domingo, 27 de outubro de 2013

26 e 27 de outubro: Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM




Imagem capturada na Internet (Fonte: Tribuna da Conquista)



Embora, eu esteja super em falta com os meus seguidores e alunos, eu espero que todos compreendam que a minha ausência no Blog decorre do fato de eu estar sem tempo para sentar e escrever. Estou com uma série de rascunhos para publicar, sobretudo, das atividades realizadas nas Unidades Escolares do Ensino Médio (C.E. Prof.ª Sonia Regina Scudese e C.E. Jornalista Tim Lopes) e do Projeto Herdeiros do Pré-Sal.
 
Inclusive, pelo fato de estar em cima do prazo da Semana de Integração Museu e Escola (SIME), agendado para os dias 07 e 08 de novembro, é que estou sem tempo disponível para postar no Blog. Estou tendo encontros regulares com os quatro alunos que fazem parte da equipe do C.E. Prof.ª Sonia Regina Scudese e  que apresentarão os trabalhos neste evento a ser realizado no Instituto de Geociências, na UFRJ.
 
Quanto ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), iniciado ontem e com continuação, hoje, com a segunda e última prova (Redação, Língua Portuguesa e Matemática), eu conversei - pessoalmente - com as turmas que tenho da 3ª Série a respeito dos temas que poderiam cair na prova de Geografia.
 
Ainda não vi se houve alguma divulgação das provas de ontem. Sei, apenas, de ter saído o gabarito das mesmas. Por isso, não tenho ideia do que possa ter caído na área da minha disciplina.
 
Hoje, o tempo de realização das provas vai ser maior, ganhando mais 1 hora, em razão da Redação. E, falando sobre a mesma, as orientações para fazer uma boa redação são sempre as mesmas, a saber:

- Ler atentamente o enunciado e o tema proposto para não correr o risco de fugir do seu eixo central e, consequentemente, zerar a nota da redação;

- A Redação é do tipo dissertativo-argumentativo e o tema, os mais variados ao longo dos anos (veja abaixo), em geral, é de cunho social, político, cultural, ambiental, econômico, científico ou tecnológico.

- Colocar o título antes da dissertação, de forma centralizada, letras iniciais maiúsculas e expressando uma ideia vaga da temática (jamais o tópico sozinho);

- Letra legível, sempre! Caso, não a tenha na forma cursiva, opte pela letra de forma;

- Evitar erros de grafias e de concordância verbal; o uso de gírias, clichês (chavões) e até de palavras coloquiais (aquelas que pouco se usam).
 
 
Entre tantos temas possíveis para a Redação, eu apostaria nos seguintes tópicos:

- Espionagem por parte dos EUA/a questão da privacidade na Internet;

- O uso de armas químicas na Síria/Primavera Árabe;

- As manifestações populares em nosso país/a ação dos Black blocs e a democracia;
 
- A descoberta e os desafios da Camada do Pré-Sal/Combustíveis Fósseis versus Energias Alternativas.

 
Os temas que cairam nas últimas Edições do ENEM, de acordo com o Blog Vestibular e Enem, foram:

2012: Movimento imigratório para o Brasil no século 21;

2011: Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado;

2010: O trabalho na construção da dignidade humana;

2009: O indivíduo frente à ética nacional;

2008: Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar;

2007: O desafio de se conviver com as diferenças;

2006: O poder de transformação da leitura;

2005: O trabalho infantil na sociedade brasileira;

2004: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação;

2003: A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo;

2002: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?

2001: Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?

2000: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional;

1999: Cidadania e participação social;

1998: Viver e aprender.

 

Um comentário:

  1. Acesse e fique por dentro dos maiores conflitos, revoluções, ditaduras, independências, projetos e curiosidades da Humanidade !!!!!!!!!!!!!! http://deyvisonalbuquerque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir