quinta-feira, 11 de junho de 2015

Proposta de Subprojeto: Diagnóstico da E.M. Dilermando Cruz



Horário do intervalo do recreio - E.M. Dilermando Cruz
Imagem do meu acervo profissional
 
Dando continuidade a postagem anterior, mas com foco na minha proposta de atividade para contemplar o subprojeto “Valorizando a Escola” (1˚ Bimestre), eu optei por realizar um antigo projeto de minha autoria, voltado para a mesma Unidade Escolar e apresentado no Simpósio Múltiplos Letramentos na Escola Pública (UFRJ), em 22/09/2012, no Colégio Municipal Prefeito Mendes de Moraes, na Ilha do Governador (RJ).
 
Embora, as intenções quanto a sua realização fossem reais e o corpo discente já estivesse a par das etapas que eles iriam trabalhar, o mesmo nunca pode ser desenvolvido mediante as grandes mudanças por quais a escola passou.
 
Como a nova e atual Gestão Escolar se mostrou aberta à recuperação da imagem da escola perante às comunidades interna e externa, eu percebi a possibilidade de desenvolvê-lo e optei em propor aos alunos a fim de contribuir para que os problemas – tanto de ordem física/estrutural quanto organizacional/comportamental - fossem detectados e discutidos por eles mesmos, os principais agentes ou protagonistas do processo educativo (os alunos) e, por fim, apresentados sob a forma de exposição.
 
  Diretor Geral Prof. Harold Hobbes Silva
Imagem do meu acervo particular

Como já era previsto, um bimestre consiste em um período de tempo muito curto para a realização das etapas da proposta, em questão, uma vez que as mesmas têm por base realizar uma análise diagnóstica de toda Unidade Escolar, além da parte externa (caracterizar e diagnosticar as suas condições), promoção de discussões entre os elementos do grupo e apresentação de ações e medidas mitigadoras e/ou minimizadoras aos problemas detectados, a fim de reverter a situação configurada a um nível compatível com os objetivos de resgatar o valor da escola, como espaço de referência à Comunidade Escolar, à comunidade externa (bairro e adjacências) e junto à 4ª Coordenadoria Regional de Educação, da qual pertence.
 
Além disso, a necessidade de eu estar junto aos grupos em determinados recintos e além do horário não foi tão simples mediante à administração das minhas aulas. Sendo assim, por este configurar como um trabalho complexo e extensos, o mesmo não pode ser concluído no período pré-determinado e nem ser apresentado por ocasião da culminância do Projeto, em 15 de abril do ano em curso.
 
Muitos alunos (6˚ e 8˚ Ano) estão fechando os trabalhos agora, sendo que os da Turma 1602 se apresentam mais atrasados, pois as minhas aulas são na 5ª e 6ª feiras, dias estes que coincidiram com muitos feriados e pontos facultativos. Daí, eu ter que atrasar as atividades para dar prioridade às aulas em razão do cumprimento do Conteúdo Programático e das datas das avaliações bimestrais.
 
Os alunos foram divididos em grupos, tendo cada um líder, e a proposta de cobrir um ou dois recintos da Unidade Escolar. Além dos registros fotográficos, entrevistas foram realizadas pelos alunos a professores, funcionários, Direção e outras pessoas ligadas direta e/ou indiretamente à escola.  
 
Discussões entre os alunos da Turma 1801 em seus respectivos grupos
 

 





 



Nenhum comentário:

Postar um comentário