segunda-feira, 15 de julho de 2013

Entrega dos Donativos da I Campanha da Solidariedade 2013


 
Logotipo da Campanha da Solidariedade da E.M. Dilermando Cruz

 
Há tempo estou para publicar um post sobre a entrega dos donativos da I Campanha da Solidariedade da E. M. Dilermando Cruz, deste ano, mas devido a realização de Conselhos de Classes, nos outros dois colégios da rede estadual, não me foi possível postar.

A entrega era para ter sido feita no dia 25 de junho, mas devido a programação de uma nova manifestação popular na Avenida Brasil, nas mediações do Complexo da Maré (no dia anterior houve protestos e criminosos aproveitaram para agir, inciando conflitos sérios com policiais, tendo até registro de mortes), achamos melhor adiar para a semana seguinte afim de não colocar em risco a segurança dos alunos selecionados, através de sorteio, para acompanhar e fazer a entrega dos donativos.

Na semana seguinte, além da perspectiva de novos protestos na mesma via de circulação, o tempo chuvoso atrapalhou e um dos professores que levaria alguns alunos em seu carro teve outro compromisso ligado à escola.

Sendo assim, a entrega tanto para o Hospital Mário Kroeff quanto para a Casa de Apoio à Criança com Câncer - São Vicente de Paulo foi realizada no dia 09 de julho (3ª feira), à tarde.

O grupo inteiro acabou fazendo a entrega nas duas Instituições, sendo este composto de 14 discentes, um responsável de aluna e duas professoras (eu e minha irmã, que trabalha na mesma Unidade Escolar), além do meu esposo que, desta vez, nos acompanhou de carro.

Infelizmente, a meta do leite não foi alcançada, mas faltaram poucas unidades para atingir o nosso objetivo. O quantitativo alcançado nesta primeira arrecadação da Campanha foi:
 
- 1.231 unidades de gelatinas em Pó (sendo duas de 1 Kg);
 
- 111 Sacos e/ou Latas de Leite em Pó (400 gr);
 
- 03 Sacos de Leite em Pó (200 gr);
 
- 08 Sacos de Composto Lácteo (400 gr);
 
- Brinquedos novos e usados.

 
A meia que consta anotada à caneta, logo abaixo, da relação destinada à Casa de Apoio à Criança com Câncer - São Vicente de Paulo (vide documento) acabou sendo esquecida dentro de um dos veículos. Por isso, eu a levarei pessoalmente nesta próxima semana, após os Conselhos do 7º e 8ª Ano da referida escola.

No dia da entrega, mais cedo, eu ainda etiquetei as caixas com os nomes das respectivas Instituições destinadas. Tive a ajuda do aluno Antonio Cabói da Silva, que foi de fundamental importância na agilização da referida tarefa.

Aluno Antonio Cabói da Silva
 

Todas as doações arrecadadas nesta I Campanha da Solidariedade


Aos poucos, os alunos foram chegando com as autorizações dos seus respectivos responsáveis. Como ainda havia um espaço em um dos carros, pois o aluno Eduardo Vitorino não pode ir (estava passando mal, segundo a sua responsável que compareceu à escola para me informar), perguntei à mãe da aluna Nicolly de Oliveira Sales, se ela gostaria de participar da entrega junto com os alunos, o que ela aceitou prontamente.

Relação dos alunos da turma 1801 que fizeram a entrega dos donativos:
 
01. Ana Caroline Pereira
02. Antonio Cabói da Silva
03. Bruno dos Santos
04. Dandara Maria Morais
05. Danilo Ribeiro Florencio
06. Gabriel Holanda Portela
07. Luiz Henrique  Gonçalves
08. Maria Gabriella Costa
09. Marley Espírito Santo do Carmo
10. Mayara Luiza Valle
11. Nicolly de Oliveira Sales
12. Raí Alves de Mesquita
13. Stephanie Caroline Leite
14. Weslen Guedes Soares


Da esquerda para a direita, os alunos Raí Alves, Danilo Ribeiro,
Marley do Carmo, Gabriel Holanda, Luiz Henrique, Weslen Guedes
e Bruno dos Santos 
 

Da esquerda para a direita, Danilo Ribeiro, Nicolly Sales,
Dandara Morais, Antonio Cabói, Ana Caroline,
Stephanie Caroline, Maria Gabriela e Mayara Valle 

Saímos da escola, um pouco mais das 14 horas. O tempo estava nublado e chegamos a pegar um pouco de chuva na saída da mesma, mas depois o tempo só ficou instável, nublado e sem chuva.

Fomos primeiro à Casa de Apoio à Criança com Câncer – São Vicente de Paulo, localizada na Estrada do Colégio, nº. 1.185, Irajá, município do Rio de Janeiro (RJ). Lá encontramos duas meninas sentadas, pintando, junto a grande mesa. Ambas eram do estado do Pará. Havia mais uma criança, de idade bem menor que estas duas, mas que estava deitada em seu quarto. Se eu não me engano, esta e sua família vieram do Acre.

Alguns alunos se aproximaram da mesa e ficaram observando as duas meninas e até puxaram conversa com elas. Depois que tiramos fotos com elas, após os pais autorizarem, as meninas foram escolher brinquedos entre os que nós levamos.

 

 

 

 

 
 
A responsável por nossa recepção, Sra. Maria Elza da Silva, perguntou até se os alunos não queriam ficar mais tempo na Instituição, mas eu aleguei que iriamos ainda no Hospital para fazer a entrega da outra parte dos donativos.

E assim foi feito. Chegamos ao Hospital sob uma chuva fina. O funcionário Lucas Daniel dos Santos me recebeu e ligou para a cozinha afim de que uma pessoa viesse pegar os donativos. Mais uma vez tivemos a ajuda do funcionário Fernando Neves. Todas as doações arrecadadas foram entregues, protocoladas e registradas em fotos.







Da direita para a esquerda, os funcionário do Hospital Mário Kroeff,
Fernando Neves e Lucas Daniel

Saímos de lá com a certeza de mais um compromisso cumprido. No final do 2º Semestre teremos a II e última Campanha da Solidariedade deste ano e, com a referida turma será a 6ª Edição (desde 2011).

 
 

4 comentários:

  1. Oi Professora,não sei se ainda lembra de mim sou a Kalina Matias,ganhadora do desenho Campanha de Solidariedade.Fico feliz em saber que o meu desenho ainda faz parte da campanha,sinto saudades,espero lhe reencontrar ,beijos,e Parabéns pela campanha!!!

    ResponderExcluir
  2. Como eu posso esquecer?! Não só lembro por você ter sido minha aluna como, também, por sua participação no Concurso do Logotipo da Campanha da Solidariedade. Tenho sua foto no Blog por ocasião do resultado do concurso, no qual o seu desenho foi o vencedor com 366 votos.

    Veja a postagem abaixo:

    http://marlivieira.blogspot.com.br/2008/12/ii-campanha-de-solidariedade.html

    Isso foi em 2008... Faz tempo, viu? Mas, a sua história se confundi com a da Campanha da Solidariedade. O seu registro está ali, no logotipo da mesma.

    O que você anda fazendo? Dá um pulo na escola qualquer dia desses. Eu vou adorar! Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Marli, estou muito feliz em saber que a campanha continuou e que um dia eu pude fazer parte dela.. Te agradeço por ter me ensinado, além da geografia, lições que vou levar por toda a minha vida. Parabéns por ser essa excelente professora com um coração gigante!
    bjs..

    ResponderExcluir
  4. Karlla Rodrigues,

    Quem tem que agradecer sou eu, pois se não fosse vocês, alunas, que tiveram a iniciativa de propor o projeto e me convidar para coordenar (ajudar), eu - talvez - não estivesse até hoje empenhada a contribuir por uma cidadania responsável voltada para a solidariedade. Obrigada!

    Infelizmente, a nova Direção propôs que o mesmo passasse a ser coordenado não só por uma pessoa, mas por vários professores.

    Você e todos os demais alunos sabem que isso é impossível diante do envolvimento específico de um determinado grupo, pois temos que mesclar aula, reunião e encontros para divulgação, coleta, triagem e distribuição dos donativos. Corremos este risco, mas acredito que a proposta deles foi com base da falta de informação como o trabalho é realizado.

    Infelizmente, neste ano, só tivemos a primeira Campanha de arrecadação, pois devido a greve dos professores, não há como os alunos saírem da sala de aula e nem interromper as aulas das demais turmas.

    fiquei feliz com a sua visita ao Blog e comentário. Apareça na escola, qualquer dia desses ou no início de 2014. Um grande beijo.

    ResponderExcluir