domingo, 24 de fevereiro de 2013

18 de fevereiro de 2013: Início do Ano Letivo

 
 
 Imagem do meu acervo particular - Culminância do Projeto "Anjo Protetor"
E.M. Dilermando Cruz - Turno da Tarde/2012
 
 
O início do ano letivo na rede pública do Rio de Janeiro (municipal e estadual) começou semana passada, no dia 18 de fevereiro, após o Carnaval e período de planejamento dos professores em suas respectivas Unidades Escolares.

Como muitos sabem, eu dou aula para o Ensino Fundamental (rede municipal) e Ensino Médio (rede estadual). Como todos os anos, a vida profissional do docente é uma inconstante. Eu tentei remoção na rede estadual, pois estava lotada em três colégios, no final do ano passado. Não consegui unificar o meu horário em um colégio e tive que optar em complementar em outra Unidade. Como a minha segunda opção era o Colégio Estadual Jornalista Tim Lopes, Unidade de Ensino que trabalhei no ano passado, estou complementando a minha carga horária neste (minha matrícula é no Colégio Estadual Prof.ª Sonia Regina Scudese).

Neste mesmo contexto de inconstância, ao invés de 14 turmas, este ano estou com 10 turmas. Melhor prá mim? Com certeza, diz a família, sobretudo, a minha filha, mas em termos salariais, a perda é muito significativa.

Infelizmente, esta é a realidade da maioria do corpo docente. Ter a necessidade de trabalhar em várias escolas e, com isso, abarcar um número elevado de turmas, a fim de alcançar uma renda mensal mais satisfatória.

Estou em busca de outra Unidade Escolar da rede municipal que ofereça, pelo menos, meia dupla na parte da manhã. Acho meio difícil, mas não vou desistir.  

Ao mesmo tempo, eu acredito que esta situação seja providencial, pois estou precisando cuidar mais da minha saúde (desde o ano passado) e investir em outras direções profissionais, sem perder o eixo do magistério, é claro!

Agradeço a todos os meus seguidores, os quais não me abandonaram mesmo diante da infrequência de minhas postagens no ano passado e os alunos que sempre me apoiaram, inclusive, através do mesmo e por e-mail.

 


2 comentários:

  1. Gostei deste seu trabalho cheio de luz e arte.
    Sua publicação está ótima, parabéns.
    Cumprimentos.
    http://umraiodeluzefezseluz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Antonio Manuel,

    Mil desculpas pela minha falta com você. Li seus comentários,deixei para respondê-los depois e acabei esquecendo. Obrigada por sua visita e palavras.

    Visitei o seu Blog e adorei! Já estou o seguindo.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir