quinta-feira, 5 de abril de 2012

Hora do Planeta: Ato Simbólico de algo muito sério

No último sábado do mês de março, dia 31, em diversas do mundo, as luzes foram apagadas durante 60 minutos. Este ato simbólico da chamada a Hora do Planeta é campanha de conscientização e demonstração de preocupação com as questões ambientais, sobretudo, acerca do Aquecimento Global, 
Iniciativa da Rede internacional WWF,  Organização Não-Governamental (ONG) voltada para questões de conservação da natureza, criada em 1960, com sede na Suíça e com diversos representantes espalhados no mundo todo. Em nosso país, a WWF-Brasil vem atuando com este mesmo propósito desde 1996. Sua sede fica em Brasília (Distrito Federal).  

A novidade da Campanha deste ano era o registro da Hora do Planeta (luzes apagadas) no espaço. O feito foi atribuído ao Embaixador da Rede WWF e astronauta, André Kuipers, que da Estação Espacial Internacional irá registrar imagens da Terra no momento em que as luzes fossem desligadas no dia 31 de março.

A Rede anunciou que André Kuipers iria compartilhar todo o material registrado, mas pesquisando na Internet, eu não encontrei nenhuma referência quanto a isso, nem mesmo no Portal da WWF Brasil. Estou aguardando...

Enquanto isso, só pude registrar - da minha janela - o apagão das luzes da Igreja da Penha (Rio de Janeiro). Fica, aqui, o seu registro.

Vale ressaltar, aqui, mais uma vez que esta campanha anual, a Hora do Planeta, representa um ato simbólico de algo muito sério, que não deve ficar apenas no sentido de apagar as luzes, na ideia que perpassa a conscientização e preocupação da sociedade. É preciso, indubitavelmente, que atitudes e medidas concretas sejam praticadas e difundidas a fim de mudar efetivamente o nosso modo de vida irresponsável com o meio ambiente e, consequentemente, com a nossa própria sobrevivência no planeta.  








Nenhum comentário:

Postar um comentário