segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Esclarecimentos acerca da Dinâmica do Anjo Protetor



 
Imagem capturada na Internet (Fonte: Casa dos Anjos)


A Dinâmica do Anjo Protetor não é obrigatória, participa quem quer. Ela está focada em um dos Pilares do Conhecimento da chamada Educação para o Século XXI, que é "Aprender a Conviver" e, ainda neste contexto, trabalharemos valores humanos elevados, de solidariedade, da amizade, do saber compartilhar momentos especiais no espaço escolar. Estas atitudes tendem a minimizar os efeitos do Bullying, já que muitos protegidos podem pertencer a este grupo de alunos, vítimas de agressões físicas e verbais.
 
A nossa participação faz uma grande diferença. Vivemos em sociedade e não podemos ignorar o próximo e, sobretudo, o nosso papel como cidadão responsável.
 
Devo esclarecer, ainda, que esta dinâmica não é de minha autoria, mas foi desenvolvida na minha antiga escola, E.E. Assis Chateaubriand (município de Duque de Caxias).

Vejamos as 10 perguntas mais frequentes:
 
1. Como devo proceder para ser um Anjo Protetor?
Resposta: Escolha uma, duas ou mais pessoas que você gostaria de encaminhar mensagens de otimismo, de amizade, de fé etc. através de cartinhas, bilhetes e/ou cartões. Pode ser uma pessoa conhecida ou desconhecida, a qual você sentiu vontade de acolher. A primeira coisa a fazer, sobretudo, se ela for desconhecida é saber o nome, o seu sobrenome e a turma.
 
A par destes dados, escreva uma mensagem e se despeça apenas como Anjo Protetor (não se identifique) e a coloque em um envelope. Cole-o e escreva o nome, o sobrenome e a turma da pessoa na parte da frente do envelope (você pode improvisar o envelope).
2. Em qual local devo depositar o meu envelope endereçado ao meu protegido?
Resposta: Nas duas salas dos professores haverá uma sacola de papel, na qual você poderá depositar o envelope. No início e no final de cada turno, bem como no horário do recreio, os enevelopes serão recolhidos e, posteriormente, serão distribuídos e entregues aos seus destinatários.
3. Eu posso mandar para alguém da minha própria turma?
Resposta: Com certeza! Além da sua turma, você pode escolher pessoas de outras turmas ou do outro turno, assim como dos anos iniciais do Ensino Fundamental (antigo primário).  Só tenha a atenção de colocar o nome e sobrenome certo do seu protegido.
 
4. É preciso ter amizade para escolher o protegido?
Resposta: Não, necessariamente. Você pode escolher uma pessoa desconhecida, mas que você só em observar, durante o recreio, percebeu que sua mensagem fará bem a ela.
5. Um protegido pode ser um Anjo Protetor também?
Resposta: Pode sim! Se alguém lhe escolheu para ser protegido por ele (seu anjo), você também pode escolher uma outra pessoa para protegê-la. Uma pessoa pode ser anjo e protegido ao mesmo tempo.
 
6. Eu posso presentear o meu protegido ao invés de mandar mensagens?
Resposta: O objetivo desta dinâmica é gerar uma rede de mensagens angelicais. Os presentes e lembrancinhas fogem dos objetivos principais, até porque eles podem provocar outra situação que é a inveja. “O anjo protetor do meu colega deu um presente a ele e o meu nunca me mandou uma lembrancinha”.  
 
7. Posso ser Anjo Protetor de algum professor?
Resposta: O público-alvo da dinâmica é o aluno. Por isso, os professores não estarão envolvidos nesta dinâmica, pois corremos o risco de muitos alunos serem ignorados em função da predileção de alguns em escolher professores (os quais eles mais simpatizam).
 
8. As minhas mensagens devem ser enviadas com qual periodicidade?
Resposta: Não há nada pré-determinado, a atenção é que as mesmas sejam enviadas regularmente. Não deixe os seus protegidos sem receber as mensagens por um período muito longo, pois a autoestima dele vai subir toda vez que ele receber suas mensagens. A expectativa dele será grande. Ele vai estar sempre aguardando, ansioso, por uma nova mensagem.   
 
9. Como devo proceder se a mensagem que eu recebi continha ameaças e palavras de baixo calão (palavrões, por exemplo) e besteiras?
Resposta: Você deve procurar uma das professoras responsáveis (eu, Sueli Vieira, Sandra Amadeu e Glaucia Regina) e comunicar o teor da mensagem recebida. Não jogue fora as mensagens, pois com base nelas, tomaremos as providências cabíveis.
 
10. Quando será a culminância da Dinâmica do Anjo e o que vai acontecer, neste dia?
Resposta: A culminância da Dinâmica será no dia 29 de novembro (5ª feira). Neste dia, no intervalo do recreio, todos os Anjos Protetores irão se revelar aos seus respectivos protegidos.
Se você tiver alguma dúvida a respeito da referida Dinâmica entre em contato comigo, pessoalmente, por e-mail ou através deste ambiente.  


2 comentários:

  1. Esse é um bom começo para se ajudar a quem precisa e também para manter a belezura da verdadeira amizade, matar a saudade! ù.ú
    Aluno:Matheus Mello.
    Turma:1803.
    Escola:Dilermando Cruz.

    ResponderExcluir
  2. Matheus, estou aguardando a sua participação, viu?

    ResponderExcluir