sábado, 23 de agosto de 2014

Mensagem: Estratégia


Imagem capturada na Internet (Fonte: Minha Retina)



ESTRATÉGIA
Autor Desconhecido

Um senhor vivia sozinho em Minnesota. Ele queria virar a terra de seu jardim para plantar flores, mas era um trabalho muito pesado. Seu único filho, que o ajudava nesta tarefa, estava na prisão.  O homem então escreveu a seguinte carta ao filho:
 
"Querido Filho, estou triste, pois não vou poder plantar meu jardim este ano. Detesto não poder fazê-lo, porque sua mãe sempre adorou flores e esta é a época certa para o plantio. Mas eu estou velho demais para cavar a terra. Se você estivesse aqui, eu não teria esse problema, mas sei que você não pode me ajudar, pois estás na prisão. Com amor, seu pai." 

Pouco depois, o pai recebeu o seguinte telegrama:

"Pelo amor de Deus, pai, não escave o jardim! Foi lá que eu escondi os corpos!"
 
Como as correspondências eram monitoradas na prisão, às quatro da manhã do dia seguinte, uma dúzia de agentes do FBI e policiais apareceram e cavaram o jardim inteiro, sem encontrar qualquer corpo.
 
Confuso, o velho escreveu uma carta para o filho contando o que acontecera.

E esta foi a sua resposta:
 
"Pode plantar seu jardim agora, amado pai. Isso foi o máximo que eu pude fazer no momento."

 
Estratégia é tudo!!! 

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

I Campanha da Solidariedade 2014



Logotipo da Campanha da Solidariedade da
Escola Municipal Dilermando Cruz



Diferentemente de outras edições da nossa Campanha da Solidariedade, a primeira deste ano começou somente no segundo semestre. Isso se deu em consequência do calendário escolar e a Copa do Mundo, já que todo ano a mesma era finalizava no mês de julho. 

Embora, os alunos da Turma 1901 – responsável pela mesma - estejam empenhados a alcançar as metas deste ano, o resultado obtido - até o presente momento - está longe de nossas expectativas.
 
Confeccionando cartazes

Divulgando nas salas de aula

Sensibilizando os alunos do I segmento do Ensino Fundamental
 

Recolhendo os donativos nas salas de aula
 

Estamos em reta final desta edição e, de acordo com as metas estabelecidas junto com a turma e contagem realizada na última 3ª feira (19/08), só foram alcançados 33% da meta das gelatinas e 12% do leite em pó.

 Triagem e contagem dos donativos

 
 
Para a próxima 3ª feira (26/08) está agendado o Dia D da Campanha da Solidariedade, dia dedicado à entrega das doações. Algumas pessoas, funcionários (professores, pessoal de apoio e administrativo) e alunos já se comprometeram a contribuir.
 
Esperamos contar com o apoio de toda a Comunidade Escolar que sempre se mostrou solidária a esta causa ligada ao tratamento de câncer em crianças e jovens, portadoras da doença.
 
Só para lembrar...
 
Metas

- 1200 caixinhas ou envelopes de gelatinas vermelhas

- 300 sacos ou latas de leite em pó
 
 
Instituições beneficiadas

- Hospital Mário Kröeff (Tratamento e Prevenção do Câncer)

Rua Magé, 326 – Penha Circular – Rio de Janeiro/CEP: 21020-130
 
- Casa de Apoio à Criança com Câncer São Vicente de Paulo

Estrada do Colégio, 1.185 - Irajá - Rio de Janeiro / CEP: 21.235-280



Participe! Contribua com a Campanha da Solidariedade 2014!


"Aquele que tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar".
Santo Agostinho


Imagem capturada na Internet (Fonte: Mensagens 10)

Conflito entre Israel x Palestina - Parte I

 
Imagem capturada na Internet (Fonte: Blog Amnésia)


Nada como retornar às atividades do Blog com um tema atual e, ao mesmo tempo, polêmico e pouco compreensível a muitos alunos: o conflito entre Israel e a Palestina, isto é, entre os judeus e árabes (“palestinos”) na Faixa de Gaza.

Antes de qualquer coisa, quero deixar claro que a minha intenção, aqui, não deve ser interpretada - de forma alguma – que eu queira defender uma ou outra parte envolvida, isto é, os judeus, os árabes palestinos ou o próprio Hamas. Não! De jeito nenhum!
 
Pretendo sim, abordar a temática, colocar os fatos como estes foram e estão sendo registrados, mas sem defesa de causa. Desejo somente e, exclusivamente, torna-la mais compreensível ao entendimento dos alunos quanto às razões que cada um faz uso como justificativa de seus atos, bem como o estopim deste mais novo conflito.
 
Além disso, vale a pena ressaltar que, para efeito desta postagem, não desejo aprofundar-me em termos do processo histórico quanto a origem dos conflitos Israel x Palestina. Para tal, reservarei uma postagem, a ser publicada futuramente, assim como indicarei sites que  ofereçam riquíssimo material para análise.

Além disso, como este tópico é bastante abrangente, outros artigos deverão ser publicados sequencialmente sobre a mesma temática.

Os principais meios de comunicação, nos últimos meses, registraram imagens de crianças entre as diversas vítimas fatais do referido conflito, o quê despertou revolta e, também, a curiosidade de alguns alunos, tanto do segundo segmento do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio.

Imagem capturada na Internet (Fonte: PSTU)
 
As atrocidades que um conflito ou uma guerra traz, reflete o lado obscuro e de horror da desordem política, econômica e/ou social de um ou mais territórios e/ou povos envolvidos, as quais, infelizmente, atingem inúmeros civis, inocentes.
 
É fato que há grandes danos materiais, arrasando cidades, suas construções, escolas, hospitais, monumentos históricos etc., mas nenhuma delas supera a dor e a comoção, nacional e/ou mundial, quanto às inúmeras perdas humanas.
 
Embora, o embate entre os judeus israelenses e os palestinos (árabes) seja antigo, a última onda de violência na região teve início, no mês de junho deste ano, após ações extremistas praticadas por ambos os lados.

Na verdade, o incidente inicial foi o estopim que deflagrou o barril de pólvora que traduz a verdadeira realidade da região em questão. O contra-ataque por parte de Israel já era esperado e foi subsequente.
 
Três jovens judeus, seminaristas, foram sequestrados e mortos, quando regressavam de uma escola religiosa, na Cisjordânia, no início do mês de junho passado. Os jovens ficaram três semanas desaparecidos até que os corpos foram encontrados, com marcas de tiros. Na sequência da imagem abaixo, são eles, da esquerda para a direita: Naftali Fraenkel (16 anos), Gilad Shaar (16 anos) e Eyal Yifrach (19 anos).
 
Imagem capturada na Internet (Fonte: Blog Reinaldo Azevedo - Revista Veja)


Após a prisão do mandante do crime, que confessou ter sido financiado pelo Hamas, fato contestado pelo Grupo, na época. Mas, o clima de tensão na região se agravou e piorou com os disparos vindo da Faixa de Gaza. O contra-ataque de Israel foi imediato.

No dia seguinte, imbuídos por vingança, jovens judeus extremistas sequestraram e atearam fogo no palestino Mohammed Abu Khdeir, 16 anos, em Jerusalém Oriental, que foi queimado vivo, segundo a autópsia realizada, emergindo e acirrando mais ainda o clima hostil na região.
 
Imagem capturada na Internet (Fonte: Wikipédia)
 
E mesmo com o Hamas negando a autoria dos crimes, foi, sob essa conjuntura, que os ataques e contra-ataques começaram e se sucederam, até hoje, na Faixa de Gaza, envolvendo o Hamas  e os israelenses.

Recentemente, no último dia 20, uma autoridade do Hamas admitiu a participação de membros do grupo no assassinato dos três rapazes, seminaristas, judeus.

Só para ter uma ideia, de acordo com os últimos dados obtidos nas mídias, as ofensivas israelenses em represália aos ataques do Hamas, resultaram em 2.071 vítimas palestinas, sendo 541 crianças, 250 mulheres e 95 idosos. Quanto aos feridos na Faixa de Gaza o número reporta a 10.196 feridos. Do lado israelense, os números foram bem menores, somando 67 israelenses mortos (sendo 64 militares, dois civis e um estrangeiro) e cerca de 500 feridos.

Há registro, ainda, que entre os 64 militares israelenses mortos, cinco foram vítimas do chamado "fogo amigo", isto é, foram atingidos pelos próprios amigos, colegas da tropa, seja por erro de cálculo ou por qualquer situação que causou certa confusão na avaliação do perigo.

Esses números díspares entre as vítimas fatais e feridos decorrem da superioridade militar israelense em termos de arsenal bélico, tanto terrestre quanto aéreo, inclusive, de destruição de foguetes lançados pelo Hamas. Não esquecendo, é claro, que os EUA são os principais financiadores de Israel, cujo apoio envolve diversos interesses políticos e econômicos.
 
Vários protestos e manifestações têm acontecido em diversos pontos do planeta pedindo o fim dos ataques na região, inclusive, em Israel, milhares de manifestantes se reuniram em Tel Aviv  para pedir a retomada das negociações de paz entre o governo e o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Zeidan Abbas, mais conhecido como Abu Mazen.

Na tentativa de chegar a um acordo e dar fim ao conflito, o Egito assumiu a função de mediador entre as partes envolvidas, mas de acordo com as últimas notícias e o fim da trégua entre eles, não haverá mais nenhuma possibilidade de acordos de Paz. 

Na verdade, esta situação de grande hostilidade mútua e sem acordo definitivo entre os israelenses e os palestinos só ratifica que a Paz está longe de ser alcançada na região. Trata-se de uma questão histórica, cujas cicatrizes não se fecharam e, ainda, comprometem um desfecho satisfatório para ambos os lados e, consequentemente,  para os povos que ali vivem. Cada um carrega motivos e justificativas para os seus respectivos atos, de forma inflexível.

Embora, não seja a minha intenção - nesta - aprofundar-me quanto aos conflitos entre Israel e a Palestina, tal como já mencionei, eu a sintetizarei em quatro conjunturas históricas que marcaram a vida dos povos judeu e árabe:

Mesmo não sendo o objetivo principal, desta, aprofundar-me quanto ao processo histórico dos conflitos Israel x Palestina, eu posso sintetizá-lo sob cinco conjunturas históricas que marcaram a vida dos judeus e árabes na região, a saber:
 
- Primeira, a migração forçada dos judeus que viviam na Palestina, ocorrida no Século I da Era Cristã (ano 70 D.C.), quando os mesmos foram expulsos pelos romanos;
 
- Segunda, após a expulsão dos judeus, diferentes povos passaram pela Palestina, ao longo dos milênios, sucedendo os árabes, à partir da expansão islâmica, em 634 D. C. e os Otomanos (turcos), quando o seu território foi incorporado ao imenso Império Otomano (1517-1918). Contando com uma população predominante, os árabes adotaram a Palestina como sua pátria;
 
- Terceiro, com o movimento sionista (final do Século XIX) e a Declaração de Balfour (1917), ambos em apoio à imigração de judeus à Palestina (retorno à Terra Prometida) e, também, da criação de um Estado judaico no território, o fluxo de imigrantes judeus aumentou consideravelmente, ganhando mais força durante e após a II Guerra Mundial em razão, entre outros aspectos, da comoção mundial quanto ao sofrimento destes com as perseguições e mortes cometidos pelo governo nazista de Adolf Hitler (Holocausto);
 
- Quarta, em meados do Século XX (1947), a Assembleia Geral da ONU colocou em votação e aprovou a partilha do território da Palestina entre os judeus e árabes. As áreas destinadas fora, assim estabelecidas, 57% das terras palestinas para os judeus e os 43% restantes para os árabes. Foi à partir desta divisão do território da Palestina e da criação do Estado de Israel, que tudo começou... Nem os árabes palestinos e nem os países vizinhos árabes concordaram com a divisão e vários conflitos e guerras foram desencadeados, como a Guerra de Independência (1948), a Guerra dos Seis Dias (1967) e a Guerra do Yom Kippur (1973);
 
- Quinta, tem a ver com a nova organização territorial da Palestina, com novos "territórios ocupados por Israel". Como este saiu vitorioso nos embates com os palestinos e países árabes vizinhos (Egito, Síria, Líbano, Transjordânia), os israelenses passaram a dominar e ocupar novas áreas, aumentando os seus limites. Com isso, a instabilidade política na região se agravou.
 
No quadro abaixo há como analisar o território da Palestina antes e depois da divisão proposta inicial da ONU, bem como a evolução da ocupação de outras áreas por Israel, reduzindo e comprimindo cada vez mais o direito dos palestinos (árabes) à terra (clique para ampliar).
 

Imagem capturada na Internet (Fonte: Oca Virtual)

Sendo assim, o conflito histórico em si perpassa pela questão territorial (posse de terra), étnica, cultural e religiosa. 

Durante mais de 40 dias de conflitos sucessivos, intercalados por períodos curtos de cessar-fogo, sob a mediação do Egito, alguns deles não foram efetivamente cumpridos até o prazo final, havendo ataques e, consequentemente, contra-ataques por ambas as partes.

Na última trégua, em represália ao ataque do Hamas, antes do término do prazo estabelecido, o Primeiro-Ministro israelense autorizou novos bombardeios e estes foram feitos, matando três pessoas, entre as quais uma mulher e uma criança na Faixa de Gaza, segundo notícias de última hora da região (19/08).
 
Em função desta situação configurada, mais de uma vez pelos militantes palestinos, isto é, interrompendo a trégua, os negociadores israelense foram retirados do Cairo, capital do Egito. Assim como, do lado do Hamas, a mesma conduta se seguiu. Com isso, um possível acordo de Paz entre Israel e Palestina ganhou distância e longe está de ser estabelecida.

Diante de uma eventual necessidade de expandir suas operações militares na Faixa de Gaza, Israel já convocou 10 mil reservistas, ontem, segundo informações no Telejornal da noite.

Imagem capturada na Internet (Fonte: Dicção Velô)

 
Fontes de Consulta

. Curso Objetivo

Jornal O GLOBO (impresso, várias edições)

. Material didático (particular)

. Portal G1 (várias reportagens)

. Reuters Brasil

. Wikipédia

. Veja na História

E. M. Dilermando Cruz: Festa Agostina



Imagem capturada na Internet (Fonte: Magia Gifs


No dia o7 de agosto passado, a E. M. Dilermando Cruz realizou a sua Festa Agostina, tão esperada pelos alunos, sobretudo, do I Segmento do Ensino Fundamental. 

A expectativa de todos os profissionais da Educação, lotados na referida Unidade Escolar, era grande e tudo - graças a Deus e ao empenho de todos - deu certo, inclusive, a ajuda de São Pedro, que mesmo não tendo o seu dia coincidente com a data, ajudou, afastando as nuvens e aumentando a temperatura.

Como eu fiquei como uma das responsáveis pela Barraca "Boca de Palhaço", junto com as professoras Juliana Borges (Geografia) e Simone Symon (Artes), não pude fotografar muito as atividades, como as apresentações das danças.

Aproveitei quando sai para comer alguma coisa para fazer alguns registros, assim como estando na barraca.

Mas, fiquei feliz ao ver os rostinhos de alunos, da faixa etária infanto-juvenil, felizes ao acertarem a boca do palhaço e terem a opção de escolher o prêmio (prenda). 

A primeira vista, a abertura da "boca do palhaço" - feita no dia anterior por alguns professores - parecia-me grande demais, capaz de facilitar o lançamento certeiro da bola (cada pessoa tinha direito a três jogadas), mas que nada! Teve até quem pedisse ao responsável para jogar, entre as três tentativas, na esperança de acertar e saia da barraca, frustrado.

Vale a pena alguns registros. Devo ressaltar, aqui, que algumas imagens - devidamente identificadas e autorizadas quanto ao uso - fazem parte dos registros feitos a partir da máquina da escola.

 
Pré-abertura do Evento Escolar 

 

 

 

 

 

 
 
 Alguns membros da equipe de profissionais da Educação da escola
Imagem dos arquivos da Unidade Escolar

Prof.ª Alessandra Aguiar (Diretora Geral) e o Prof. Marcelo Siqueira (Educação Física)
Imagem dos arquivos da Unidade Escolar



 Professoras da escola
Imagem dos arquivos da Unidade Escolar

Maria Alice (Língua Portuguesa) e Cecília Alvarenga (Inspetora de aluno)
Imagem dos arquivos da Unidade Escolar
 

Professoras da escola
Imagem dos arquivos da Unidade Escolar
 

 Professores da escola
Imagem dos arquivos da Unidade Escolar
 

 Marcelo Siqueira (Ed. Física), Leandro Barbosa (Ciências) e Pedro Alexandre (Inspetor)
Imagem dos arquivos da Unidade Escolar

 
Prof.ª Juliana Borges

Eu
 



 

 

 

 

 

 

 

Alunas da Turma 1802

Adereço de uma das danças

Datas Comemorativas: Mês de Agosto



Imagens capturadas na Internet e trabalhada no Adobe Photoshop
(Fontes diversas)


Apesar de já estarmos no final do mês, não vou deixar de publicá-las.


 AGOSTO

1º. Dia Nacional do Selo
 
02. Dia do início da Semana da Cultura Nordestina
 
03. Dia do Tintureiro
        Dia do Capoeirista
 
05. Dia Nacional da Saúde
 
07. Dia em que Tim Berners-Lee colocou on-line o primeiro website,
       inaugurando a World Wide Web (www)
 
08. Dia dos Bandeirantes
        Dia do Pároco
 
09. Dia Internacional dos Povos Indígenas
 
10. Dia dos Pais (2º Domingo de agosto/2014)
       Dia Internacional do Biodiesel
 
11. Dia da Televisão
      Dia do Advogado
      Dia do Estudante
      Dia do Garçom
      Dia do Pendura
      Dia do Hoteleiro
      Dia do Magistrado
      Dia Internacional da Logosofia
 
12. Dia Nacional das Artes
      Dia dos Escoteiros do Mar
 
13. Dia do Economista
       Dia do Azar
       Dia da Bandeirante
       Dia dos Encarcerados

14. Dia do Cardiologista
       Dia do Protesto
       Dia da Unidade Humana
       Dia do Artista Plástico
       Dia do Combate à Poluição
 
15. Dia da Informática
       Dia dos Solteiros
       Assunção de Nossa Senhora
 
16. Dia do Filósofo
 
17. Dia do Patrimônio Histórico Nacional
       Dia Nacional da Construção Social
 
18. Dia da Revolução Cultural
       Dia do Estagiário
       Dia Mundial da Libertação Humana
       Dia das Vocações Religiosas

19. Dia do Artista de Teatro
       Dia Internacional da Fotografia
       Dia Internacional do Fotógrafo
       Dia Mundial da Fotografia
       Dia Nacional do Historiador
 
20. Dia dos Maçons
        Dia do Vizinho
        Dia do Caçador
 
21. Dia do Início da Semana Nacional da Criança Excepcional
       Dia Nacional da Habitação
 
22. Dia do Folclore
       Dia do Supervisor Escolar
       Dia do Religioso
 
23. Dia Contra a Injustiça
       Dia dos Artistas
       Dia do Aviador Naval
 
24. Dia da Infância
        Dia dos Artistas
 
25. Dia do Feirante
       Dia do Soldado
       Dia da Careta
       Dia do Catequista
       Dia das Obras Pontifícias
       Dia das Vocações Leigas
 
26. Dia Internacional da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
       Dia Internacional da Igualdade da Mulher
 
27. Dia do Corretor de Imóveis
       Dia do Psicólogo
       Dia do Peão de Boiadeiro
 
28. Dia da Avicultura
        Dia do Avicultor
        Dia Nacional do Bancário
        Dia do Legionário
 
29. Dia Nacional do Combate do Fumo
 
30. Dia do Vendedor Lojista
 
31. Dia da Nutricionista