terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Ano Letivo 2014: XI Feira Cultural do C.E. Prof.ª Sonia Regina Scudese - Parte I

 

 
Tal como mencionei, anteriormente, estou postando imagens de algumas atividades que foram realizadas, no 4˚ Bimestre, nas duas Unidades Escolares em que trabalho. Neste caso, a atividade ao qual me refiro, nesta, foi a XI Feira Cultural do C.E. Prof.ª Sonia Regina Scudese, cujo tema do ano 2014 foi “Personalidades”.

Como é realizado, anualmente, todas as turmas apresentam - nos três turnos - conforme uma escala de organização e exposição, estabelecida previamente pela equipe gestora. Cada turma conta com as orientações e apoio de dois a três professores, inclusive, como avaliadores do trabalho apresentado.

No evento em questão, eu fiquei como professora co-respoonsável da Turma 3002, junto com os professores Vanessa Cândida de Souza (Língua Portuguesa) e Artur Dalla Cypreste (Sociologia), sendo a primeira responsável pela referida turma e, o segundo, atuando como eu, ou seja, auxiliando nas orientações devidas.
 
Depois de muitas discussões entre os alunos e os referidos professores, sobretudo, a professora responsável (Vanessa Cândida), a personalidade selecionada foi Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.
 
Eu não estava presente no dia da escolha, mas quando soube, adorei, pois além de ser uma personalidade forte e importante da história do Brasil, do Nordeste, a sua biografia nos oferece uma ampla riqueza de dados geográficos e culturais.
 
 
 


 

 

A turma foi dividida em pequenos grupos, cada qual sendo responsável por um aspecto ligado à vida de Luiz Gonzaga e ao semiárido nordestino. Com base nisso, a sala foi organizada e decorada conforme a ideia geral dos alunos em termos de apresentação, a saber:

 
- Biografia de Luiz Gonzaga (apresentação oral apoiada em cartazes);
 
- Música (linha do tempo das gravações e os principais sucessos do cantor). Além da confecção da linha do tempo, os alunos apresentaram uma sanfona (ou acordeom), um LP do cantor e uma aluna da turma tocou Asa Branca no violino;
 
- Dados Geográficos com foco no estado de Pernambuco, na cidade de Exú, na região do Semi-árido (com apoio de mapas, imagens e desenho de retirantes nordestino durante a seca);
 
- Caracterização de cenário com rede exposta, quadros de xilogravuras, desenho de uma cactácea, anjos decorativos em lona pendurada na parede, corda com literatura de cordel etc.;     
 
- Comida típica do Sertão Nordestino;
 
- Sessão de Fotografias antigas e atuais de visitação na cidade natal (Museu, casa de Luiz Gonzaga etc.);
 
- Imagem desenhada de Luiz Gonzaga para fotos e, por fim, um grupo de retirantes com as lembrancinhas da turma aos visitantes (detalhe: um livreto de Literatura de Cordel contando a morte do Rei do Baião (autor: Gonçalo Ferreira da Silva), balas Juquinha e duas paçocas).
 
Além dos visitantes ouvirem Asa Branca no violino, o ambiente teve como fundo musical o CD de Luiz Gonzaga (Seleção Essencial/Grandes Sucessos) e um casal de alunos dançando forró.
 
Algumas professoras visitantes foram chamadas e dançaram forró com o aluno Jorge da Silva Freitas, inclusive, a Diretora da Unidade Escolar, a Prof.ª Marileia  Ernandes Damaso.
Os alunos me surpreenderam pelo empenho e dedicação para que tudo desse certo. E deu!














 



 

 
 
 
 
 





 






 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário