segunda-feira, 30 de abril de 2012

30 de Abril: Dia Nacional da Mulher

Jerônima Mesquita - Imagem capturada na Internet (Fonte: GeneAll.net)


Hoje comemoramos o Dia Nacional da Mulher e, como já mencionei neste espaço, são poucas as pessoas que têm o conhecimento desta data comemorativa já que a existência da mesma não é muito divulgada nas mídias e, por isso, passa despercebida pela maioria.

O dia tem a ver com a data de nascimento de Jerônima Mesquita (30 de abril de 1880), personalidade de grande influência na história do nosso país, sobretudo, por seu engajamento às causas da mulher brasileira e, também, das mais carentes numa sociedade caracterizada pelo sentimento de superioridade do sexo masculino.

Embora, a sociedade brasileira tenha evoluído em termos de conceitos e de conduta perante o sexo feminino – de uma forma geral - o machismo ainda persiste e, ainda hoje, presenciamos no meio social e no mercado de trabalho traços conservacionistas em relação à mulher, tanto em termos de tratamento pessoal quanto à aceitação e condições salariais diferenciadas.

E foi sob este contexto que, em 9 de Junho de 1980, o então Presidente da República, João Baptista Figueiredo,  sancionou a Lei n.º 6.791/80, instituindo a data 30 de abril como Dia Nacional da Mulher, com o objetivo de estimular a integração da mulher no processo de desenvolvimento do país.

Jerônima Mesquita, natural de da cidade Leopoldina (Minas Gerais) passou parte de sua vida na Europa. De volta ao Brasil, ela iniciou e participou de outros movimentos, junto com outras personalidades femininas da época, a combater direta e/ou indiretamente contra as condições de vida da mulher brasileira no início do Século XX, caracterizada por uma condição de inferioridade perante ao sexo oposto sob a base de uma sociedade totalmente machista.

Para saber mais sobre a vida desta grande personalidade feminina, que deu origem ao Dia Nacional da Mulher, clique AQUI.

 Jerônima Mesquita - Imagem capturada na Internet (Fonte: Rádio Mongaguá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário