após a triagem e o descarte dos produtos fora da validade e/ou com embalagem violadas, ao final desta segunda edição da Campanha de Solidariedade de 2011 e mais as contribuições da Gincana Escolar, conseguimos arrecadar:



1575 unidades de Gelatinas em Pó;
246 Sacos e/ou Latas de Leite em Pó (400 gr.);
11 Sacos de Leite em Pó (200 gr.);
81 Sacos de Açúcar (1 Kg);
12 Achocolatados e Nescau;
27 Sacos de Fubá (1 Kg)
17 Sacos de Arroz (1 Kg)
12 Sacos de Feijão preto (1 Kg);
01 Tempero;
01 Saco de Farinha de Trigo (1 kg);
02 Caixas de Leite;
01 Lata de Salsicha Viena;
01 Óleo de Soja;
02 Pacotes de Espaguete;
07 Saquinhos de Refresco em Pó;
131 Cremes Dentais;
165 Rolos de Papel Higiênico;
55 Detergentes;
217 Sabonetes;
25 pacotes de Fraldas (tamanhos variados P, M e G);
02 Multi-Uso;
02 Unidades de Sabão em Pedra;
01 Esponja;
03 Pacotes de Bombril;
Brinquedos novos e usados (meninos e meninas).



A distribuição entre as Instituições beneficiadas foi feita da seguinte maneira:

. Hospital Mário Kroeff

-  853 unidades de gelatina em pó;
- 123 sacos e/ou latas de leite em pó (400 gr);
- 05 sacos de leite em pó (200 gr);
- 38 Sacos de Açúcar (1 Kg);
- 12 Sacos de Fubá (1 Kg)
- 05 Sacos de Arroz (1 Kg)
- 06 Sacos de Feijão preto (1 Kg);
- 63 Cremes Dentais;
- 76 Rolos de Papel Higiênico;
- 26 Detergentes;
- 100 Sabonetes;
- 11 pacotes de Fraldas (tamanhos variados P, M e G);
- Brinquedos novos e usados (meninos e meninas).


Casa de Apoio

- 722 unidades de Gelatinas em Pó;
- 123 Sacos e/ou Latas de Leite em Pó (400 gr.);
- 06 Sacos de Leite em Pó (200 gr.);
- 02 Caixas de Leite;
- 43 Sacos de Açúcar (1 Kg);
- 12 Achocolatados e Nescau;
- 15 Sacos de Fubá (1 Kg)
- 12 Sacos de Arroz (1 Kg)
- 06 Sacos de Feijão preto (1 Kg);
- 01 Tempero;
- 01 Saco de Farinha de Trigo (1 kg);
- 01 Lata de Salsicha Viena;
- 01 Óleo de Soja;
- 02 Pacotes de Espaguete;
- 07 Saquinhos de Refresco em Pó;
- 68 Cremes Dentais;
- 89 Rolos de Papel Higiênico;
- 29 Detergentes;
- 117 Sabonetes;
- 14 pacotes de Fraldas (tamanhos variados P, M e G);
- 02 Multi-Uso;
- 02 Unidades de Sabão em Pedra;
- 01 Esponja;
- 03 Pacotes de Bombril;
- Brinquedos novos e usados (meninos e meninas).

 Brinquedos novos e usados

Destino: Hospital Mário Kroeff e Casa de Apoio à Criança com Câncer - São Vicente de Paulo


Da esquerda para a direita, os alunos Pedro Henrique, Juliana Barros e Marlley do Carmo










Casa de Apoio à Criança com Câncer - São Vicente de Paulo

Dia da Entrega: 15/12/2011




Da esquerda para a direita, eu (Marli), Sabrina Rabello, Beatriz Figueira, Juliana Barros, Pedro Henrique, Brandon Gabriel, Prof Sueli Vieira e Bruno dos Santos 





 Os alunos e a nossa Diretora, Prof  Angela Maria Gaetta








Restante das doações à Casa de Apoio

Dia da entrega: 16/12/2011



Hospital Mário Kroeff

Dia da entrega: 16/12/2011






 Professora Sueli Vieira e o funcionário Fernando Neves


 Eu e Sueli Citrangolo (Superintendente de Captação de Recursos)


Eu e o funcionário Lucas, sempre atencioso no momento de nos receber




Nenhum comentário: