sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Projeto Herdeiros do Pré-Sal: Semana Integrada Museu & Escola (SIME) - Parte VIII (d)


Reprodução do Folder do Projeto (MGEO/UFRJ - BG Brasil)

Por estar aguardando a resposta e imagens de alguns professores participantes do Projeto Herdeiros do Pré-Sal, assim como do próprio Museu da Geodiversidade (IGEO/UFRJ), eu não cheguei a publicar acerca da Cerimônia de Premiação e de Encerramento da Semana Integrada Museu & Escola (SIME).
 
Como previsto na Programação da SIME, a Cerimônia de Premiação e de Encerramento aconteceu à tarde, só que um pouco mais cedo do horário estabelecido. Ela foi realizada no mesmo local do credenciamento e de abertura da Semana Integrada Museu & Escola.
 
 



 
O Prof. Dr. Ismar de Souza Carvalho, como diretor do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tomou a palavra, como presidente do cerimonial, e convidou para compor a mesa as seguintes autoridades ligadas ao Projeto: a Sr.ª Pamela De-Cnop (Gerente de Investimento Social da BG Brasil), o Sr. Jorge Coutinho (Coordenação de Treinamento de Desenvolvimento de Pessoas da SEEDUC/RJ), a Sr.ª Jacqueline Caiafa Sznajder (Coordenadora de Sustentabilidade da BG Brasil) e mais um membro da UFRJ, o qual – no momento - não me recordo o nome.





Foi dada a palavra a cada membro da mesa que discursou sobre a importância do evento, como projeto-piloto, e da participação dos alunos, bem como sobre as perspectivas de ingresso na área de óleo e gás ou da Geociências.
 

E, sob este momento, destaco as palavras de incentivo proferidas pelo Sr. Jorge Coutinho que fez uma correlação entre os alunos do Ensino Médio, ali presentes, com os estudantes universitários da área de Geociências (Geologia, Geografia e Meteorologia), vistos nos arredores do local da SIME. 
 
Ele disse que só via uma diferença entre ambos, pois os graduandos estavam a alguns passos na frente deles. Apenas isso.  

 

 Sr.ª Pamela De-Cnop
(Gerente de Investimento Social da BG Brasil)


 Sr.ª Jacqueline Caiafa Sznajder
(Coordenadora de Sustentabilidade da BG Brasil)


 Sr. Jorge Coutinho
(Coordenação de Treinamento de Desenvolvimento de Pessoas da SEEDUC/RJ)


Professor e membro da UFRJ

Ao mesmo tempo, um telão localizado à esquerda da mesa exibia imagens capturadas durante todo o desenvolvimento do projeto à partir da participação dos alunos, seja na visitação ao Museu da Geodiversidade, seja nas apresentações dos trabalhos na Semana Integrada Museu & Escola (SIME), isto é, a 2ª e a 3ª Etapas do Projeto.
 


 



Após a fala dos membros da mesa, todos os professores presentes e suas respectivas equipes de alunos, representativos das 14 Unidades Escolares que cumpriram todas as etapas do referido Projeto, foram chamados para receber o Certificado de Participação.
 
Equipe Futuro da Nação


 
 
O momento final e o mais esperado, angustiante, resultando em uma mescla de alegria para alguns, de tristeza e decepção para outros foi deixado para o final, isto é, o da Premiação dos grupos.

De acordo com o Regulamento do Projeto, os 3 grupos (alunos e o professor orientador) que obtivessem a melhor pontuação receberiam os seguintes prêmios:

1º colocado: 01 (um) Notebook;

2º colocado: 01 (um) Tablet;

3º colocado: 01 (um) MP4.

No entanto, os membros do IGEO/UFRJ da Comissão Organizadora do Evento estenderam a premiação aos 5 primeiros colocados, oferecendo - a título de prêmio – exemplares de minerais.

Cada envelope com os nomes das equipes foi aberto e declarado, cabendo ao grupo receber o prêmio na mesa e, logo após, tirar foto (registro fotográfico).

O resultado da avaliação da Comissão Examinadora, composta por membros da BG Brasil, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi a seguinte:

5º Colocado
Instituto de Educação Carmela Dutra 
Equipe As Geocientistas do Futuro - Prof.ª Paula Rocha Pessanha*

4º Colocado
CIEP 326 Prof. César Pernetta
Equipe GPS do Futuro - Prof.ª Sueli de Oliveira Lima

3º Colocado
C.E. Deputado Pedro Fernandes
Equipe Aprendizes do Pré-Sal - Prof.ª Akiko Nakagamo dos Santos

2º Colocado
C.E. Prof.ª Luiza Marinho
Equipe Sal da Terra - Prof.ª Simone G. Amorim

1º Colocado
C.E. Olinto da Gama
Equipe Derivados - Prof.ª Deia Cristina Pizzini Ferreira

* O Grupo ainda ganhou uma premiação extra por criatividade e originalidade. Inclusive, o Prof. Dr. Ismar de Souza Carvalho revelou e articulou o interesse pelo material apresentado e exposto pelo Grupo, sob a forma de doação, para o Instituto de Geociências (IGEO). Desconheço se o mesmo procedeu.
 
Encerrada a Cerimônia de Premiação e a sessão de fotos, todos os professores e suas respectivas equipes se dirigiram à Exposição para desmontar os estandes.
 
Saímos do Instituto de Geociências e fomos direto para o C.E. Prof.ª Sonia Regina Scudese, onde deixamos as maquetes e os banners, enquanto os alunos - depois - foram embora.
 
Sentimento de missão cumprida, embora custosa em termos financeiros e de tempo, mas que trouxe muitos resultados positivos para o meu Grupo específico (eu e os alunos), do qual me sinto segura em afirmar que, mesmo não obtendo os pontos suficientes para nos posicionarmos entre os cinco primeiros colocados, a Equipe Futuro da Nação ganhou e aprendeu muito durante todo este processo, por qual passou, mesmo que os alunos desconheçam a definição da Educação para o Século XXI:

. Os Cinco Pilares do Conhecimento:

. Aprender a Ser (Protagonismo Juvenil)

. Aprender a Conviver (Sentido de Equipe, aprendizagem Colaborativa)

. Aprender a Fazer (Agente ativo/Agente Produtor)

. Aprender a Aprender (Autonomia como agente receptor e produtor)

 
E mais, por todos eles, o aumento do interesse pela área de Geociências.

 Plagiando uma frase citada por uma colega, professora de Geografia, enviada à mim...
 
  "O real não está na saída nem na chegada:
ele se dispõe para a gente é no meio da travessia."
Guimarães Rosa   

Nenhum comentário: