quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Confirmados casos de Hantavírus no Parque Nacional de Yosemite, no estado da Califórnia (EUA)




Parque Nacional de Yosemite - Imagem capturada na Internet (Fonte: Exame.com)  
 
 
Esta semana, uma reportagem me chamou a atenção por três aspectos: o nível de desenvolvimento do país envolvido na manchete; a falta de controle dos vetores e, sobretudo, a sua ocorrência em outros estados no mesmo país.

Segundo reportagens em diferentes veículos de comunicação, cerca de 10.000 pessoas que se alojaram em cabanas, no período compreendido entre 10 de junho a 24 de agosto do ano em curso, no Parque Nacional de Yosemite, no estado da Califórnia (EUA), correm o risco de ter contraído e de desenvolver o hantavírus, um vírus mortal transmitido por roedores infectados, o qual é liberado através da urina, dos excrementos (fezes) ou saliva. Além de ser transmitida por contato direto ao ser humano, esta pode ocorrer através das vias respiratórias, com a inalação da poeira contaminada pelas fezes ou urina dos roedores silvestres.




Seis casos de Hantavirose foram confirmados entre os visitantes do Parque Nacional de Yosemite, com a ocorrência de dois óbitos com Síndrome Pulmonar por Hantavírus (SPH).
Diante destes registros (infectados e óbitos) e do fato do tempo de incubação da doença variar de uma a seis semanas, os visitantes estadunidenses e estrangeiros foram contatados e informados sobre os riscos da doença, assim como 91 barracas (denominadas "Signature Tent Cabins"), situadas na área da Curry Village, onde o vírus foi detectado, foram e permanecem fechadas.
O Parque, em si, permanece aberto, pois segundo o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão de saúde dos EUA, o vírus é difícil de se propagar. Mas, o alerta e a preocupação são válidos diante da situação vigente e dos riscos eminentes de morte.
O Parque Nacional de Yosemite, constituído em Patrimônio Mundial desde 1984, é um dos diversos pontos turísticos do estado da Califórnia (EUA). Localizado nas montanhas da Serra Nevada, o Parque atrai turistas de diferentes países do mundo por sua beleza natural, caracterizada por lindos penhascos, lagos, bosques de sequoias gigantes e maravilhosas quedas d’água. Muitos destes acrescidos pela presença de ursos assinalam certo grau de perigo aos visitantes. E, agora, com esta ocorrência de hantavírus, o perigo se agrava.


Imagens do Parque Nacional de Yosemite - Fonte: Wikipedia

 
 

 
 

 
 
 
 
 
 
 
 



Pelo que se tem conhecimento, a Síndrome Pulmonar por Hantavírus (SPH), forma mais grave da doença, foi detectada e reconhecida nos EUA, em 1993. Hoje, ela tem ocorrência em todo o território estadunidense. Apesar de não ser transmitido pelo rato doméstico, o número de roedores em ambos, os casos, tanto silvestres quanto domésticos tem aumentado muito.

Basta verificar as imagens transmitidas, no ano passado, sobre a presença de ratos no metrô de Nova York (EUA). Até um Concurso de Fotografia (dos ratos) foi lançado pelos funcionários do metrô, com o objetivo de chamar a atenção das autoridades responsáveis pelo caso.
Assista ao vídeo abaixo ou no próprio YOU TUBE!
  


 
 
 
 
Fontes de Consulta
 
. PINCELLI et al - Síndrome pulmonar e cardiovascular por hantavírus.
 Jornal de Pneumologia, vol.29, no.5 São Paulo  - Sept./Oct. 2003
 
 
. Revista EXAME
 
. Revista VEJA

4 comentários:

  1. meu deus , essa doença pelo que eu vejo transmitida pelos ratos e´ totalmente perigosa e botam as pessoas em vários riscos ,na minha opinião ,a autoridade tem que tomar conta disso se não vai se tornar cada vez mais grave. nome leandra da silva rosendo t.1701

    ResponderExcluir
  2. Que nojo prof , argh um rato andando em cima do cara !
    Nossa eu acho , que as autoridades devem tomar uma atitude URGENTE !

    Nome : Thamires Marcela n°38 t:1701

    ResponderExcluir
  3. Nossa tomare que mais pessoas não tenham contraido esse hantivírus e as autoridades tem que tomar uma atitude urgente.
    Jonatas:1701 N°:19 turma:1701

    ResponderExcluir
  4. Professora tantas pessoas infectadas tomare que ninguém mais se infecte com essa doença
    Jonas turma:1701

    ResponderExcluir