domingo, 21 de outubro de 2012

Horário de Verão 2012/2013: Adiantando os relógios à meia noite


 
Imagem capturada na Internet (Fonte: Tocnoticias)
 
 
Hoje, à meia noite, em alguns estados brasileiros tem início o Horário de Verão. Isso significa que os relógios, nestes estados, deverão ser adiantados em uma hora.
 
Ao todo serão 11 estados mais o Distrito Federal a aderirem este sistema, isto é, os estados das regiões Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná),  Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo), Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), além do Tocantins (estado da Região Norte). Este último foi incluído, enquanto o estado da Bahia, por decisão do governo estadual, foi excluído este ano.
 
O objetivo principal da adoção do sistema de Horário de Verão é proporcionar a economia do consumo de energia, sobretudo no horário de pico (das 18h às 21h), aproveitando mais a luz natural do dia, uma vez que os dias são mais longos que as noites.
 
Nesta época e até o fim do verão há uma demanda muito grande de consumo de energia em razão do uso excessivo e ininterrupto de ar condicionado, ventiladores etc.
 
O Horário de Verão vai se estender até o dia 17 de fevereiro de 2013, quando os relógios deverão ser atrasados em 1 hora.
 
Para saber o histórico do Horário de Verão em nosso país, desde a sua adoção, em  1931, no Governo de Getúlio Vargas (Decreto nº. 20.466 ) e seus efeitos sobre as pessoas, basta acessar a publicação "Horário de Verão 2009-2010", AQUI
 

 

2 comentários:

  1. Nossa, que chato horário de verão, por, um lado e bom, por outro é muito ruin! É verdade que tem estado que adianta 2 horas?
    Aluno:Matheus Mello.
    Turma:1803.
    Escola:Dilermando Cruz.

    ResponderExcluir
  2. Não, Matheus! No Horário de Verão adianta-se o relógio,apenas, uma hora.
    Beijos

    ResponderExcluir