sábado, 9 de março de 2013

08 de março: Dia Internacional da Mulher

 


 
Imagens capturadas de diferentes fontes da Internet (Google)

Por um mundo onde sejamos socialmente iguais,
humanamente diferentes e totalmente livres."
Rosa Luxemburgo
 
O Dia Internacional da Mulher é comemorado, oficialmente, no dia 08 de março, desde o ano de 1975. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de homenagear as várias operárias da cidade de Nova York (EUA), que morreram sufocadas e queimadas em um incêndio numa fábrica têxtil (tecidos) - no dia 08 de março de 1857 - onde elas estavam reunidas, em greve, contra as más condições de trabalho.
 
Na verdade, no início do Século XX, mais especificamente, em 1910, já havia sido estabelecido - durante uma Conferência na Dinamarca - que o dia 08 de março se tornaria o "Dia Internacional da Mulher" com este mesmo propósito, isto é, homenager as operárias que morreram neste episódio de 1857. Contudo, a sua oficialização, como data comemorativa, só veio a ocorrer, em 1975, por Decreto da ONU.
 
As operárias reivindicavam a redução da jornada de trabalho por dia (de 16 para 10 horas diárias), a equiparação do salário do sexo feminino com o dos homens, que desempenhavam a mesma função (recebiam menos de 1/3 do salário dos homens) e direito à licença maternidade.
 
O protesto foi seguido pela greve e, segundo os registros, as saídas de emergência da fábrica foram bloqueadas pelo lado de fora, pelos donos da fábrica que - em conjunto com as autoridades policiais - atearam fogo com a intenção de amedrontá-las e encerrar a manifestação.
 
No entanto, o incêndio rapidamente tomou grandes proporções e a tragédia - já anunciada - se converteu na morte de 129 operárias queimadas e por asfixia.
 
 
Imagem capturada na Internet (Fonte: Jangadeiro Online)


Nenhum comentário:

Postar um comentário