sexta-feira, 6 de junho de 2014

05 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente


 Imagem capturada na Internet (Fonte: Planeta Agora)
 
Hoje, pela manhã, na escola da rede municipal...

- Professora, o que é meio ambiente? (pausa) Eu não sei!

Pergunta, em tom de desabafo e aflição, ao mesmo tempo, diante da tarefa escolar de Produção Textual sobre a temática no Dia Mundial do Meio Ambiente e outras questões pertinentes.
 
Pedi que ele pensasse com calma e escrevesse a sua conclusão, pois um dos objetivos da proposta era justamente essa, avaliar o grau de conhecimento dos alunos acerca da questão básica do Meio Ambiente, ou seja, a sua definição.
 
Muitos, por terem sido meus alunos em anos anteriores, tiveram a oportunidade de ver este tópico e sua área de abrangência por ocasião de um projeto escolar voltado para esta temática.
 
Por uma questão de segundos, mesmo diante desta situação inusitada para uma turma de 8º Ano do II Segmento do Ensino Fundamental, fiquei tranquila, uma vez que este foi um caso único, isolado, sem outros questionamentos ou dúvidas explícitas na mesma turma.
 
Mas, a intervenção de outro aluno, logo em seguida, me pôs a pensar na necessidade, premente, de trabalhar a questão ambiental, desde o seu conceito até as demais esferas interligadas a esta, incluindo – sobretudo – a ação antrópica (homem).
 
- Meio Ambiente é mato! Gritou outro aluno em resposta à dúvida no ar.
 
Enlouqueci!

2 comentários:

  1. ola professora sou o aluno luan saaevedra dos santos da turma 1901 graças ao que vc posto eu nao sabia que 5 de junho era o dia mundial do meio ambiente

    ResponderExcluir
  2. Luan,

    Você deve ter esquecido, pois todo ano, eu comento na sala de aula (até para o Teste Relâmpago) e, também, para Atividades Dirigidas.

    Você deve ter esquecido. Além disso, você mesmo, no dia, fez uma produção de Texto acerca da data comemorativa.

    Tudo bem, pelo menos, agora, você não vai esquecer mais.

    Beijos

    ResponderExcluir