sexta-feira, 23 de março de 2012

22 de março: Dia Mundial da Água


Ontem, em razão do Teste de Geografia para todas as turmas do 9º Ano, eu só comentei nas salas – antes da aplicação da avaliação – acerca do Dia Mundial da Água.
Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO 92) , realizada em 1992, na cidade do Rio de Janeiro, foi debatida a ideia do Dia Mundial da Água, mas este só foi criado oficialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano seguinte (1993).
A intenção primordial da criação desta data comemorativa é que, neste dia, as discussões sejam arroladas sobre o tema tanto ao nível de análise crítica e conscientização acerca de sua importância quanto ao nível prático em termos de medidas de conservação da água.

O tema deste ano, escolhido pela ONU, para ser abordado foi “Água e Segurança Alimentar”. Tema, inclusive, bastante rico para ser tratado não só no dia de hoje, mas durante o ano, afinal esta depende do uso correto dos recursos hídricos a nível global.

Como já mencionei em postagens anteriores e muitos já sabem, a Terra apresenta cerca de 71% de sua superfície coberta de água. Os 29% restantes correspondem às terras emersas, ou seja, as ilhas e os continentes.

Desta distribuição de água (71%), 97,5% constituem a porção de água salgada (oceanos e mares), enquanto os 2,5% de água doce se divide da seguinte forma: água subterrânea (0,514 %); rios e lagos (0,006 %); geleiras (1,979 %) e atmosfera (0,001 %).

Situação bem delicada mediante ao desperdício, ao mau uso, à poluição, a seca desencadeada por ações antrópicas, entre outros aspectos.

Em termos de consumo, a agricultura (produção de alimentos) é a campeã no gasto de água: agricultura (69%), seguido pela indústria (21%) e o uso doméstico (10%).

 Imagem capturada na Internet
(Fonte: Movimento Cyan - Foto de Inga Spence/Getty Images)

Além disso, no Brasil, a prática agrícola consiste na segunda maior fonte de poluição das águas, seja pelo uso de fertilizantes (químicos ou naturais) seja pelo emprego de agrotóxicos (fungicidas; inseticidas e herbicidas). O primeiro lugar, em termos de poluição das águas, se encontra vinculado aos esgoto doméstico.
Ainda sob este contexto, vale lembrar o conceito de “água virtual”, isto é, a água que está embutida no produto, aquela que foi gasta na produção de alimentos, de um bem ou de serviço.
Este conceito foi criado, na década de 90 (Século XX), pelo geógrafo britânico Tony Allan.
Só para se ter uma ideia, em 1 Kg de carne está embutido 15,4 mil litros de água; uma xícara de café equivale a 140 litros (ou uma banheira cheia de água) e uma calça jeans são 11 mil litros de água gastos.
Como é de conhecimento de muitos, a  distribuição de água no planeta é irregular. Se pararmos para pensar que além deste aspecto, há o desperdício e o mau uso deste recurso, acrescido da poluição, a situação da água no planeta se encontra no caminho do colapso, do esgotamento. Colocando em risco a sobrevivência humana e dos demais seres vivos (fauna e flora).
A população mundial já ultrapassa a ordem de 7 bilhões de habitantes e, com isso, a produção de alimentos tende a aumentar cada vez mais... E, com isso, mais consumo de água. E os velhos hábitos também... Desperdício, mau uso etc.

11 comentários:

  1. Muito interessante, não lembrava deste dia .. Acho muito importante. Mas neste dia, voltando da escola .. encontrei muitas pessoas que não se importam com isso !

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá, bom dia á todos! Nossa!! Tinha esquecido deste detalhe , o Dia Mundial da Água! Mas será que a aguá do mundo um dia vai acabar mesmo?! Mesmo tendo o ciclo da água?!

    Aluno:Matheus Mello
    Turma:1803
    Escola:Municipal Dilermando Cruz

    ResponderExcluir
  4. Ain amo esse dia, gosto demais da água... Espero que ela nunca acabe :D

    Aluna:Milenny Moreira
    Turma:1901
    Escola:Municipal Dilermando Cruz

    ResponderExcluir
  5. Amém, Deus te ouça, rsrsrs!!! Que a geração futura terá muita água menos poluição,que creio que existirá,tenha bastante aguá e que vivam o dia perfeito, que um dia o nosso herói nos salve, deste mundo que está cada vez mais estranho e solitário com jovens morrendo, abortos, violência e poluição , que um dia exista uma solução para o efeito estufa , aquecimento global e para os poluentes que habitam neste mundo!!!

    Aluno:Matheus Mello
    Turma:1803
    Escola:Municipal Dilermando Cruz

    ResponderExcluir
  6. Marcos,

    Eu concordo com você e não preciso ir muito longe e nem além dos muros das escolas, pois frequentemente vemos torneiras abertas no refeitório (próximas a este).

    Além da falta de manutenção e de consertos por parte da gestão escolar, em geral, os alunos não têm estta preocupação.

    obrigada por sua visita e comentário.

    Abraços,

    Marli Vieira

    ResponderExcluir
  7. Matheus Mello,

    Água, o planeta tem até muito... Você mesmo viu isso na matéria passada. O problema é a respeito da água potável e aquela a ser tratada para uso doméstico. A escassez, a má distribuição, o desperdício e a poluição - com certeza - comprometem os recursos hídricos e a disponibilidade deste para nós, humanos, principalmente.

    Abraços,

    Marli Vieira

    ResponderExcluir
  8. Milenny Moreira,

    Para que ela não acabe, temos que fazer a nossa parte e conscientizar as outras pessoas a fazerem o mesmo: evitar o desperdício em casa ou em outro qualquer lugar que fizermos o uso da mesma.

    Beijos

    Marli Vieira

    ResponderExcluir
  9. A Agua doce e muito importante para o humanidade.mas o povo tem economizar a agua por que temos apenas 3% de agua doce e 97%de agua salgada.mais qual utilizamos no nosso dia-a-dia,e ja tem gente no planeta sem agua.

    nome:pedro vitor fernandes
    turma:1902
    escola:dilermando cruz

    ResponderExcluir
  10. muitas pessoas desperdisa agua enquanto muitas outras pessoas estao mecesitando de agua para sobreviver. olha com podemos economizar agua.Torneiras Econômicas

    Há duas maneiras de se reduzir o consumo de água, uma delas reduzindo a vazão do ponto de consumo, outra reduzindo o tempo de abertura do mesmo. Melhor ainda quando reduzimos os dois.
    Torneiras convencionais consomem acima de 5 litros por minuto, porém o que se verifica em média são vazões de 6 a 7 litros/minuto.

    Para redução da vazão, Arejadores Econômicos:
    Apenas com sua aplicação reduzem o consumo de 50 a 80%, sem perda da eficiência e do conforto. Modelos com regulador de vazão fixa para atender torneiras de lavagem de mãos, com vazão de 1,8 litro/minuto e modelos com redução de vazão por simples restrição para lavagem de utensílios. Ambos com espalhamento através de micro jatos para manter a eficiência.

    pamela da 1003
    escola estatual profesora sonia regina scudese

    ResponderExcluir
  11. olà sou sua aluna da escola professora Sônia regina scudese,e passei no blog para dar uma olhadinha,e adorei seu trabalho professora!!!
    Parabens

    Brenna Nathaie

    ResponderExcluir