quinta-feira, 7 de junho de 2012

Quiz sobre a União Europeia

A União Europeia e a crise na Zona do Euro
Imagem capturada na Internet (Fonte: Blog Said Dib)


Conforme prometi aos alunos do9º ano, ontem, por conta da atividade dirigida que eles irão realizar na próxima semana acerca da União Europeia (27 países-membros no total) e da crise na Zona do Euro (17 países-membros da UE), estou compartilhando um Quiz sobre o tema, que foi publicado no Guia do Estudante (Abril).

Embora, o mesmo não faça referência à crise na Zona do Euro, isto é, a que atinge diretamente os 17 países que adotaram a moeda única do referido bloco econômico, os alunos têm muito a aprender ao testar seus conhecimentos sobre a União Europeia (UE).

As 17 nações que participam da Zona do Euro são: Alemanha, Espanha, França, Itália, Grécia, Bélgica, Países Baixos (Holanda), Irlanda do Norte, Áustria,Finlândia, Luxemburgo, Estônia, Chipre, Estônia e Malta.

Os países do bloco que não adotaram a moeda são o Reino Unido, a Dinamarca, a Suécia, a Polônia, a Hungria, a Bulgária, a República Checa, a Letônia, a Lituânia e a Romênia.

É por esta razão, que a União Europeia se encontra enquadrada em dois estágios de formação de bloco econômico.

Para quem não lembra, os níveis ou estágios dos blocos econômicos são: Zona de Livre Comércio; União Aduaneira, Mercado Comum e União Econômica e Monetária (prometo tratar o assunto com maior profundidade em breve).

Os 17 países-membros que adotaram o Euro atingiram o nível mais avançado, isto é, de maior integração: a União Econômica e Monetária, enquanto as 10 nações que não aderiram se encontram no estágio de Mercado Comum.  

Vamos testar os nossos conhecimentos? Clique AQUI e teste até aonde você sabe. Tomem cuidado, pois há uma pergunta bastante dúbia, que pode confundir na hora de responder (eu até arriscaria a anular a questão diante do gabarito oficial) . 

2 comentários:

  1. Fiz o teste. Muito interessante. Errei algumas, mas depois pesquisei melhor. rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Luiz Filipe da Silva Barbosa N: 23 Turma: 1901

    Bom fiz o teste e... pode se dizer que se fosse matéria de prova de final de ano eu passava com 6,0 kk'.
    Vou dar uma estudada depois dessa.

    ResponderExcluir