quarta-feira, 29 de julho de 2015

Aconteceu na E. M. Dilermando Cruz: Subprojeto do 2˚ Bimestre de 2015 - Parte I


Imagem capturada na Internet

Entre as atividades desenvolvidas no âmbito da E.M. Dilermando Cruz, no 2˚ Bimestre de 2015, vale destacar o subprojeto elencado para o período, o qual foi pertinente à temática “Contribuição do Negro na Construção da Cidade do Rio de Janeiro”.
 
O evento foi realizado no dia 22 de maio, muito embora - durante o bimestre todo - alguns professores da Unidade Escolar tenham dado continuidade aos trabalhos sob o mesmo foco. 

Neste dia, a solenidade de Abertura foi no pátio interno da escola, com a execução do Hino Nacional, cantado por todos os alunos do turno da manhã e, também, do 2˚ Turno, presentes na cerimônia.
 
A Programação contava com diversas atividades, tanto no pátio interno e em outros recintos, próximos a este, quanto no Auditório.
 
No pátio interno e arredores foram expostos os trabalhos dos alunos (cartazes), assim como a exposição de alguns pratos da culinária africana, apresentação de dança (Maculelê) etc. Infelizmente, o grupo que iria jogar capoeira não compareceu. 
 
No Auditório, além da realização de peças teatrais sob a mesma temática, contracenada pelos alunos do 9˚ Ano (Turmas 1901, 1902 e 1903) houve Roda de Conversa com o Diretor do Grupo Panela de Barro, Haroldo Mário Rosa, cujo tema, entre outros, versou sobre a Lei 10.639/03, a qual estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira na Grade Curricular tanto nas escolas de Ensino Fundamental quanto de Ensino Médio, públicas e privadas.
 
Vale ressaltar aqui, ainda, que a referida Lei foi alterada pela Lei 11.645/08, com a inclusão da importância dos povos indígenas, também, na formação da sociedade brasileira (ver a referida Lei, AQUI).
 
Infelizmente, diante do adiantado da hora e do meu exercício em outra Unidade Escolar, à tarde, não pude participar da Roda de Conversa, que contou com a participação do Diretor da nossa escola, o Prof. Harold Hobbes Silva, outros professores, alunos e até ex-alunos.
 
 Exposição dos Trabalhos dos Alunos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Dança (Maculelê)




 
 

 


Auditório
 
Alunos do  9˚ Ano (Peça Teatral)
 
 
Roda de Conversa
 
 

Diretor da Escola Municipal Dilermando Cruz
Prof. Harold Hobbes Silva






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário