terça-feira, 9 de abril de 2013

Espaço Geográfico: espaço dinâmico e em constante modificação pelo homem e pela tecnologia moderna


Como vimos na postagem anterior (Conceitos Básicos de Geografia I), o Espaço Geográfico é um produto das relações do homem com a natureza.
 
Como podemos constatar no dia a dia, o espaço geográfico não é estático, pelo contrário, é dinâmico, uma vez que as modificações ocorrem constantemente pela ação antrópica e com o uso da tecnologia.
 
A nossa cidade do Rio de Janeiro, inclusive, em razão dos eventos esportivos de 2014 (Copa do Mundo) e de 2016 (Olimpíadas) se encontra atualmente em constante alteração do seu espaço, com obras vinculadas aos respectivos eventos e a questão de mobilidade urbana.
 
Vejamos alguns exemplos de evolução do uso e ocupação do solo em dois momentos distintos (análise espaço-temporal):
 
Av. Atlântica (RJ)
 

O bairro da Penha, visto da escadaria da Igreja da Penha (RJ)
 

 Praia do Leme (RJ)
 
 
 
Todas estas imagens foram capturadas de diversas fontes na Internet com a finalidade, exclusiva, educativa a fim de ilustrar o tema abordado.

4 comentários:

rosa maria de souza silva disse...

turma 1803 nome Fernando Joaquim de Souza Araujo.

Bem eu achei muito interessante em saber que o Espaço Geográfico não é estático mais sim dinamico.E saber isso me ajudou muito no dever de casa muito obrigado professora Marli.

Anônimo disse...

Eu falo a mesma coisa professora o espaço não é estático e sim dinâmico graças ao avanço das tecnologias etc.. Obrigado prof Marli meu nome é Edcarlos De Carvalho Soares turma 1803

Anônimo disse...

BOM DIA!! FALTAM AS DATAS DAS IMAGENS.

Marli Vieira de Oliveira disse...

Sr. Anônimo, infelizmente, conforme comentei, as imagens foram capturadas na Internet e não havia nenhuma referência quanto à data. Sinto muito! Também acho um erro não tê-las até para comparar. Um grande abraço e obrigada pelo comentário!