quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Crônica: Eu e a Geografia


 
Atualizado em 05/11/2014 às 19h25

 EU E A GEOGRAFIA
 
Posso afirmar que a minha história de vida se funde ao mesmo plano da minha área de formação, ou seja, de forma geográfica. Vou resumir em poucas palavras a relação existente entre a minha vida e a Geografia...
 
Meu pai era carioca e minha mãe é paulista... Em razão da origem dos dois e por ter nascido na cidade do Rio, sou “carioca da clara”.
 
Quando pequena morei, também, em Curitiba (Paraná), onde nasceu a quarta filha dos meus pais (eles tiveram cinco filhas ao todo).
 
Fiz faculdade na Universidade Federal Fluminense - UFF (Bacharelado e Licenciatura), em Niterói (RJ) e, ainda graduanda, viajei muito para Tiradentes e São João Del Rei (Minas Gerais) devido a projetos de pesquisa como bolsista de Iniciação Científica (UERJ/CNPq).
 
Já formada, estudei e morei em São José, na Grande Florianópolis, em Santa Catarina (Mestrado/especialização na UFSC), cuja área de pesquisa (tese) era Saquarema, aqui no Rio de Janeiro. Ainda cursando o Mestrado e fazendo pesquisa em Saquarema fui trabalhar e morar em Araguaína, no Tocantins, onde conheci o meu marido que é de Santa Rita (Paraíba). Ele é geógrafo, também.
 
Concebi a nossa filha no mesmo estado (TO) e, sem desconfiarmos da gravidez (eu não apresentava sintomas nenhum), pedimos demissão e esta acabou nascendo na minha cidade (Rio) e, por isso, tal como a mãe (eu), ela é “carioca da clara”, também! Mas, não quer ser nem pesquisadora (geógrafa) e nem professora desta área de conhecimento. Ela prefere jogar! Êta, confusão, não?

6 comentários:

  1. Marli, você publicou, SEM A MINHA AUTORIZAÇÃO, a cartilha CUIDE DO SEU BOLSO E DO PLANETA. A CARTILHA É DE MINHA AUTORIA. Eu já lhe solicitei várias vezes para retirá-la do ar e você não tomou providências. Solicito-lhe que retire, senão terei que tomar providências, ok ? Adriana Fileto

    ResponderExcluir
  2. Prezada Adriana Fileto,

    Peço-lhe desculpas por ter postado, sem a sua devida autorização, mas longe de mim querer violar quaisquer direito de terceiros, já que só o fiz como dica de cartilha voltada para a questão Ambiental, tal como relacionei outras, inclusive citando o seu nome como autora e a fonte de onde retirei a informação.

    Vale, ainda, ressaltar que não recebi nenhuma mensagem anterior, advertindo-me quanto a isso. Se houve, eu não tomei conhecimento e desconheço onde esta fora postada. Desculpe-me mais uma vez.

    Embora, o meu Blog tenha caráter educativo e a minha intenção tenha sido, exclusivamente, de divulgação, lamento ter citado a mesma. Não se preocupe, pois já retirei a referência a esta.

    A minha intenção foi apenas divulgar. Desculpe-me!

    ResponderExcluir
  3. adorei conhecer mais um pouco sobre a vida da senhora professora.
    beijos da Adriany Borges da turma 1003.

    ResponderExcluir
  4. Adriany Borges,

    Fico feliz por sua visita e, como você mesma mencionou, é um "tiquinho" da minha vida, mesmo!

    Se eu fosse contar muito mais seriam várias postagens.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei conhecer um pouco mais da sua vida,que esse ano possamos ter grandes experiencias.
    Um forte abraco,da aluna Katyelle silva,da turma 1801.

    ResponderExcluir
  6. Katyelle Silva fico feliz por sua visita ao Blog, tão logo assim do início do ano letivo. Com certeza teremos grandes experiências de vida e, por isso, temos que aproveita-las da melhor maneira possível. Um grande beijo!

    ResponderExcluir