segunda-feira, 17 de junho de 2013

Copa das Confederações de 2013: Brasil, país-sede e anfitriã da Copa do Mundo de 2014


Imagens capturadas na Internet (Fonte: Wikipedia)


A Copa das Confederações ou Taça das Confederações é uma competição de futebol realizada, de quatro em quatro anos, pela Federação Internacional de Futebol (FIFA).

Ao todo participam oito equipes, sendo elas: o país-sede do torneio (e anfitriã da próxima Copa do Mundo); a campeã da Copa do Mundo anterior e seis campeões continentais.  
 
A deste ano, que está sendo realizada em nosso país, corresponde à nona edição da competição e teve início ontem, dia 15/06. O seu encerramento dar-se-á no dia 30 do mês corrente.
 
Sendo assim, entre as seleções nacionais, participam: o Brasil (país-sede); a Espanha (campeã da Copa de 2010), a Itália (vice-campeã da Copa, já que a Espanha ocupou a vaga como campeã do Campeonato Mundial de 2010), o Japão, o Uruguai, o México, o Taiti e a Nigéria.
 
 
 Imagem capturada na Internet (Fonte: Blog Novo Mundo)
 Para visualizar melhor e com ampliação, clique na imagem
 
As duas primeiras edições da Copa das Confederações foram disputadas na Arábia Saudita, sendo denominadas de Copa Rei Fahd (rei da Arábia Saudita entre 1982 e 2005). E, embora, a terceira edição, também, tenha sido realizada no referido país, tanto o número de participantes aumentou como o seu nome foi alterado para Copa das Confederações da FIFA.
 
As seis edições anteriores a de 2005, que foi realizada na Alemanha, ocorreram a cada dois anos. A partir desta (2005), a competição passou a ser realizada a cada quatro anos.
 
Desde a edição de 2001, ocorrida na Coreia do Sul e Japão, o evento passou a ser realizado no mesmo país-sede do maior evento esportivo que é a Copa do Mundo, ou seja, uma prévia desta. Daí, a Copa das Confederações ser considerada como um teste para o Campeonato Mundial de Futebol (Copa do Mundo).
 
Tal como procede o fato do Brasil ser o país-sede do evento deste ano e será da Copa do Mundo de 2014.
 
 
Um fato lamentável e vergonhoso, mesmo com as minhas críticas pessoais ao governo, foi o público presente na cerimônia de abertura, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, vaiar o presidente da Fifa, Joseph Blatter e, sobretudo, a presidenta Dilma Rousseff.
 
A presidenta não discursou e, com uma fisionomia muito contrariada e constrangida pela reação do público, só cumpriu com o protocolo de abertura do evento esportivo.    
 
Para os petistas, o principal motivo foi a exposição dela diante de um público de classe média alta a alta, tendo em vista que o valor dos ingressos são altos demais, estando inacessíveis às demais classes sociais, menos favorecidas, que são de apoio ao governo.
 
Lembrei-me da abertura dos Jogos Pan-americanos (XV Jogos Pan-Americanos), em 2007, no Rio de Janeiro, quando o público no estádio do Maracanã, na abertura oficial, teve a mesma atitude com relação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
 
Não concordo - em parte – com esta atitude devido o fato de ser um evento que envolve a participação de outros países e este comportamento em si não só demonstra a insatisfação popular com os gastos do governo com o evento (que é até admissível), mas denota a falta de respeito com aqueles que estão na condição de torcedor.

É claro que ninguém e, muito menso eu, considero em vão estas manifestações populares, mas elas poderiam ter sido organizadas antes, durante as obras e de forma mais pacífica, durante os jogos, sem ações de total violência por parte da polícia.
 

Imagem capturada na Internet
(Fonte: Terra - Foto de Ricardo Matsukawa)
 
 

Imagem capturada na Internet
(Fonte: Terra - Foto de Ricardo Matsukawa)
 
 Imagem capturada na Internet

(Fonte: Terra - Foto de Ricardo Matsukawa)

2 comentários:

  1. Óla professora..tudo bem com a senhora? amei seu blog eu descobri muitas coisas que não sabia..seu blog meu ajudou muito *--* Obrigado :3 by: Jennifer Pereira (turma 1701)

    ResponderExcluir
  2. Estuda pela web agradece..O brasil precisa de incentivo educacionais para um Brasil Melhor.. veja algumas dicas de estudos também.. estudapelaweb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir