quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Encerramento da Dinâmica do Anjo Protetor


 Imagem capturada na Internet - Google (Fonte: fora do ar)


Texto atualizado em 01/12/2012 às 22h09 (postagem de imagens)
 
Hoje, no horário do intervalo do recreio dos dois turnos do matutino (manhã e tarde) ocorrerá a culminância da Dinâmica do Anjo Protetor, que teve início no final do mês de outubro.
 
Foi pouco tempo, diante de tantos imprevistos e atribulações extras neste ano, mas apesar de ter tido alguns problemas associados a alguns alunos que não compreenderam o principal objetivo da referida Dinâmica, os resultados apresentados foram bons. Tanto foi que, por ocasião de uma situação-problema criada pelo envio de uma mensagem a uma aluna do 9º Ano e o risco eminente de encerramento da mesma, um grande grupo de alunos me procurou pedindo que não a encerrasse.
 
Bom, eu espero que todos os Anjos Protetores se revelem aos seus Protegidos, pois - no ano passado – alguns mais tímidos não se declararam. Aí, com toda a razão, os Protegidos se sentiram desamparados.
 
As músicas já foram selecionadas, a nova Direção também já foi comunicada sobre o evento e a vinda de alunos do turno da tarde que escolheram os seus Protegidos do horário da manhã.
 
É deixar a emoção pulsar  e o coração solidário falar mais alto e aproximar as pessoas, sejam estas conhecidas ou não.
 
Por um pouco mais de um mês, a sacola da coleta - fixada em meu armário - recebeu muitas mensagens e estas foram entregues aos seus respectivos destinatários. Hoje, no entanto, ela vai ser retirada antes do recreio, dando possibilidades de haver, ainda, a entrega das últimas mensagens.






 
 
 

terça-feira, 20 de novembro de 2012

20 de Novembro: Dia do Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra


Imagem capturada no Facebook (Fonte: Caminho dos Anjos)


Não restam dúvidas sobre a importância do negro na história social e econômica do Brasil, em nossa cultura e na miscigenação dos povos (índio/nativo; europeu/invasor e o negro/imigrante forçado ao trabalho escravo).

Todas estas celebrações e medidas voltadas para os negros seriam desnecessárias se a eles fossem dados os devidos valores e igualdade de oportunidades e de tratamento, afinal este é o povo brasileiro. Somos todos iguais e merecemos os nossos direitos e respeito.

Infelizmente, a segregação ainda persiste em algumas mentes hipócritas que se julgam superiores.
 
Não é a cor da pele ou a descendência que marca o homem e, sim o seu caráter e atitude junto a sua sociedade.
 
 
Imagem capturada na Internet (Fonte: TV Câmara) 
 
 
Desde o ano de 2003, à partir da instituição do dia 20 de novembro ser o Dia da Consciência Negra, tornou-se obrigatório – no calendário escolar - o ensino sobre a história e cultura afrobrasileira nas escolas (Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003).
Mas, a data mesmo se refere a um grande líder do Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, na divisa entre Alagoas e Pernambuco. Herói da resistência à escravidão, que ajudou e incentivou a fuga de escravos, sofrendo na pele toda a sua coragem até que, traído, acabou sendo morto em uma emboscada. Estou falando de Zumbi dos Palmares. O feriado de hoje é em sua homenagem, justamente, a data de sua morte (20 de novembro de 1695).
 
Para saber mais sobre a sua história leia, AQUI!

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Dica de Evento: Espetáculo Infantil "As Bibliotecas do Mundo"


Imagem compartilhada do facebook

Alô, galera do Rio de Janeiro e, em particular, da E. M. Dilermando Cruz... Tem espetáculo infantil gratuito nos próximos dias 17 e 18 de novembro no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), sábado e domingo, em dois horários, às 11 horas e às 18 horas.
 
O espetáculo é uma das atrações programadas pelas comemorações à reabertura da Biblioteca do CCBB.
 
O referido espetáculo infantil é de contação de histórias, intitulado “As Bibliotecas do Mundo”, adaptação do livro “Bibliotecas do Mundo”, da autora Daniela Chindler (Editora Casa da Palavra). É uma Produção Sapoti Eventos.
 
O espetáculo tem direção de Guilherme Miranda e, em cena, quatro atores contracenam, contando histórias sobre fascinantes lugares de conhecimento, em diferentes países e épocas distintas. São eles, Adassa Martins, Pedro Maia, Victor Nalin e Virginia Maria.
 
Esta última, inclusive, além de atuar no espetáculo é professora de Artes na E.M. Dilermando Cruz. Aí, alunos, vamos prestigiar - em especial - a atriz e professora Virginia Maria!
 
O espetáculo infantil será realizado no Teatro II, que contém 155 lugares. Uma hora antes do início do espetáculo, senhas serão distribuídas e, após a apresentação, o público poderá  visitar a nova Biblioteca do CCBB, com acompanhamento de um arte-educador.
 
Endereço do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
 
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro.
 
Informações: Telefones (21) 3808 2070/3808 2254.
 
Não percam!! É no próximo final de semana!


Fontes: Facebook e Portal Fator Brasil

15 de Novembro: Dia da Proclamação da República

 
 
 
Imagem capturada na Internet (Fonte: DEScomplicando)
  

Texto atualizado em 16/11/2012, às 8h48 

Hoje é feriado nacional em razão da data da Proclamação da República. Antes desta data, a forma de governo no Brasil foi a Monarquia sob a regência de D. Pedro I (período de 1822 a 1831) e D. Pedro II (de 1840 a 1889). Contudo, no dia 15 de novembro de 1889, sob uma conjuntura de golpe militar, o Marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República no Rio de Janeiro, na época, capital do Império (1763 a 1960).
 
O imperador D. Pedro II estava em Petrópolis, quando os militares invadiram a sede do governo monárquico (o Quartel-General do Exército, hoje, Palácio Duque de Caxias, sede do Comando Militar do Leste, no Rio de Janeiro) e instituíram a República.
 
Segundo os registros da história do Brasil, o Marechal Deodoro da Fonseca se encontrava em casa e doente, sofrendo ataque de dispneia (falta de ar/dificuldades para respirar), quando foi chamado para comandar o golpe militar. Ele não era contra a Monarquia, pelo contrário, ele a considerava a melhor forma de governo para o Brasil e tinha amizade com o imperador, segundo fontes bibliográficas.
 
Eu queria acompanhar o caixão do imperador, que está idoso e a quem respeito muito. Mas o velho já não regula bem. Portanto, já que não há outro remédio, leve a breca à Monarquia. Nada mais temos a esperar dela. Que venha, pois, a República.” 
 
Seu apoio aos republicanos teve a influência de alguns republicanos convictos, sobretudo, a de Benjamin Constant, estadista, militar e professor, que desde o início do mês de novembro já conspirava para a derrubada da Monarquia.
 
O golpe militar estava previsto para ser realizado no dia 20 de novembro, mas acabou sendo antecipado em consequência de diversos boatos que se espalharam pela cidade, acerca da prisão do Marechal Deodoro da Fonseca e de Benjamin Constant e outros feitos, como por exemplo, a extinção do próprio Exército e sua substituição pela Guarda Nacional.
 
Não houve violência, derramamento de sangue e nem resistência durante a tomada de poder e a Proclamação da República.
 
D. Pedro II que estava em Petrópolis soube dos acontecimentos através do major Sólon Ribeiro, que foi até à cidade serrana para comunicar a Proclamação da República e, consequentemente, o fim da Monarquia no Brasil. Temerosos pela ocorrência de manifestações em prol da Monarquia, D. Pedro II e sua família foram obrigados a partir para Portugal no dia 17 de novembro.
 
Em sua carta de despedida ao povo brasileiro, data de 16 de novembro de 1889, D. Pedro II disse:
 
"À vista da representação escrita que me foi entregue hoje, às três horas da tarde, resolvo, cedendo ao império das circunstâncias, partir, com toda a minha família, para a Europa, deixando esta Pátria de nós tão estremecida, à qual me esforcei por dar constantes testemunhos de entranhado amor e dedicação, durante quase meio século que desempenhei o cargo de chefe de Estado. Ausentando-me, pois, com todas as pessoas de minha família, conservarei do Brasil a mais saudosa lembrança, fazendo os mais ardentes votos por sua grandeza e prosperidade."
 
Na verdade, o povo desconhecia os fatos reais, não tendo participação direta e/ou indireta com o evento político da derrubada da Monarquia e a implantação da República.
 
Com a proclamação da República, o governo provisório estabelecido sancionou o primeiro Decreto, redigido por Rui Barbosa, no qual constituía a forma de governo em República Federativa, tendo as antigas províncias junto com a federação, a denominação de República dos Estados Unidos do Brasil (1891-1969). Atualmente, lê-se República Federativa do Brasil (desde 1969).

Para saber sobre o processo político da Proclamação da República, leia AQUI!


Fontes de Consulta:

. Bonde

. DUARTE, Marcelo. O Guia dos Curiosos. Panda Books, São Paulo, 2011, 584 pp.

. Império do Brasil

. Material didático particular

. Mundo Vestibular

.  Wikipedia


Datas Comemorativas: Postagem passada publicada de forma retroativa




Em razão do meu esquecimento quanto à postagem das Datas Comemorativas do mês em curso, hoje, eu a publiquei com data retroativa ao dia primeiro de novembro. Peço mil desculpas pelo fato ocorrido, esquecimento e, também, por registrá-la em data alterada.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Eleição nos Estados Unidos 2012





Imagem capturada na Internet (Fonte: Blog do Briguilino)
 
 
 
Apesar das eleições dos EUA serem totalmente diferentes das nossas, inclusive, no horário que não segue um padrão, podendo o eleitor votar antecipadamente, esta promete ser a uma das mais acirradas.
 
 
A expectativa é grande em cima da reeleição do primeiro presidente negro de sua história, Barack Obama, que enfrentou e enfrenta um país submerso em um crise que o afetou desde 2008 e atingiu diversos país no mundo, sobretudo, os da Zona do Euro (17 países da Uniâo Europeia).
 
Os primeiros votos na pequena cidade de Dixville Notch, em New Hampshire, que geralmente é a primeira a abrir as eleições no país, registrou empate nos seus primeiros 10 votos, isto é, 5 votos para cada um dos candidatos à Casa Branca: o democrata Barack Obama e o republicano Mitt Romney.


sábado, 3 de novembro de 2012

Dica de Livro: Exóticos Invasores (EDUFF, 2012)





Imagem compartilhada via envio por e-mail pelo próprio autor

Texto atualizado em 04/11/2012 às 3h20

Estou aproveitando este espaço para divulgar o livro "Exóticos Invasores:  invasores selvagens introduzidos no estado do Rio de Janeiro e suas implicações", de autoria de Sávio Freire Bruno e Vanessa Trally Bard.

Quem é seguidor ou visitante assíduo do meu Blog há bastante tempo deve lembrar das minhas publicações acerca do Pato Mergulhão. Pois bem, um dos autores deste livro, o Prof. Sávio Freire Bruno (UFF), contribuiu de forma ímpar na revisão da matéria acerca desta ave.
 
O pouco que conheço do seu trabalho, dos livros e artigos publicados, posso assegurar que referido livro vale a pena adquirir para ler mais a respeito do tema abordado, sobretudo, por ser tratar de espécies invasoras (não autóctone) em nosso estado e por sua análise em relação às consequências de sua presença e difusão.
 
A data para o lançamento do livro pela Editora da Universidade Federal Fluminense (EDUFF), segundo o Prof. Sávio Freire, ainda não está prevista,mas o livro já pode ser adquirido via Correios, em carta registrada ao preço de R$ 27,00 (com a taxa de Correios incluída) ou, também, diretamente na própria Livraria da EDUFF, na Praia de Icaraí, nº 9, Niterói, Rio de Janeiro.

Segundo o Prof. Sávio Freire Bruno, as espécies invasoras são hoje reconhecias como uma das principais causas da perda da diversidade biológica mundial, senão a segunda, atrás apenas da destruição de habitats.

O presente trabalho se propõe a sintetizar o conhecimento sobre a fauna introduzida no estado do Rio de Janeiro, especificamente sobre os vertebrados selvagens - terrestres e semiaquáticos - com populações estabelecidas, de forma a produzir um meio de consulta a estudantes e pesquisadores, mas também contribuir com as políticas públicas dirigidas a este tema. Trata, sobretudo, das causas e consequências da introdução de espécies exóticas, assim como medidas de prevenção e controle, e a legislação vigente sobre o tema.


Em adição, a obra apresenta um catálogo com as espécies de vertebrados não domésticos introduzidos e estabelecidos no estado do Rio de Janeiro, abordando a biologia e a ecologia de cada uma delas, o histórico da introdução e a situação atual da invasão.

O livro conta com a apresentação do Médico Veterinário MSc. Roberto Rocha e Silva, enfatizando a importância da publicação.


E nas palavras do renomado Biólogo e ornitólogo Fernando Pacheco: "Congratulo-me com Sávio Freire Bruno e Vanessa Trally Bard pela elaboração deste competente trabalho, duplamente importante, permitindo tanto a percepção da gravidade do problema como eventuais tomadas de decisões melhor fundamentadas."

Para maiores informações e solicitações de compra do livro via Correios, encaminhar os mesmos para os seguintes e-mails:
 

ENEM 2012


 
Imagem capturada na Internet (Fonte: Guia dos Estudantes)


Hoje e amanhã serão realizadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A previsão é que mais de 5,7 milhões de candidatos façam as provas.
 
Neste sábado, a prova será de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia)  e Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física). Cada uma contendo 45 questões objetivas, ou seja, de múltipla escolha (90 questões ao todo).
 
O horário da realização das provas de hoje (sábado) será das 13h às 17h30, com duração máxima de 4h30.
 
Recomenda-se chegar com bastante antecedência devido o fechamento dos portões, impreterivelmente no horário estabelecido (13h) e, também, devido ao trânsito no local e adjacências que deve apresentar um fluxo e retenção bem maior.
 
De acordo com as orientações divulgadas nas mídias, os portões dos locais das provas do ENEM estarão abertos à partir das 12h.
 
Já no domingo, amanhã, serão realizadas as provas de Linguagem, de Redação e de Matemática. O horário terá uma hora a mais em relação às provas de hoje (sábado). Elas terão início às 13h (o aplicador das provas dará o sinal para o início das mesmas) e serão encerradas às 18h30, ou seja, o candidato terá o tempo máximo de 5h30 para fazer todas as questões das provas objetivas e mais a redação.
 
Ainda, segundo informações fornecidas nos principais meios de comunicação, os gabaritos oficiais serão divulgados no dia 7 de novembro.

Os candidatos não devem esquecer de levar o documento de identidade, o cartão de inscrição e uma (ou duas) caneta esferográfica de cor preta, mas de material transparente. E atenção para os itens proibidos, isto é, que não serão permitidos durante a realização das provas: caneta de outra cor, lápis, lapiseira, borracha, apostilas, livros, manuais, anotações, impressos, equipamentos eletrônicos, celular, relógio, óculos escuros, boné, chapéu e gorro.
 
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e responsável, entre outras atribuições, pelo ENEM, permitiu que os candidatos levem garrafa de água e comida para consumir durante a realização das provas.  

Os candidatos sabatistas, que por motivos religiosos, guardam o sábado, deverão seguir os mesmos horários estabelecidos (13h) e terão que aguardar - em uma sala reservada só para eles - até às 19h para iniciar as provas do dia.

Todos os alunos com necessidade especiais, seja por deficiência física, dilexia, gestante, idosos, mães lactantes e em classe hospitalar terão o seu direito assegurado tanto para a realização das provas quanto ao atendimento diferenciado.
 
Recomendo calma e desejo boa sorte a todos!

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Datas Comemorativas: Mês de Novembro





NOVEMBRO

01. Dia de Todos os Santos
       Dia da Dona de Casa


02. Dia de Finados


03. Dia do Cabeleireiro
        Dia do Barbeiro
        Dia da Instituição do Direito e Voto da Mulher (1930)


04. Dia do Inventor


05. Dia da Ciência e Cultura
      
        Dia Nacional da Língua Portuguesa
        Dia do Cinema Brasileiro
        Dia do Radioamador e Técnico Eletrônica
        Dia Nacional de Designer


06. Dia Nacional do Riso


07. Dia do Radialista


08. Dia do Aposentado
        Dia Mundial do Urbanismo

        Dia do Médico

        Dia do Radiologista


09. Dia do Hoteleiro


10. Dia do Trigo


11. Dia do Soldado Desconhecido


12. Dia do Diretor de Escola

       Dia do Supermercado

       Dia do Psicopedagogo


14. Dia Nacional da Alfabetização

       Dia dos Bandeirantes

       Dia Mundial do Diabetes


15. Dia da Proclamação da República


16. Semana da Música

       Dia contra o Tabaco

       Dia Internacional para a Tolerância

       Dia do Policial Federal 


19. Dia da Bandeira


20. Dia Nacional da Consciência Negra
        Dia do Auditor Interno


21. Dia da Homeopatia
       Dia das Saudações


22. Dia do Músico

       Dia de Ação de Graça (Data não fixa. Em nosso país é comemorada na quarta quinta feira do mês de novembro)
 
 
23. Dia Internacional do Livro
 
 
25. Dia Nacional do Doador de Sangue
      Dia Internacional contra a Exploração da Mulher


26. Dia do Ministério Público