segunda-feira, 15 de outubro de 2012

15 de Outubro: Dia do Professor

 
 
Eu e a minha antiga turma do primário da E.E. Guadalajara (hoje, C.E. Guadalajara) 
 
 
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
 
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
Paulo Freire
 
Professor (a),
Parabéns, por este dia e todos os outros do ano letivo, nos quais a sua dedicação e empenho é único: formar cidadãos para a vida. Sabendo que esta construção, seja do conhecimento seja enquanto ser social é feita de forma compartilhada, pois não há sentido se uma das partes não tem compromisso com a Educação.
 
Parabéns pela perseverança em uma profissão tão desvalorizada em termos salariais e de opinião dos nossos governantes. E por acreditar que o caminho, o verdadeiro caminho para o sucesso, para as realizações pessoais e profissionais advêm da Educação.
 
Parabéns!


3 comentários:

  1. HAPPY BRITTDAY TEACHER . MAS, EU PREFIRO DIZER TODO DIA parabénz, PORQUE DIA DOS PROFESSORES E´ TODO DIA. NOME LEAndra da silva rosendo t.1.701 .

    ResponderExcluir
  2. Hellooo: Parabéns atrasado professora, é que arrumei um tempo de manhã pra entrar , dai entrei aqui no blog!
    Aluno:Matheus Mello.
    Turma:1803.
    Escola:Dilermando Cruz.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Leandra e Matheus, pelas palavras e carinho.

    beijos aos dois,
    Marli Vieira

    ResponderExcluir