sábado, 3 de novembro de 2012

ENEM 2012


 
Imagem capturada na Internet (Fonte: Guia dos Estudantes)


Hoje e amanhã serão realizadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A previsão é que mais de 5,7 milhões de candidatos façam as provas.
 
Neste sábado, a prova será de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia)  e Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física). Cada uma contendo 45 questões objetivas, ou seja, de múltipla escolha (90 questões ao todo).
 
O horário da realização das provas de hoje (sábado) será das 13h às 17h30, com duração máxima de 4h30.
 
Recomenda-se chegar com bastante antecedência devido o fechamento dos portões, impreterivelmente no horário estabelecido (13h) e, também, devido ao trânsito no local e adjacências que deve apresentar um fluxo e retenção bem maior.
 
De acordo com as orientações divulgadas nas mídias, os portões dos locais das provas do ENEM estarão abertos à partir das 12h.
 
Já no domingo, amanhã, serão realizadas as provas de Linguagem, de Redação e de Matemática. O horário terá uma hora a mais em relação às provas de hoje (sábado). Elas terão início às 13h (o aplicador das provas dará o sinal para o início das mesmas) e serão encerradas às 18h30, ou seja, o candidato terá o tempo máximo de 5h30 para fazer todas as questões das provas objetivas e mais a redação.
 
Ainda, segundo informações fornecidas nos principais meios de comunicação, os gabaritos oficiais serão divulgados no dia 7 de novembro.

Os candidatos não devem esquecer de levar o documento de identidade, o cartão de inscrição e uma (ou duas) caneta esferográfica de cor preta, mas de material transparente. E atenção para os itens proibidos, isto é, que não serão permitidos durante a realização das provas: caneta de outra cor, lápis, lapiseira, borracha, apostilas, livros, manuais, anotações, impressos, equipamentos eletrônicos, celular, relógio, óculos escuros, boné, chapéu e gorro.
 
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e responsável, entre outras atribuições, pelo ENEM, permitiu que os candidatos levem garrafa de água e comida para consumir durante a realização das provas.  

Os candidatos sabatistas, que por motivos religiosos, guardam o sábado, deverão seguir os mesmos horários estabelecidos (13h) e terão que aguardar - em uma sala reservada só para eles - até às 19h para iniciar as provas do dia.

Todos os alunos com necessidade especiais, seja por deficiência física, dilexia, gestante, idosos, mães lactantes e em classe hospitalar terão o seu direito assegurado tanto para a realização das provas quanto ao atendimento diferenciado.
 
Recomendo calma e desejo boa sorte a todos!

3 comentários:

  1. interessante.. nome leandra da silva rosendo .

    ResponderExcluir
  2. NOSSA DEVE OS ALUNOS QUE ESTUDAM E TIRAM BOAS MÉDIAS ESTAREM ANCIOSOS PARA FAZER UMA PROVA EM QUE DEPENDE DE SEU ESTUDO E DE ESFORÇO, PARA TI LEVAR PARA UM FUTURO BOM , E´ ESSA A IMPORTANCIA DE ESTUDAR E ESTUDAR E´OTIMO . NOME LEANDRA DA SILVA ROSENDO T.1701 .

    ResponderExcluir
  3. Leandra,

    Realmente, o interesse maior e a ansiedade partem dos alunos mais aplicados, pois estes dão valor à Educação e veem o seu futuro através desta.

    Eu tenho um aluno do primeiro ano, que é muito bom, que tentou e tirou um ótimo resultado.

    O ENEM é uma boa opção para você testar os seus conhecimentos e, quem sabe, garantir o seu acesso à Universidade.

    ResponderExcluir