domingo, 14 de junho de 2015

2015: Ano Internacional da Luz


 Imagem capturada na Internet (Fonte: UNESCO do Brasil)
 
Há muito tempo estou para comentar no Blog acerca do tema escolhido para o Dia Internacional do ano de 2015. A escolha foi realizada, no dia 20 de dezembro de 2013, durante a 68ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), com os representantes de cada país-membro.
 
O tema escolhido para este ano foi a Luz e as Tecnologias baseadas em Luz, em outras palavras, a ciência óptica e suas aplicações, sobretudo, nas áreas de energia, educação, agricultura, comunicação e saúde.
 
O objetivo principal para a escolha deste tema, segundo o Portal da UNESCO no Brasil, é “destacar a importância da luz e das tecnologias ópticas na vida dos cidadãos, assim como no futuro e no desenvolvimento das sociedades de todo o mundo”. Visando não só promover o desenvolvimento sustentável, como também encontrar soluções passíveis de subsidiar os mais diversos campos.
 
Conforme ratifica o referido Portal,
A luz exerce um papel essencial no nosso cotidiano
e é uma disciplina científica transversal
obrigatória para o século XXI.
Ela vem revolucionando a medicina,
abrindo a comunicação internacional por meio da internet
e continua a ser primordial para vincular
aspectos culturais, econômicos e políticos da sociedade mundial”.
 

2 comentários:

  1. Você poderia me ajudar? Eu preciso de um tema para o trabalho de seminário integrado, que envolva as matérias de ciências humanas e luz. Poderias me dar idéias?

    ResponderExcluir
  2. Você pode falar sobre a importância do domínio do fogo pelo homem pré-histórico e a partir disso a sua evolução em termos de aplicação. A revolução em termos de descoberta, domínio e mudanças no cotidiano das sociedades.

    ResponderExcluir