sexta-feira, 31 de maio de 2013

29 de Maio: Dia do Geógrafo


Imagem do meu acervo particular
 
Geografia é a ciência que estuda a organização do espaço geográfico, ou seja, ela estuda o produto das relações entre o homem e a natureza.
 
Neste sentido, o estudo da Geografia leva em conta todos os aspectos inter-relacionados à dinâmica do espaço da sociedade, sejam estes políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais.
 
Apesar de a Geografia estudar também os elementos naturais, o seu maior interesse se encontra voltado para os aspectos das relações humanas (sociais) na transformação do espaço geográfico. Em razão disso, ela é considerada uma Ciência Humana.
 
Ela também é considerada uma “Ciência-Síntese”, pois o seu estudo perpassa pelos conhecimentos de outras áreas científicas, tais como História, Economia, Geologia, Antropologia, Pedologia, Sociologia etc.
 
O Curso de Graduação em Geografia (Ensino Superior) oferece duas modalidades distintas de formação: o bacharelado e a licenciatura.
 
O bacharel em Geografia tem a habilitação para exercer estudos e atividades de pesquisa em sua área de concentração, enquanto que o licenciado se encontra habilitado a atuar em atividades docentes, isto é, ministrar aulas de Geografia nos Ensinos Fundamental e Médio (professor) ou, ainda, no Ensino Superior (universitário), caso tenha titulação exigida para trabalhar neste nível de ensino (Mestrado ou Doutorado, por exemplo).
 
Nesta última modalidade de ensino, nível universitário, tanto o bacharel quanto o licenciado podem ministrar aulas de Geografia ou de áreas afins mediante as titulações mencionadas.
 
No dia 29 de maio, último, comemorou-se o Dia do Geógrafo, isto é, o bacharel em Geografia, legalmente habilitado através da Lei 6664/79 e o seu registro pode ser obtido junto ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) de seu estado. 
 
Estando regularmente associado ao CREA, o Geógrafo pode - trabalhando diretamente com pesquisa - emitir parecer técnico, elaborar EIA (Estudo de Impacto Ambiental) e RIMA (Relatório de Impacto do meio Ambiente), tanto em empresas privadas quanto estatais.
 
Eu, particularmente, obtive as duas habilitações na área de Geografia, ou seja, tanto sou geógrafa quanto professora de Geografia, formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
 
Por muitos anos trabalhei em pesquisa, tendo apresentado e publicados trabalhos em Congressos, em Simpósios e em livros.
 
Trabalhei no Departamento de Geologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), contrato temporário, e no Centro Universitário de Araguaína (CENUAR/antiga UNITINS, hoje, UFT), na Faculdade de Geografia e no Colégio de Aplicação.
 
Fiz parte da Comissão Organizadora do I Encontro de Geografia do Tocantins (1º ENGETO), realizado em Araguaína, em 1993.
 
Hoje, atuo exclusivamente como docente na rede municipal e estadual do Rio de Janeiro, ministrando aulas no Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano) e no Ensino Médio (1ª e 3ª Série).
 
Fica aqui a minha homenagem a todos os Geógrafos, Tanto para aqueles que já faleceram quanto e, em especial, para aqueles de grande renome em nosso país, os quais conheci diretamente, através dos seus trabalhos, como também nos papéis de orientador e professores, como João José Bigarella (orientador de Mestrado), Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro e Orlando Valverde e/ou indiretamente, apenas, através dos seus respectivos trabalhos na área de Geografia, como  Manuel Correia de Oliveira Andrade, Milton Santos, Josué Apolônio de Castro (Josué de Castro), Antonio Christofoletti e Aziz Nacib Ab'Saber.
 


 
 
 
Fontes de Consulta:
 
 
 

domingo, 26 de maio de 2013

I Campanha da Solidariedade 2013

 
 Logotipo da Campanha da Solidariedade da E. M. Dilermando Cruz
 
Estou em falta no Blog não só com as postagens ligadas à área da Geografia e/ou outras afins, como também em relação à Campanha da Solidariedade da Escola Municipal Dilermando Cruz, que teve início no final do mês passado e vai terminar em meados de junho.
 
As metas deste ano (as mesmas do ano passado) ainda não foram alcançadas, mesmo com toda a mobilização de muitos membros da nossa Comunidade Escolar e de outras pessoas não ligadas à escola, como por exemplo, o caso de um Grupo do Facebook, do qual faço parte, amigos da minha infância e adolescência.
 Meta de 2013
 
- 1200 Gelatinas vermelhas;
- 130 sacos ou latas de Leite em pó

 
No primeiro Encontro deste Grupo do Facebook, ocorrido no dia 20 de maio, todos os membros presentes levaram donativos para ajudar a nossa Campanha. Além da gelatina e do leite em pó, eles levaram brinquedos tanto para meninos quanto para as meninas. Uma amiga do Grupo contribuiu com dinheiro e, em reunião com a turma, dei a minha opinião a favor da compra de leite em pó, o que foi acolhida pelos alunos.
 
Só pude comprar os sacos de leite no supermercado, hoje, dia 26 de maio. Por isso, este não entrou no levantamento realizado na última semana.  
 
Até o dia 22 de maio, 4ª feira passada, quando foi realizada a reunião com a turma, o total arrecadado era o seguinte:
- 526 (quinhentos e vinte e seis) unidades de Gelatina em pó;
 
- 57 (cinquenta e sete) sacos e/ou latas de Leite em pó. 
Além destes, arrecadamos também 18 (dezoito) sacos de Compostos Lácteos, sendo 17 (dezessete) de 400 gr e 01 (um) de 200 gr.
 
Os alunos fizeram incursões nas salas de aula nos dois turnos (manhã e tarde) tanto para divulgar a Campanha e solicitar a contribuição de todos quanto para recolher os donativos.
 
Alguns professores foram super legais, intervindo, incentivando e destacando a importância dos donativos para  as duas Instituições beneficiadas, isto é, Hospital Mário Kroeff e Casa de Apoio à Criança com Câncer São Vicente de Paulo.
 
Estou falando dos professores Anília Francisca (Artes Cênicas), Fábio Grillo (Matemática) e Vera Lúcia (Matemática). Agradeço em nome da turma a eles pelo apoio e doações realizadas.
 
Muitos alunos novos na turma 1801 têm se dedicado à Campanha, tomando a iniciativa até de falar aos alunos durante as visitas às salas de aula.  
 
Na reunião realizada em 22/05, além de votarmos o dia da entrega dos donativos, decidimos sobre a participação dos ex- alunos que ficaram retidos (reprovados) nas atividades no turno da tarde.
 
É claro que estes foram consultados, antes, sobre a possibilidade e se eles aceitariam. Diante da resposta afirmativa de todos, os alunos da turma 1801 foram consultados e a maioria decidiu pela participação dos mesmos.
 
Eu, particularmente, gostei muito, pois desde 2011, os referidos alunos foram responsáveis e participaram ativamente de todas as Campanhas. Ao saberem da decisão da turma, muitas alunas ficaram felizes.
 
Neste dia mesmo, um ofício foi entregue a um supermercado solicitando a doação de donativos. Vamos ver se o mesmo nos atenderá, como já fez há alguns anos.
Vejamos alguns registros desta I Campanha da Solidariedade...

 
 Divulgação nas Turmas do Turno da Tarde
(27 de abril)
 



 
 
Da esquerda para a direita, Nicolly de Oliveira, Maria Gabriela Costa,  
 Ana Caroline Pereira e Marley do Carmo
 
 
 
 
Divulgação e Recolhimento de donativos nas Turmas do Turno da Tarde
(01 de maio)
 
 Turma 1903 e a Professora Anília Francisca
 
 
 
Da esquerda para a direita, Liliana do Nascimento, Dandara Morais, Ana Carolina Lima,
Ana Caroline Pewreira, Paulo Roberto Barreto, Francisco Thiago,
Nicolly de Oliveira e Maria Gabriela,
 
 
 
 
 
 
O grupo com o aluno André Felipe (1602) que doou gelatina para a Campanha
 
 
 
Doações do Grupo de Amigos do Facebook
(20 de maio)
 
 
 
 
 
 
Divulgação e Recolhimento de donativos nas Turmas do Turno da Tarde
(22 de maio)
 
 

 
Raí Alves e Luiz Henrique  Gonçalves (agachados),
Maria Gabriela, Nicolly de Oliveira e Ana Caroline Pereira,
Weslen Guedes e Bruno dos Santos
 
 
 
Os efeitos dos cartazes maiores (colados no dia 22 de maio)
 
 
Alunas da Turma 1203 curtindo o cartaz da Campanha
e a Professora Maria Isabel (Sala de Leitura)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



Dicas de material Reciclado: Matérias-primas diversas

Os alunos da E. M. Dilermando Cruz e do C. E. Jornalista Tim Lopes precisam se apressar, pois o prazo da entrega dos trabalhos do  2º Bimestre está se aproximando. Além da pesquisa a ser apresentada sob a forma de cartaz, cada grupo deve confeccionar dois produtos reciclados, em cima de duas matérias-primas distintas. Além da criatividade, a nota vai ter por base o grau de dificuldade do produto.
 
Vale ressaltar, mais uma vez, que as sugestões publicadas neste espaço não requer a obrigatoriedade de seguir as mesmas. Como eu mencionei durante as aulas, estas são apenas uma mostra de como podemos fazer uso da reciclagem à partir do uso da garrafa Pet, do jornal, papelão, entre outras amtéria-primas descartadas como lixo.
 
Abaixo, estou expondo outros exemplos de produtos reciclados, mas de diversas matérias-primas.
 
Observação: Todas as imagens foram capturadas na Internet (Google).
 



















 






domingo, 19 de maio de 2013

Dicas de Material Reciclados e Reutilizados: Matéria-Prima: Plástico (Pote de sorvete e outros)





Plástico: Pote de Sorvete e outros 





OBSERVAÇÂO: Todas as imagens abaixos foram capturadas na Internet (Fontes diversas).