terça-feira, 13 de março de 2012

Novidade na relação Aluno x Professor: Uso do Correio Eletrônico para fins educativos



 Texto modificado em 13/03/2012 ás 06h40
 

Estamos na Era Digital e nos caracterizamos como Sociedade do Conhecimento ou da Informação mediante as inovações tecnológicas, sobretudo, através das chamadas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Daí, estou trazendo uma novidade – baseada no uso de TICs – que vai facilitar o nosso contato extraclasse, isto é, entre o aluno versus professor fora do âmbito escolar.

Embora, este espaço (Blog Geografia em Foco) permita este contato, em geral, este é feito em função do conteúdo das postagens.
Mas, a minha proposta vai além disso... Fazer uso do correio eletrônico (e-mail) para fins educativos. Com o uso do e-mail, nós poderemos não só enviar e receber mensagens, como também anexar material didático dado em sala de aula e/ou trabalhos escolares.
Sendo assim, o uso deste recurso vai facilitar, em muito, a nossa relação seja por meio de:
- compartilhamento de material didático utilizado em sala de aula tanto para aqueles que faltaram quanto para aqueles que preferem usá-lo por meio digital (PC);
- encaminhamento de trabalhos escolares (por parte dos alunos);
- encaminhamento de avisos ligados à disciplina (provas, testes, entre outros lembretes importantes e necessários);
- esclarecimentos a determinadas dúvidas apontadas pelo aluno.

Além disso, esta modalidade vai ajudar a inclusão digital, pois ainda temos alunos que não sabem usar o computador e, muito menos, tem um e-mail. Outros, como já constatei em sala de aula, têm e-mail, mas não sabem utilizá-lo, pois – em geral – os seus contatos interpessoais são feitos através do MSN, Orkut, Facebook e outros.
Conforme mencionei em algumas salas, o aluno pode solicitar o material didático através do correio eletrônico (e-mail) ao invés de tirar xérox de textos e/ou atividades, disponibilizados nas papelarias para reprodução (xérox), localizadas próximas às respectivas Unidades Escolares.
O material pode ser gravado e arquivado no próprio PC do aluno. Sendo assim, quem receber qualquer texto ou atividade - via e-mail - terá que imprimir o material se este for necessário.

Caso seja só para leitura, o aluno poderá salvá-lo e arquivá-lo em uma pasta específica (em seu PC) pertinente à Geografia (para eventuais acessos posteriores).

Vamos aproveitar para iniciar as atividades com o uso do correio eletrônico, até porque, para o trabalho do 1º Bimestre, o nosso contato deverá ser feito através deste para facilitar a revisão e a correção da atividade.

Os alunos, que ainda não tenham e-mail, podem me procurar a fim de providenciarmos o seu cadastro em algum provedor de e-mail gratuito (Gmail, Yahoo, Hotmail, IG, Oi etc.).
O meu endereço eletrônico só para as atividades com os alunos é
Anotem e vamos manter contato, enviar e receber (compartilhar) materiais... E, com isso, ganhar mais experiência no mundo digital.

Este procedimento serve para todas as turmas da E.M. Dilermando Cruz, C.E. Professora Sonia Regina Scudese e C. E. José Marti.

Peço apenas que o encaminhamento das mensagens siga o seguinte modelo: no espaço onde se refere ao ASSUNTO, colocar primeiro o nome e o sobrenome do aluno, seguido por underline ( _ ) nome da escola (Dilermando ou Sonia ou José), underline ( _ ), o número da turma (1803 ou 1004 ou 3002), underline ( _ ) e, por último a razão do encaminhamento(Exercício, Texto, trabalho, Dúvida).

Veja o modelo abaixo (clique na imagem):
Assunto: Amélia Fonseca_Dilermando_1607_Trabalho




6 comentários:

  1. Visite:http://www.geographycaly.blogspot.com/
    visite:http://www.geographycaly.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. visite:http://www.geographycaly.blogspot.com/
    visite:http://www.geographycaly.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Vai ajudar muito , !! Gabriel da 1903

    ResponderExcluir
  4. Gabriel,

    Espero que sim, pois a "escola" pode ter continuidade fora do horário regular e pode ser feito em qualquer lugar, não ficando presa apenas em seu espaço físico.

    Obrigada por sua visita ao Blog.

    Abraços,

    Marli Vieira

    ResponderExcluir
  5. Senhor responsável pelo Blog Geographycaly,

    Obrigada por sua visita a este espaço. Já visitei o seu Blog e deixei um comentário para você.

    Um grande abraço!

    Marli Vieira

    ResponderExcluir
  6. O mundo hoje esta bem evoluido,principalmente por causa da golbalizaçao.entao essa modernidade vai ser muito util para nos do sistema capitalista.

    ResponderExcluir