quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Simpósio "Múltiplos Letramentos na Escola Pública"

 
 
Logotipo do Projeto PLIEP/UFRJ
 
 
A semana passou e nem comentei acerca do Simpósio sobre Múltiplos Letramentos na Escola Pública, que foi realizada no sábado retrasado, dia 22 de setembro, no auditório do Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes, na Ilha do Governador.
 
O referido Simpósio foi uma realização da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob a coordenação da Profª. Drª. Paula Tatianne Carréra Szundy (UFRJ), Profª. Drª.  Ana Paula Beato-Canato (UFRJ), Profª. Msc. Danuse Pereira Vieira (E.M. Rodrigo Otávio e C.E. Prefeito Mendes de Moraes) e Profª. Msc. Margarida Maria Calafate dos Santos (E.M. Dilermando Cruz).
 
De acordo com as coordenadoras foram realizadas 100 (cem) inscrições, mas devido ao mau tempo que estava na cidade do Rio de Janeiro (nublado com episódios de chuvas), muitos não devem ter comparecido devido às chuvas.
 
A abertura e o desenvolvimento do Simpósio foram conduzidos pela Profª. Drª. Paula Tatianne Carréra Szundy e pela Profª. Drª. Ana Paula Beato-Canato, assim como o primeiro a falar com o público presente foi o Diretor do C. E. Prefeito Mendes de Moraes, o Prof. Marcos Antonio Reis Madeira, que mencionou a parceria e a importância do Projeto da Faculdade de Letras da UFRJ junto com as Unidades Escolares envolvidas.
 

 
 
 
 
Antes da Conferência de Abertura, um grupo de alunas da E.M. Rodrigo Otávio apresentou danças, sob a coordenação da professora de Educação Física da Unidade Escolar. As roupas das alunas e da referida professora foram confeccionadas com o tecido de guarda chuvas estragados.
 
 
 
 Em seguida, o grupo de coral coreográfico da mesma escola cantou no palco, sob o comando da Profª. Márcia Mandarino Guapyassu da Silva.
 
 
 
Ao término da apresentação do coral deu-se início à Conferência de Abertura, sob a participação do Prof. Dr. Luiz Paulo da Moita Lopes (UFRJ e pesquisador do CNPq), que discursou sobre Letramentos Midiáticos: Multimodalidade, Tecnologia e Vida Social.


 

 
Após a brilhante explanação do Prof. Dr. Luiz Paulo e da sessão de perguntas, a sequência primou pela apresentação dos trabalhos dos alunos de Iniciação Científica da UFRJ. Ao todo foram 03 (três) alunos, Bernardo Puga Núñez Lopes (Projeto Pliep: Práticas de Linguagem em Diferentes Áreas do Conhecimento na Escola Pública:Foco nas expectativas de Docentes da FL/UFRJ); Isadora Garcia e Costa (Representações de Alunos de (Pré) Iniciação Científica sobre seu Primeiro Envolvimento em Projeto de Pesquisa Acadêmico) e Paula Angélica da Silva Campos (Concepções Iniciais dos Professores Participantes do Pliep).    



Bernardo Puga, Paula Angélica e Isadora Garcia 


Após as apresentações dos graduandos em Letras (UFRJ) foi a vez dos alunos do Ensino Médio, de Pré Iniciação Científica, sob a orientação da Profª.  Danuse Pereira Vieira, do Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes.
 
Seguindo a Programação da manhã, a aluna secundarista Fernanda Resende Locatelli apresentou o seu trabalho intitulado "Meu Papel e Integração no PLIEP". O trabalho da aluna Juliana Oliveira da Silva versou sobre o "Meu Caminho no PLIEP", enquanto os dos alunos Tainá da Costa Frutuoso e Weslley Gomes dos Reis da Silva foram, respectivamente, " Dividindo minha Pesquisa" e "Primeiros Passos da Minha Pesquisa".
 
Os alunos de Iniciação Científica da Faculdade de Letras da UFRJ quanto os alunos de Pré Iniciação Científica do referido Colégio Estadual basearam-se na metodologia qualitativa em cima da aplicação e análise de questionários. 

Para  concluir os trabalhos da parte da manhã, a Profª.  Danuse Pereira Vieira apresentou o seu trabalho junto aos alunos do Ensino Médio, intitulado "Prática Escrita no Colégio Mendes de Moraes".
 
Após a sua apresentação houve um intervalo para o almoço, que gerou certo atraso nas apresentações dos trabalhos da parte da tarde, mas sem grave prejuízo para os professores participantes.


 
 
Na parte da tarde, a programação do Simpósio constava das apresentações dos projetos desenvolvidos e/ou a serem desenvolvidos pelos professores cursistas do PLIEP, tendo como conferencista de encerramento a  Profª. Drª. Myriam Correa Nunes Brito (UFRJ).
 
Sendo assim e alterando a ordem das apresentações, a primeira a defender o seu projeto foi a Profª. Márcia Mandarino Guapyassu da Silva, da E.M. Rodrigo Otávio, com o trabalho "Coral Coreográfico: Integrando Voz e Movimento; Desenvolvendo a afinação e a expressão corporal". 
 

 
 
Em seguida, as professoras Danuse Pereira Vieira e Iara da Rocha Lopes, ambas representando a E.M. Rodrigo Otávio, apresentaram o trabalho "Manual de Sobrevivência: uma Experiência Interdisciplinar". Vale ressaltar, ainda, que este projeto ainda conta com a participação da  Profª. Márcia Mandarino Guapyassu da Silva
 
 
 
 
Por motivos particulares, as professoras Anorata Teixeira da Silva Macêdo e Virgínia Maria Barcellos, da nossa escola - E.M. Dilermando Cruz - não puderam comparecer ao Simpósio e, em razão disso, a Profª. Margarida Maria Calafate dos Santos foi a responsável pela apresentação do projeto delas, intitulado " Cenas Musicais".
 

 
 
 
Logo depois foi a minha vez. com a apresentação do Projeto "Leitura, Releitura e Práticas Conservacionistas do Meio Ambiente" junto com a  Profª. Margarida Calafate.  
 
 
 
 
Encerrando as apresentações do Projetos, o Prof. Nilton Silva Jardim Júnior, da E.M. Rodrigo Otávio defendeu o Projeto "Janela do Rock".
 


 
 
 
O encerramento do Simpósio sobre Múltiplos Letramentos na Escola Pública  foi abrilhantado pela Conferência da Profª. Drª. Myriam Correa Nunes Brito (UFRJ), que discursou sobre "O que é e como se é Professor".  

 




 

O que eu posso afirmar acerca do evento é que ele só veio a contribuir para o nosso conhecimento nesta área de Letramento, Gêneros Textuais e de Interdisciplinaridade sob uma perspectiva de desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem, viáveis, para uma prática na rede pública e/ou particular de ensino.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário