sexta-feira, 21 de novembro de 2014

20 de novembro: Dia Nacional da Consciência Negra


Pintura que retrata o herói nacional Zumbi dos Palmares 
Imagem capturada na Internet (Fonte: Terra/Notícias)
(Foto: Wikimedia Foundations/Reprodução)



Hoje, comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, em 1.046 cidades brasileiras, em tributo a Zumbi e ao Quilombo dos Palmares, respectivamente, nomes do líder e do maior quilombo do Brasil colonial, localizado na Serra da Barriga, na antiga Capitania de Pernambuco e, que hoje faz parte do município União dos Palmares, no estado de Alagoas.

 
A data se refere ao dia de sua morte, ocorrida em 20 de novembro de 1695. A ideia de escolher uma data comemorativa específica remonta o início dos anos 70 (Século XX), quando um grupo de seis pessoas, engajado no movimento negro, em Porto Alegre (Rio Grande do Sul), resolveu homenagear a luta da comunidade negra brasileira.
 
Esta, por sua vez, se encontrava insatisfeita com a data 13 de maio, na qual se comemora a Abolição dos Escravos, cuja lei fora assinada, em 1888, pela Princesa Isabel.
 
A sugestão foi do militante do grupo, o poeta e professor, Oliveira Silveira, que julgava que esta nova data teria maior expressividade para a comunidade negra brasileira.
 
A data comemorativa foi incluída no Calendário Escolar em território nacional em 2003, mas somente em 2011, a mesma foi oficializada como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (Lei 12.519).

Hoje, a data é feriado oficial em 1.046 cidades brasileiras.
 
O líder quilombola, Zumbi de Palmares é considerado herói nacional, constando no chamado "livro de aço", o "Livro dos Heróis e das heroínas da Pátria”, o qual é guardado no Panteão da Pátria Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes em Brasília.
 
Para saber mais sobre este tema, o Blog tem outras postagens pertinentes à data e à vida do líder Zumbi de Palmares. 

9 comentários:

  1. Bom, acho que o dia da cosciência negra é marcada também pelo racismo, muitas pessoas constumam falar dos negros como se não fossem pessoas como nós, acham que não podem ter uma boa condição como nós "brancos", e sim acham que são pobres. Além que foi a libertação dos escrados, o fim da escravidão, pois isso foi uma luta vencida por eles porque jamais eles desistiram dessa lei, que é a Lei Áurea.
    (Maria Amanda Silva Abreu.
    Turma: 1802)

    ResponderExcluir
  2. Muito legal ter uma data comemorativa homenageando um dos mais importantes quilombos do período colonial, e também da extinção da escravidão no Brasil .
    (Stéphany Lima De Azevedo.T:1802)

    ResponderExcluir
  3. Muito bom professora você divulgar este dia tão especial para todas negros do Brasil.Você está ensinando muitos alunos sobre o dia da consciência Negra. foi muito bom ver este blog pois vi maravilhas e aprendi também. ( Giselle de Oliveira Fernandes Turma:1801)

    ResponderExcluir
  4. Marli, você publicou, SEM A MINHA AUTORIZAÇÃO, a cartilha CUIDE DO SEU BOLSO E DO PLANETA. Eu já lhe solicitei várias vezes para retirá-la do ar e você não tomou providências. Solicito-lhe que retire, senão terei que tomar providências, ok ? Adriana Fileto

    ResponderExcluir
  5. Não acho certo o dia da consciência negra , por que somos todos iguais os negros , brancos , amarelos , albinos , só por que o negro um dia ja foi escravizado mais já acabou .. Não existe dia do branco , nem do amarelo.
    As próprias pessoas negras ss acham diferentes , sou morena , e não acho isso necessário ... (Eloisa Sabrina M. Barbosa . T-1802)

    ResponderExcluir
  6. Eu acho o dia da consciência uma linda homenagem ao povo que quase não tem voz na sociedade, um dia que nos mostra que todos temos direitos iguais, e que se não fossem alguns fatos históricos que marcasse esse dia muitos negros ainda seriam escravizados. Lindo dia, linda homenagem!!

    ResponderExcluir
  7. Prezada Adriana Fileto,

    Peço-lhe desculpas por ter postado, sem a sua devida autorização, mas longe de mim querer violar quaisquer direito de terceiros, já que só o fiz como dica de cartilha voltada para a questão Ambiental, tal como relacionei outras, inclusive citando o seu nome como autora e a fonte de onde retirei a informação.

    Vale, ainda, ressaltar que não recebi nenhuma mensagem anterior, advertindo-me quanto a isso. Se houve, eu não tomei conhecimento e desconheço onde esta fora postada. Desculpe-me mais uma vez.

    Embora, o meu Blog tenha caráter educativo e a minha intenção tenha sido, exclusivamente, de divulgação, lamento ter citado a mesma. Não se preocupe, pois já retirei a referência a esta.

    A minha intenção foi apenas divulgar. Desculpe-me!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom professora a senhora ter feito essa homenagem para os negros que sofrem com tantas coisas e me fez aprender mais sobre esse dia....
    Maria gabriella Turma 1901

    ResponderExcluir
  9. OLA PROFESSORA SOU O ALUNO LUAN SAAVEDRA DOS SANTOS DA TURMA 1901 PARABENS PELA HOMENAGEM AOS NEGROS

    ResponderExcluir