quarta-feira, 10 de abril de 2013

Espaço Geográfico: espaço dinâmico e em constante modificação pelo homem e pela tecnologia moderna


Como vimos na postagem anterior (Conceitos Básicos de Geografia I), o Espaço Geográfico é um produto das relações do homem com a natureza.
 
Como podemos constatar no dia a dia, o espaço geográfico não é estático, pelo contrário, é dinâmico, uma vez que as modificações ocorrem constantemente pela ação antrópica e com o uso da tecnologia.
 
A nossa cidade do Rio de Janeiro, inclusive, em razão dos eventos esportivos de 2014 (Copa do Mundo) e de 2016 (Olimpíadas) se encontra atualmente em constante alteração do seu espaço, com obras vinculadas aos respectivos eventos e a questão de mobilidade urbana.
 
Vejamos alguns exemplos de evolução do uso e ocupação do solo em dois momentos distintos (análise espaço-temporal):
 
Av. Atlântica (RJ)
 

O bairro da Penha, visto da escadaria da Igreja da Penha (RJ)
 

 Praia do Leme (RJ)
 
 
 
Todas estas imagens foram capturadas de diversas fontes na Internet com a finalidade, exclusiva, educativa a fim de ilustrar o tema abordado.

5 comentários:

  1. turma 1803 nome Fernando Joaquim de Souza Araujo.

    Bem eu achei muito interessante em saber que o Espaço Geográfico não é estático mais sim dinamico.E saber isso me ajudou muito no dever de casa muito obrigado professora Marli.

    ResponderExcluir
  2. Eu falo a mesma coisa professora o espaço não é estático e sim dinâmico graças ao avanço das tecnologias etc.. Obrigado prof Marli meu nome é Edcarlos De Carvalho Soares turma 1803

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA!! FALTAM AS DATAS DAS IMAGENS.

    ResponderExcluir
  4. Sr. Anônimo, infelizmente, conforme comentei, as imagens foram capturadas na Internet e não havia nenhuma referência quanto à data. Sinto muito! Também acho um erro não tê-las até para comparar. Um grande abraço e obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir
  5. por que em meio às diversas transformações no espaço geográfico a dignidade das pessoas fica abalada?

    ResponderExcluir