segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Início da II Campanha da Solidariedade 2012

 
Letina - Mascote da Campanha da Solidariedade da E.M. Dilermando Cruz
 
 
Hoje, também, começou a II Campanha de Solidariedade de 2012. O período vai ser bem curto, mas foi algo previsto, já que a primeira Campanha de arrecadação terminou bem depois do prazo estabelecido, sendo entregue no final de agosto.
 
Sendo assim, o período de arrecadação da II Campanha da Solidariedade 2012 será de 29/10 a 28/11.

Peço a contribuição de toda a Comunidade Escolar, novamente, com relação aos donativos a serem entregues às Instituições beneficiadas:

. HOSPITAL MÁRIO KROEFF
 


Rua Magé, nº. 326, Penha, Rio de Janeiro.


. CASA DE APOIO À CRIANÇA COM CÂNCER
SÃO VICENTE DE PAULO

 Estrada do Colégio, nº. 1185, Irajá, Rio de Janeiro.

Como todos sabem, os únicos gêneros alimentícios que arrecadamos são a gelatina em pó (cor vermelha) e o leite em pó integral (lata ou saco).

Esperamos a participação de todos. E, quem não for da escola, se quiser contribuir, basta procurar uma ou ambas as Instituições diretamente no endereço.

O importante é ser solidário!    

Esclarecimentos acerca da Dinâmica do Anjo Protetor



 
Imagem capturada na Internet (Fonte: Casa dos Anjos)


A Dinâmica do Anjo Protetor não é obrigatória, participa quem quer. Ela está focada em um dos Pilares do Conhecimento da chamada Educação para o Século XXI, que é "Aprender a Conviver" e, ainda neste contexto, trabalharemos valores humanos elevados, de solidariedade, da amizade, do saber compartilhar momentos especiais no espaço escolar. Estas atitudes tendem a minimizar os efeitos do Bullying, já que muitos protegidos podem pertencer a este grupo de alunos, vítimas de agressões físicas e verbais.
 
A nossa participação faz uma grande diferença. Vivemos em sociedade e não podemos ignorar o próximo e, sobretudo, o nosso papel como cidadão responsável.
 
Devo esclarecer, ainda, que esta dinâmica não é de minha autoria, mas foi desenvolvida na minha antiga escola, E.E. Assis Chateaubriand (município de Duque de Caxias).

Vejamos as 10 perguntas mais frequentes:
 
1. Como devo proceder para ser um Anjo Protetor?
Resposta: Escolha uma, duas ou mais pessoas que você gostaria de encaminhar mensagens de otimismo, de amizade, de fé etc. através de cartinhas, bilhetes e/ou cartões. Pode ser uma pessoa conhecida ou desconhecida, a qual você sentiu vontade de acolher. A primeira coisa a fazer, sobretudo, se ela for desconhecida é saber o nome, o seu sobrenome e a turma.
 
A par destes dados, escreva uma mensagem e se despeça apenas como Anjo Protetor (não se identifique) e a coloque em um envelope. Cole-o e escreva o nome, o sobrenome e a turma da pessoa na parte da frente do envelope (você pode improvisar o envelope).
2. Em qual local devo depositar o meu envelope endereçado ao meu protegido?
Resposta: Nas duas salas dos professores haverá uma sacola de papel, na qual você poderá depositar o envelope. No início e no final de cada turno, bem como no horário do recreio, os enevelopes serão recolhidos e, posteriormente, serão distribuídos e entregues aos seus destinatários.
3. Eu posso mandar para alguém da minha própria turma?
Resposta: Com certeza! Além da sua turma, você pode escolher pessoas de outras turmas ou do outro turno, assim como dos anos iniciais do Ensino Fundamental (antigo primário).  Só tenha a atenção de colocar o nome e sobrenome certo do seu protegido.
 
4. É preciso ter amizade para escolher o protegido?
Resposta: Não, necessariamente. Você pode escolher uma pessoa desconhecida, mas que você só em observar, durante o recreio, percebeu que sua mensagem fará bem a ela.
5. Um protegido pode ser um Anjo Protetor também?
Resposta: Pode sim! Se alguém lhe escolheu para ser protegido por ele (seu anjo), você também pode escolher uma outra pessoa para protegê-la. Uma pessoa pode ser anjo e protegido ao mesmo tempo.
 
6. Eu posso presentear o meu protegido ao invés de mandar mensagens?
Resposta: O objetivo desta dinâmica é gerar uma rede de mensagens angelicais. Os presentes e lembrancinhas fogem dos objetivos principais, até porque eles podem provocar outra situação que é a inveja. “O anjo protetor do meu colega deu um presente a ele e o meu nunca me mandou uma lembrancinha”.  
 
7. Posso ser Anjo Protetor de algum professor?
Resposta: O público-alvo da dinâmica é o aluno. Por isso, os professores não estarão envolvidos nesta dinâmica, pois corremos o risco de muitos alunos serem ignorados em função da predileção de alguns em escolher professores (os quais eles mais simpatizam).
 
8. As minhas mensagens devem ser enviadas com qual periodicidade?
Resposta: Não há nada pré-determinado, a atenção é que as mesmas sejam enviadas regularmente. Não deixe os seus protegidos sem receber as mensagens por um período muito longo, pois a autoestima dele vai subir toda vez que ele receber suas mensagens. A expectativa dele será grande. Ele vai estar sempre aguardando, ansioso, por uma nova mensagem.   
 
9. Como devo proceder se a mensagem que eu recebi continha ameaças e palavras de baixo calão (palavrões, por exemplo) e besteiras?
Resposta: Você deve procurar uma das professoras responsáveis (eu, Sueli Vieira, Sandra Amadeu e Glaucia Regina) e comunicar o teor da mensagem recebida. Não jogue fora as mensagens, pois com base nelas, tomaremos as providências cabíveis.
 
10. Quando será a culminância da Dinâmica do Anjo e o que vai acontecer, neste dia?
Resposta: A culminância da Dinâmica será no dia 29 de novembro (5ª feira). Neste dia, no intervalo do recreio, todos os Anjos Protetores irão se revelar aos seus respectivos protegidos.
Se você tiver alguma dúvida a respeito da referida Dinâmica entre em contato comigo, pessoalmente, por e-mail ou através deste ambiente.  


domingo, 28 de outubro de 2012

Dinâmica do Anjo Protetor 2012


Atenção, alunos da Escola Municipal Dilermando Cruz, desde a semana passada, na última quinta feira (25/10), a Dinâmica do Anjo começou. Na sexta feira mesmo, onze alunos já estavam recebendo as primeiras mensagens dos seus anjos protetores.
 
O período de vigência da Dinâmica vai ser curta em relação a do ano passado, mas desta vez o número de anjos e de protegidos deve aumentar, já que a experiência passada foi muito boa e muitos anunciaram que iriam participar este ano.
 
Vamos lá, galera! Vamos levantar o astral das pessoas, dar maior força e apoio através de palavras doces, de otimismo, de fé e de apoio.
 
Contamos com a participação de todos.
 
Para maiores informações é só me procurar ou, também, as professoras Sueli Vieira, Sandra Amadeu e Glaucia Regina. 

 
Imagem capturada na Internet (Fonte: A Luz dos Anjos)
 
 
 
DINÂMICA DO ANJO
 
Muitas vezes, a vida nos reserva uma valiosa missão,
Que é a de sermos anjos protetores de alguém.
Pode ser de um amigo ou até de
Uma pessoa não muito próxima de nós.
O importante é sentirmos no coração a vontade de agirmos como anjos através
De mensagens de otimismo, de amizade ou de apoio.
Participem!
Escolham os seus protegidos e não se revelem ainda.
Através do anonimato
Enviem mensagens aos seus protegidos,
Deixando-as na sacola localizada na Sala dos Professores.
Com certeza,
As mensagens chegarão aos seus destinatários.
Não esqueçam que, muitas vezes,
Somos anjos sem saber.
E mesmo sem saber, a diferença é feita.
O bem é realizado, o sorriso ascende,
A esperança ressurge,
A paz volta a harmonizar o ambiente e
A autoestima vai às nuvens...
Sejamos um anjo na vida de alguém.

 

sábado, 20 de outubro de 2012

Horário de Verão = sono, mau humor, dor de cabeça





 
 

 
 
 

 
 
 
 
 

 
 

 
 

 
 

 
 
 
Fontes: Diversas fontes na Internet
 

Horário de Verão 2012/2013: Adiantando os relógios à meia noite


 
Imagem capturada na Internet (Fonte: Tocnoticias)
 
 
Hoje, à meia noite, em alguns estados brasileiros tem início o Horário de Verão. Isso significa que os relógios, nestes estados, deverão ser adiantados em uma hora.
 
Ao todo serão 11 estados mais o Distrito Federal a aderirem este sistema, isto é, os estados das regiões Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná),  Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo), Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), além do Tocantins (estado da Região Norte). Este último foi incluído, enquanto o estado da Bahia, por decisão do governo estadual, foi excluído este ano.
 
O objetivo principal da adoção do sistema de Horário de Verão é proporcionar a economia do consumo de energia, sobretudo no horário de pico (das 18h às 21h), aproveitando mais a luz natural do dia, uma vez que os dias são mais longos que as noites.
 
Nesta época e até o fim do verão há uma demanda muito grande de consumo de energia em razão do uso excessivo e ininterrupto de ar condicionado, ventiladores etc.
 
O Horário de Verão vai se estender até o dia 17 de fevereiro de 2013, quando os relógios deverão ser atrasados em 1 hora.
 
Para saber o histórico do Horário de Verão em nosso país, desde a sua adoção, em  1931, no Governo de Getúlio Vargas (Decreto nº. 20.466 ) e seus efeitos sobre as pessoas, basta acessar a publicação "Horário de Verão 2009-2010", AQUI
 

 

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Parábola da Vaquinha


Imagem capturada na Internet (Fonte: Pintura Country)
 
 
PARÁBOLA DA VAQUINHA

 
Um homem e seu amigo andavam pelo interior do país há muitos dias e procuravam um lugar para descansar durante a noite. Avistaram, então, um casebre no alto de uma colina e resolveram pedir abrigo àquela noite. Ao chegarem ao casebre, foram recebidos pelo dono, um senhor maltrapilho e cansado. Ele os convidou a entrar e apresentou sua esposa e seus três filhos.
 
Durante o jantar, o amigo percebeu que a comida era escassa até mesmo para somente os quatro membros da família e ficou penalizado com a situação. Olhando para aqueles rostos cansados e subnutridos, perguntou ao dono como eles se sustentavam.
 
O senhor respondeu: 
 
- Está vendo aquela vaca lá fora? Dela tiramos o leite que consumimos e fazemos queijo. O pouco de leite que sobra, trocamos por outras mercadorias na cidade. Ela é nossa fonte de renda e de vida. Conseguimos viver com o que ela nos fornece.
 
O amigo olhou para o homem que jantava de cabeça baixa e terminou de jantar em silêncio.
 
Pela manhã, o homem e seu amigo levantaram antes que a família acordasse e preparavam-se para ir embora quando o amigo disse:
 
- Como podemos ajudar essa pobre família a sair dessa situação de miséria?
 
O homem então falou:
 
- Quer ajudar essa família? Pegue a vaca deles e empurre precipício abaixo.
 
O amigo espantado falou:
 
- Mas a vaca é a única fonte de renda da família, se a matarmos eles ficarão mais miseráveis e morrerão de fome!
 
O homem calmamente repetiu a ordem:
 
- Pegue a vaca e empurre-a para o precipício.
 
O amigo indignado seguiu as ordens do homem e jogou a vaca precipício abaixo e a matou.
 
Alguns anos mais tarde, o homem ainda sentia remorso pelo que havia feito e decidiu abandonar seu amigo e foi visitar aquela família.
 
Voltando a região, avistou de longe a colina onde ficava o casebre e olhou espantado para uma bela casa que havia em seu lugar.
 
- De certo, após a morte da vaca, ficaram tão pobres e desesperados que tiveram que vender a propriedade para alguém mais rico. Pensou o amigo.
 
Aproximou-se da casa e, entrando pelo portão, viu um criado e lhe perguntou:
 
- Você sabe para onde foi à família que vivia no casebre que havia aqui?
 
- Sim, claro! Eles ainda moram aqui, estão ali nos jardins. Disse o criado, apontando para frente da casa.
 
O rapaz caminhou na direção da casa e pôde ver um senhor altivo, brincando com três jovens bonitos e uma linda mulher. A família que estava ali não lembrava em nada os miseráveis que conhecera tempos atrás.
 
Quando o senhor avistou o rapaz, reconheceu-o de imediato e o convidou para entrar em sua casa.
 
O rapaz quis saber como tudo havia mudado tanto desde a última vez que os viu.
 
O senhor então falou:
 
- Depois daquela noite que vocês estiveram aqui, nossa vaquinha caiu no precipício e morreu. Como não tínhamos mais nossa fonte de renda e sustento, fomos obrigados a procurar outras formas de sobreviver. Descobrimos muitas outras formas de ganhar dinheiro e desenvolvemos habilidades que nem sabíamos que éramos capazes de fazer.
 
E continuou:
 
- Perder aquela vaquinha foi horrível, mas aprendemos a não sermos acomodados e conformados com a situação que estávamos. Às vezes precisamos perder para ganhar mais adiante.
 
Só então o rapaz entendeu a profundidade do que o seu ex-amigo o havia ordenado fazer.
 
---------------------------
 
Muitas das vezes, as profundas mudanças em nossas vidas estão em nossas mãos, mas não fazemos por medo ou por acomodação. Na maioria das vezes, as benções de Deus vêm em cacos de vidro e nós não percebemos.
 
É preciso acreditar em nós mesmos e Naquele que, mesmo invisível aos nossos olhos, acompanha e nos mostra vários caminhos que nos levem a uma vida melhor.
 
Se houver alguma vaquinha para empurrar no precipício, capaz de tirar-lhe do marasmo, da apatia e da insegurança, jogue-a e transforme a sua vida.
 
 

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

15 de Outubro: Dia do Professor

 
 
Eu e a minha antiga turma do primário da E.E. Guadalajara (hoje, C.E. Guadalajara) 
 
 
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
 
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
Paulo Freire
 
Professor (a),
Parabéns, por este dia e todos os outros do ano letivo, nos quais a sua dedicação e empenho é único: formar cidadãos para a vida. Sabendo que esta construção, seja do conhecimento seja enquanto ser social é feita de forma compartilhada, pois não há sentido se uma das partes não tem compromisso com a Educação.
 
Parabéns pela perseverança em uma profissão tão desvalorizada em termos salariais e de opinião dos nossos governantes. E por acreditar que o caminho, o verdadeiro caminho para o sucesso, para as realizações pessoais e profissionais advêm da Educação.
 
Parabéns!


sábado, 13 de outubro de 2012

Hotspots: Definição, Questão Ambiental e Distribuição Geográfica

 
 Imagem capturada na Internet (Fonte: Parques Nacionais do Brasil) 
 
 Texto atualizado em 09/09/2014 às 11h13
 
Do que se trata o Hotspot?
 
A tradução do termo, em inglês, Hotspot é "ponto quente" e este se refere a um conceito ambiental, que muitos desconhecem. Mas, devemos tomar conhecimento até porque dos 34 hotspots identificados na superfície terrestre, dois se encontram localizados em nosso território: a Mata Atlântica e o Cerrado.


Imagem capturada na Internet (Fonte: Danilo Eco)


Imagem capturada na Internet

Só na América do Sul são cinco (incluindo estes dois) e, no continente americano todo, são nove. A América só é superada pela Ásia, que possui dez Hotspots.
 
Este termo ambiental foi criado pelo ecólogo e cientista inglês, Norman Myers, da Oxford University, no ano de 1988. Inicialmente, Norman Myers identificou apenas 10 hotspots no planeta.
 
São considerados Hotspots, todas as áreas que apresentam uma grande biodiversidade, mas que se encontram em alto risco de degradação ambiental (já devastada e tendendo a se agravar). Em outras palavras, são áreas críticas para a conservação, pois a sua biodiversidade se encontra ameaçada de extinção.
 
Os critérios para a classificação das áreas em um hotspots, de acordo com Myers, é que ela possua – no mínimo - 1.500 espécies endêmicas de flora e que tenha perdido mais de ¾ de sua vegetação natural. Daí, a inclusão dos biomas brasileiros, Mata Atlântica e Cerrado, na lista dos hotspots da Terra.
 
Como se tratam de áreas com grande biodiversidade, além da riqueza em termos de flora (vegetação), inclui-se as espécies da fauna (animais). A ameaça ou risco, sobretudo, da vegetação nativa implica consequentemente na integridade e conservação das espécies animais.
 
Entendem-se por plantas endêmicas, as espécies que só nascem em um determinado local, isto é, a sua distribuição geográfica se limita a um determinado ponto da Terra (país, região, continente etc.), não existindo em nenhum outro lugar.
 
Com base no trabalho de pesquisa realizado por Myers, outros pesquisadores também passaram a investigar, ampliando o número de hotspots no planeta.
 
Dos 10 hotspots identificados por Myers, o primatólogo estadunidense Russell Mittermeier da Organização Não Governamental Conservação Internacional (C.I.)  – em pesquisa realizada entre 1996 a 1999 - expandiu para 25 as áreas avaliadas como hotspots, cobrindo 1,4% da superfície terrestre.
 
No início de 2005, a referida Organização Não Governamental  atualizou os dados e ampliou o número de hotspots existentes na superfície terrestre com mais 9 regiões, aumentando para 34 hotspots em todo o planeta.
 
Todos os hotspots, juntos, somam uma área correspondente a 2,3% da Terra, onde se encontram 50% da flora e 42% de vertebrados da superfície terrestre.
 
Vejamos a lista dos 34 hotspots da Terra, identificados por continentes:
 
AMÉRICA (09 hotspots)
 
           1. América do Norte
 
. Província Florística da Califórnia (EUA);
. Floresta de Pinho – Encino de Sierra Madre (México e EUA);
          2. América Central

. Mesoamércia (Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatemala, Belize e México);
. Ilhas do Caribe;
         3. América do Sul
. Andes Tropicais;
. Florestas Valdivias (Chile Central);
. Tumbes-Choco-Magdalena (Panamá, Colômbia Peru e Equador);
. Cerrado (Brasil);
. Mata Atlântica (Brasil, Argentina e Paraguai).
 
ÁFRICA (08 hotspots)
. Florestas da Guiné (África Ocidental);
. Província Florística do Cabo (África do Sul);
. Karoo das Plantas Suculentas (África do Sul e Namíbia);
. Madagascar e Ilhas do oceano Índico (África);
. Montanhas do Arco Oriental (África);
. Florestas Afromontanas (África Oriental);
. Mapuland-Pondoland-Albany (Moçambique, Suazilândia e África do Sul);
. Chifre da África (Somália, Etiópia, Djibout e Eritreia).
 
. EUROPA (02 hotspots)
. Bacia do Mediterrâneo;
. Cáucaso (Região de transição entre a Europa Oriental e Ásia Ocidental).
 
ÁSIA (10 hotspots)
. Ghates Ocidentais (Índia e Sri Lanka);
. Montanhas do Centro Sul da China;
. Sunda (Malásia, Brunei e Indonésia);
. Wallacea (Indonésia);
. Filipinas;
. Regiões Indo (Birmânia – Myanmar);
. Himalaia (Paquistão, Índia, Nepal, China e Butão);
. Anatólia Iraniana;
. Montanhas da Ásia Central;
. Japão.
 
. OCEANIA (05 hotspots)
. Sudoeste Australiano;
. Nova Caledônia (Austrália);
. Nova Zelândia;
. Ilhas da Polinésia e Macronésia;
. Ilhas da Melanésia Oriental.
Fontes:

Escola Solidária: Saúde e Bem Estar - Dia de Ação Social na E.M. Dilermando Cruz


Se você quer os acertos, esteja preparado para os erros”.
Carl Yastremski

 
Os nossos planos e metas eram outros, mas nem tudo saiu como planejamos. Por nossa culpa mesma, pela falta de experiência e pelo período de Conselho de Classe nas escolas.
 
Na verdade, eu tenho que assumir a culpa sozinha, enquanto autora da ideia e responsável pela sua organização...
 
O Dia de Ação Social na Escola Municipal Dilermando Cruz só não foi perfeito por causa da falta dos responsáveis no evento. Eu pensei que as turmas tivessem sido avisadas que o evento era aberto à Comunidade Escolar quando foi divulgado o cronograma da semana nas salas e, não fiz a minha parte, ratificando a participação de todos no dia e nem solicitando que os alunos da Turma 1701 o fizessem em cada turma dos dois turnos.
 
Para piorar, a faixa sobre o evento não foi feita e ainda, na 2ª feira (08/10) não houve aula na parte da manhã devido às eleições municipais de domingo (limpeza da escola) e, na 3ª feira (09/10), véspera do evento, houve Conselho de Classe (não houve aula para o segundo segmento).
 
Todos estes fatores e mais a minha inexperiência assinalaram um Dia de Ação Social, interno, com a presença majoritária de alunos, alguns professores e pouquíssimos responsáveis. Estes últimos foram aqueles convidados a entrar na Unidade Escolar, enquanto aguardavam a saída de seus filhos da escola, pois houve aula normalmente.
 
Com relação aos serviços prestados pela equipe do Centro Municipal de Saúde Maria Cristina Roma Paugartten, pela conselheira Julie Elisabete dos Santos Alves do Conselho Tutelar, Unidade de Bonsucesso e do pessoal de Doação de Sangue, eu só tenho a agradecer, pois a participação deles superou as nossas expectativas.
 
Os alunos adoraram e muitos comentaram a respeito dos temas abordados na área da Saúde em relação aos problemas que tinham em família. Realmente foi uma grande falha a ausência dos responsáveis.
 
Infelizmente, nem o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e nem o Serviço Social o Comércio (SESC) puderam atender aos nossos ofícios, seja, respectivamente, por falta de equipe de alunos no dia específico do Evento seja pelo cumprimento de um cronograma de atividades internas no mês vigente.
 
Arrumamos três cabelereiras, voluntárias, mas devido ao horário do evento (10h às 14h) e o compromisso profissional, duas desistiram de participar. Diante da situação de contar com apenas uma profissional para corte de cabelo e o horário disponível até às 12 horas, optei por cancelar a sua participação. Medida tomada, inclusive, para poupá-la da dificuldade de atender a demanda e a frustação de muitos alunos, quando esta fosse embora, antes do encerramento do Dia de Ação Social.
 
A equipe do Centro Municipal de Saúde Maria Cristina Roma Paugartten, ainda, proporcionou atividades de penteado, maquiagem, tatuagem de henna e de pintura no corpo. Foi muito legal e proporcionou grande efeito nos alunos, sobretudo, para os menores.
 
No horário da tarde, que foi curtíssimo, duas profissionais continuaram na escola após o término do Evento, pois a fila de alunos para a pintura no corpo não tinha terminado e estava bem longa, ainda.
 
Muitas alunas da Turma 1701, responsável pela Campanha da Solidariedade e do Dia de Ação Social, também, ajudaram, cooperando e atuando na atividade em si. Agradeço, mais uma vez, à Thamires Marcela. Mayara Luiza Valle, Grazielle dos Santos, Ana Carolina Lima e Sabrina Rabello pelo apoio, ajuda e dedicação.
 
A conselheira Julie Elisabete dos Santos Alves da Unidade de Bonsucesso do Conselho Tutelar deu palestra em uma sala de aula e os alunos adoraram. Foram de cinco a seis turmas que assitiram a sua palestra. Muitos deles e a Profª Vera Lúcia (Matemática) elogiaram a profissional por sua explanação e esclarecimentos gerais.
 
Inclusive, a referida conselheira se comprometeu a retornar à escola para administrar nova palestra aos alunos. Eu espero contar, também, com a sua presença na próxima edição do Evento, em 2013.
 
O pessoal do Centro Municipal de Saúde Maria Cristina Roma Paugartten também salientou a importância da parceria entre as duas Instituições (Educação e Saúde) em termos de palestras educativas, a serem realizadas esporadicamente nas dependências da escola. Com certeza, se pudermos manter este vínculo, a nossa Comunidade Escolar poderá usufruir das orientações deles na área da Saúde (tabagismo, diabetes, pressão arterial, entre outros temas). As portas da nossa escola sempre estarão abertas a este tipo de orientação e contrinuição.
 
Conforme planejado, realizamos o sorteio de três cestas, sendo duas de produtos alimentícios e uma de produtos de beleza e de higiene. No turno da tarde só houve o sorteio da cesta de produtos alimentícios.
 
O sorteio foi realizado em duas partes. Primeiro, sorteamos a turma do turno (todas constavam no saco, desde as turmas do EI até o 9º Ano). O passo seguinte foi sortear o número correspondente ao aluno. Procedendo assim, os alunos sorteados foram:
 
1º Turno

Cesta Básica: Paulo Marques de Araújo (Turma 1601)
 
Cesta de Beleza: Suellen Barbosa de Souza (Turma 1804)
 
 
2º Turno

Cesta Básica: Daniel Holanda Portela (Turma 1103 - Prof.ª Lourdes)
 
 
Imagens do Evento "Escola Solidária: Saúde e Bem Estar"


Observação: Mexeram na minha máquina e as primeiras fotos sairam assim, inclusive, as primeiras imagens da equipe do Centro Municipal de Saúde Maria Cristina Roma Paugartten. Peço mil desculpas pelo ocorrido. Eu tentei reverter, mas não consegui.


Turno da Manhã

Etapa da Organização das cestas e do Espaço Escolar
 
 
 
Sabrina Rabello, Sabrina Pereira e Milena arrumando a Cesta de Beleza 
 
 
 
 
 
Os alunos da Turma 1701 enchendo as bolas para enfeitar a escola
 
 
 
 
 
 A equipe do Centro Municipal de Saúde Maria Cristina Roma Paugartten
 
 
 
 
A um membro da equipe do Centro Municipal de Saúde e ex-aluno da E.M. Dilermando Cruz concluindo a arrumação da tenda 
 
 
 
 
Os alunos da Turma 1701 controlando a movimentação dos alunos
 
 
 
 
 
As alunas da Turma 1701 com a blusa do Evento,
da esquerda para a direita, Mayara, Ane Caroline e Stephanie
 
 
 
 

 
A equipe responsável pela orientação sobre a importância da doação de sangue
 
 
 
 

 
 




 
 
 

 
 
 
 
 
 
 A conselheira Julie Elisabete dos Santos Alves do
Conselho Tutelar de Bonsucesso
 
 
 

 
 


 A aluna Thamires fazendo trança
 

 
Outra aluna, entre tantas, a fazer trança foi a Beatriz Figueira
 
 

 
 Pintura
 
 
 Henna
 

 
Maquiagem
 
 
 
Alunos sorteados no Turno da Manhã
 
 
Cesta Básica
 
 
 
O aluno Paulo Marques de Araújo da Turma 1601
 
 

 
O aluno Paulo Marques e sua mãe
 
 

Cesta de Beleza

 
A aluna Suellen Barbosa de Souza da Turma 1804 

 
 
 
 
 Turno da Tarde
 
 
 
 

 
 

 
 

 
 
 
 
 
Aluno sorteado com Cesta Básica

 
Daniel Holanda Portela da Turma 1103 (Prof.ª Lourdes)