terça-feira, 12 de novembro de 2013

Projeto Herdeiros do Pré-Sal: Processo de Desenvolvimento dos Trabalhos - Parte VII (a)


Reprodução do Folder do Projeto (MGEO UFRJ - BG Brasil) 
 
A Seleção da Equipe de Alunos
 
Todas as fases do processo de desenvolvimento do trabalho que foi apresentado na Semana Integrada Museu e Escola tiveram  certo grau de dificuldade, cada qual com a sua especificidade.
 
Ainda mais, porque tanto eu quanto os alunos nunca havíamos tido uma experiência parecida. Da minha parte, ainda mais como orientadora de um grupo de alunos para executar tais objetivos.

Eu já preparei material e apresentei trabalhos, enquanto graduanda (bolsista do CNPq) e professora já formada em Encontros e em Congressos ligados à área de Geociências, tanto na Geografia quanto na Geologia, mas - desta vez - a minha responsabilidade caia sobre quatro adolescentes, que nunca haviam ouvido falar de petróleo de forma tão aprofundada e, muito menos da camada do Pré-Sal.

A princípio, esta etapa, talvez, fosse a mais fácil, tendo em vista o mesmo ser voltado para os alunos do Ensino Médio, mas o X da questão é a responsabilidade enquanto orientadora. 
 
A primeira etapa, a meu ver, a mais difícil, foi à seleção dos alunos, já que o universo deles é muito grande e o perfil destes influenciam, direta e/ou indiretamente, toda a produção científica.

Sendo assim, o perfil do aluno teria que se enquadrar conforme os objetivos e metas pretendidos. E para isso, eu contei com o apoio de vários professores e da própria Direção do C.E. Profa Sonia Regina Scudese.
 
O fato de ter apenas três turmas no referida Unidade Escolar facilitou ao limitar o número de alunos a serem avaliados.
 
Os critérios utilizados na seleção dos alunos se basearam em:

- Rendimento Escolar (igual ou acima de 5,0 pontos de média nos bimestres);

- Comportamento apropriado e respeitoso em seu convívio escolar (entre os colegas e professores);

- Ser extrovertido (comunicativo);

-  Ser Ativo, participativo (ação, demonstrar iniciativa própria etc.);

- Ter assiduidade no colégio;

- Ter responsabilidade (cumprimento de horários e das tarefas a serem executadas).
 
Esses critérios acabam sendo vitais diante da proposta de trabalho, na qual os alunos precisam compreender e dominar o assunto a fim de confeccionar o material pertinente ao tema escolhido e defendê-lo, apresentando-o – oralmente – durante a Exposição.
 
Contei muito com a ajuda dos professores neste momento. A Direção, por sua vez, assinalou aqueles alunos que se destacavam no Colégio em termos de desempenho escolar, embora este não fosse o único e nem o critério primordial.
 
Ainda, nesta primeira etapa e, após a seleção de um número significativo de alunos, o procedimento seguido era mais fundamental, isto é, identificar aqueles que teriam interesse em trabalhar o tema e, consequentemente, estariam predipostos a representar o Colégio e, principalmente, a estudar, discutir, confeccionar maquetes e defender oralmente o trabalho. 

Para a minha surpresa, muitos se mostraram desinteressados, tendo em vista que nem sabiam do que se tratava a camada do pré-sal e afirmaram que não era a área deles.

Do universo selecionado restaram sete alunos, distribuídos entre as três turmas. Mais uma vez, me vi em uma grande encruzilhada, sem saber como selecionar.

Foi, neste momento, que lembrei de reforçar o critério do perfil extrovertido, comunicativo e quanto a este aspecto, a Feira Cultural realizada no colégio, no bimestre passado, ajudou muito.

Uma aluna acabou desistindo, porque não poderia se dedicar as demais etapas e à própria exposição dos trabalhos, porque trabalha na parte da manhã e, outro aluno, também, acabou tendo que recusar por problemas particulares em casa.

Um terceiro aluno acabou abrindo a mão de participar, também, alegando que pensou bem e percebeu que não era a sua área.

Ao invés de ter que escolher entre os sete alunos, a equipe de quatro membros acabou se formando naturalmente. Eu apenas confirmei o interesse de todos, expliquei mais uma vez do que se tratava e, após a confirmação e aceite dos quatro alunos, os responsáveis foram convocados a comparecer no colégio para assinar os documentos necessários para a inscrição e participação na Semana Integrada Museu & Escola (SIME): “Termo de Anuência do aluno” e "Termo de Autorização de Uso de Imagem".

Diante disso foi formada a EquipeFuturo da Nação”, representantes do C. E. Prof.ª Sonia Regina Scudese, sendo composta por dois alunos de cada turma (1003 e 1008), os quais foram: Amanda Caldas de Barros, Chryslaynne Melicia dos Santos Coelho, Brendo Bandeira de Souza e Matheus Brito dos Santos.

Da esquerda para a direita, Matheus Brito, Brendo Bandeira,
Chryslaynne Melicia e Amanda Caldas


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