domingo, 31 de maio de 2015

Registros de Neve nos Estado do Rio de Janeiro

 Imagem capturada na Internet
(Fonte: Tempo e Clima)
 
Eu já publiquei - aqui, no Blog - algumas matérias acerca da precipitação nival (neve) no estado do Rio de Janeiro, mais especificamente, no Pico das Agulhas Negras, inclusive, com imagens que comprovam.
 
Na elaboração desta, pesquisei outras fontes na Internet, sobretudo, mais recentes, já que há registros de neve em nosso estado por vários anos, sendo a de 1985 considerada a maior de todas (não sei a nível de Brasil, mas no estado, esta foi).
 
Para haver precipitação de neve é preciso que a umidade do ar esteja elevada e a temperatura abaixo de zero.
 
De acordo com os dados levantados, o registro histórico de queda de neve, durante o inverno, no Parque Nacional do Itatiaia e em sua parte alta, isto é, no Pico das Agulhas Negras se resume em:

. 1867: Primeiro registro de nevasca em Itatiaia.
 
. Junho de 1985: A neve que caiu no Parque Nacional de Itatiaia foi considerada atípica e atraiu bastante turistas. De acordo com o jornal O Globo, até na capital do estado, foi realizada uma operação de recolhimento de mendigos das ruas devido as baixas temperaturas.
 
 Imagem capturada na Internet
(Fonte: Itamonte Net)
 

Imagens capturadas na Internet
(Fonte: Blog Assomar)
 
. Julho de 1988: Os termômetros registraram - 9˚C, sendo a temperatura mais baixa dos últimos 12 anos. A neve caiu por volta das 21 h e, somente por volta das 10h30m, do dia seguinte, o Sol seguiu derreter a neve. Muitos turistas aproveitaram para fazer bonecos de gelo e quebrar a capa de gelo formada na superfície dos córregos.
 
. Julho de 1996: Com a temperatura registrando - 6˚C houve a formação de geada no Parque de Itatiaia e a vegetação amanheceu com uma fina camada de gelo.
 
. Agosto de 1999: Nevou na região durante dois dias.
 
. 2001: Nevou e a vegetação do Parque voltou a ficar coberta de neve e gelo.
 
. 2004: A neve caiu no alto da Serra de Itatiaia, sendo precedido por um temporal de granizo. O fenômeno durou 30 minutos e foi observado em áreas acima de 2 mil metros.
 
. Maio de 2009: Formação de geada com registro de - 3˚C.
 
. Junho de 2010: Com as temperaturas baixas houve a formação de geada.
 

 Imagens capturadas na Internet
 
. Setembro de 2012: Houve queda de neve na área mais alta do Parque, cuja temperatura atingiu -9° C.
 
 Imagem capturada na Internet
(Fonte: ICMBio)
 
. Julho de 2013: Os termômetros registraram dez graus negativos (-10°C) no Pico das Agulhas Negras.
 
De acordo com o site Itamonte Net há registro, ainda, de temperaturas baixas, com nevascas na região, nos anos de 1928, 1970, 1973, 1975.

Fontes:

. Itamonte Net

. O Globo

5 comentários:

  1. Bacana esse registro historico, parabens.

    ResponderExcluir
  2. Seria muito interessante se pudesse ser erguida uma cidade nesta região. Já imaginaram, em pleno estado do Rio de Janeiro, ser possível ir para uma cidade e ver neve no inverno!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma área de Parque Nacional , área de preservação!

      Excluir
  3. Desculpe-me, pois só agora vi os comentários...

    Verdade, o Pico das Agulhas Negras é uma Área de Preservação Permanente (APP) - da Reserva Biológica. Por este motivo não pode ser edificado (construções) e, inclusive, o acesso ao Parque é controlado.

    Obrigada pela visita ao Blog!

    ResponderExcluir