domingo, 9 de novembro de 2014

ENEM 2014: O Caminho entre o Sonho e a Conquista de Vaga ao Ensino Superior



Imagem capturada na Internet (Fonte: Blog do Enem) 

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) deste ano (2014) teve início ontem, com as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química) e de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia).
 
Ao todo, segundo dados divulgados nos principais meios de comunicação, mais de 8,7 milhões de pessoas se inscreveram para as provas deste ano, na esperança de obter pontos para ingressar no Ensino Superior, tanto na rede pública (a mais almejada) quanto privada.
 
De acordo com as últimas notícias acerca do dia de ontem, muitos estudantes perderam a prova em decorrência do atraso, como sempre acontece, anualmente, e o motivo apontado pela maioria foi o congestionamento do trânsito.
 
Eu mesmo posso assegurar que este foi um dos motivos, pois minha filha é candidata e está realizando as provas no Centro Tecnológico (CT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o congestionamento era grande na Ilha do Fundão devido ao número excessivo de carros e, sobretudo, por algumas vias fechadas no local e, no percurso de casa até lá, por causa de obras.
 
Mas, sabemos que o mesmo não justifica, pois com as obras que estão sendo realizadas em nosso município, bem como em outros, espalhados pelo território nacional há de se prever que este tipo de risco, todos irão passar, assim como outro qualquer imprevisto.
 
Por isso, sair mais cedo de casa é a estratégia mais certa a garantir a realização da prova e sem estresse. 
 
Candidatos jovens e adultos correndo, ontem, devido a proximidade do horário de fechamento das portas às 13 h (imagens do meu acervo partícula)**.
 
 

 

 
Ainda neste contexto, um fato lastimável, ocorrido ontem, no primeiro dia do ENEM, parece ter ligação direta e/ou indireta a isso (stresse), que foi o falecimento da candidata Edivania Florinda de Assis, 32 anos, casada e mãe de uma filha de 4 anos, acometida por um edema agudo pulmonar na escola em que realizaria a prova, em Olinda (PE), em busca do sonho de entrar na Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
 
De acordo com a reportagem no O Globo (on line), a candidata, cujo local da prova era em uma das unidades do Colégio Santa Emília, no bairro Jardim Atlântico, errou – inicialmente - a unidade onde prestaria o exame e ao perceber o seu engano, correu até o local certo, distante cerca de 1 Km de onde estava.
 
Ela chegou no prédio, quatro minutos antes do expirar o tempo e, logo em seguida, desmaiou. Tomou consciência, mas desmaiou novamente. Mesmo sendo socorrida tanto por uma enfermeira no local e, depois, por uma equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a mesma veio a óbito.
 
Infelizmente, o nível de estresse nos candidatos já é elevado por conta das provas do ENEM e acrescido pelo nervosismo diante das dificuldades encontradas e dos riscos eminentes de perder as mesmas constituem fatores impactantes, negativamente, para qualquer um. O caso da candidata Edivania Florinda de Assis foi, realmente, lastimável.
 
Outro fato em destaque nas mídias foi o aumento de candidatos eliminados por uso indevido de telefones celulares. Todos sabem que é proibido o uso dos mesmos e de outros equipamentos eletrônicos durante as provas, mas de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 65 inscritos foram eliminados no primeiro dia do exame em razão disso. Número bem maior do daquele contabilizado durante a realização do ENEM do ano passado (2013), quando foram registrados - nos dois dias de provas - 47 pessoas eliminadas por tal comportamento indevido.
 
Hoje, segundo e último dia do ENEM, as áreas de conhecimentos das provas vão ser Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação) e Matemática e suas Tecnologias.  E, além destas haverá a prova de redação.
 
Em decorrência disso, o horário do exame deste domingo (09/11) ocorrerá das 13 h às 18:30 h, mais extenso do primeiro dia, ontem, cujo horário para a realização das provas foi das 13 h às 17:30 h.
 
Ah, já ia me esquecendo, hoje, temos mais um agravante que poderá dificultar a mobilidade urbana até a chegada aos locais das provas e, com isso, aumentar o número de candidatos atrasados e eliminados: a chuva. Já choveu cedo em meu bairro e, de acordo com a previsão do tempo para o nosso município (Rio de Janeiro), hoje, o dia vai ser nublado com chuva na parte da manhã, podendo garoar à tarde e à noite (Climatempo).

Confira o gabarito extraoficial das provas do 1º dia do ENEM (08/11), ontem, aqui!

. Prova AMARELA

. Prova BRANCA

. Prova ROSA

. Prova AZUL


** Se alguém for identificado nas imagens e não autorizar o uso de imagem neste espaço, a nível só ilustrativo, favor entrar em contato comigo, via e-mail (vide na lateral esquerda, no final da página), que eu, prontamente, irei excluí-la desta publicação e do meu arquivo de fotografias.  

4 comentários:

  1. Eu acho que o enem é um dos projetos mas interessante que o governo já fez, porque com ele muitas pessoas que não tem condição de pagar uma faculdade, tem a oportunidade de cursar o ensino superior por meio dessa prova, hoje em dia só não faz uma faculdade quem não quer, porque o que não falta são oportunidade, uma delas é o enem.

    Gabriel Figueira Gomes Turma:1802

    ResponderExcluir
  2. Minha irma fez essas provas e ela não encontrou dificuldade em relação a transito, ela disse que ela foi só um pouco mais cedo e consegui chegar com 30 meia hora de antecedência, eu concordo com o Gabriel, no caso a minha irma também é uma das beneficiadas por esse projeto do governo, ela atualmente cursa uma faculdade de publicidade na Estácio de sá na Barra da tijuca, mas ela está tentando passar no enem para passar para faculdade pública.
    Eu vi que no sábado que teve a prova do enem teve muito transito, vi gente correndo e ate deixando carros em lugares sujeitos a multas...
    O enem esse ano bateu recorde em quantidade de escritos, mas também, mesmo com muitos escritos muitos faltaram as provas do enem... então de certo modo isso diminui a quantidade de pessoas que quem fez irá competir.

    Ana Carolina Godoi Medrado turma:1801 Dilermando cruz

    ResponderExcluir
  3. Marli, você publicou, SEM A MINHA AUTORIZAÇÃO, a cartilha CUIDE DO SEU BOLSO E DO PLANETA. Eu já lhe solicitei várias vezes para retirá-la do ar e você não tomou providências. Solicito-lhe que retire, senão terei que tomar providências, ok ? Adriana Fileto

    ResponderExcluir
  4. Prezada Adriana Fileto,

    Peço-lhe desculpas por ter postado, sem a sua devida autorização, mas longe de mim querer violar quaisquer direito de terceiros, já que só o fiz como dica de cartilha voltada para a questão Ambiental, tal como relacionei outras, inclusive citando o seu nome como autora e a fonte de onde retirei a informação.

    Vale, ainda, ressaltar que não recebi nenhuma mensagem anterior, advertindo-me quanto a isso. Se houve, eu não tomei conhecimento e desconheço onde esta fora postada. Desculpe-me mais uma vez.

    Embora, o meu Blog tenha caráter educativo e a minha intenção tenha sido, exclusivamente, de divulgação, lamento ter citado a mesma. Não se preocupe, pois já retirei a referência a esta.

    A minha intenção foi apenas divulgar. Desculpe-me!

    ResponderExcluir