quarta-feira, 1 de junho de 2016

Dia 01 de Junho: Aniversário do Blog Geografia em Foco





Imagem capturada na Internet e
trabalhada no Adobe Photoshop



Hoje, o Blog Geografia em Foco está completando oito anos de atividade. Apesar de ser 8 anos e não 8 semanas ou 8 dias, considero-me uma “analfabeta digital”, tendo em vista que domino muito pouco das ferramentas e recursos que tanto o PC oferece quanto o mundo virtual (Internet).

No entanto, sigo com o meu propósito de tentar buscar o aluno para âmbito da Internet que não se limite a jogos e/ou ao Facebook. Não atinjo efetivamente, pois muitos não têm um PC doméstico com acesso a Internet. Outros, no entanto, têm dificuldades em comentar.
 
Durante o meu exercício docente no II Segmento do Ensino Fundamental, desde 1998, utilizei – gradativamente - diferentes recursos midiáticos. Iniciei com “Jornal-Mural” por meio de recortes de reportagens de jornais e revistas. Posteriormente, criei – com este mesmo objetivo - Fóruns de Discussão em uma Comunidade na antiga rede social Orkut e, desde 2008, possuo este Blog educativo, pessoal.
 
Tanto o Jornal Mural quanto a Comunidade no Orkut e o Blog foram intitulados de “Geografia em Foco”. Com a chegada e domínio do Facebook, os próprios alunos pediram para que eu abrisse uma página voltada à área geográfica, mas eu senti muito a diferença em relação ao Orkut e acabei deixando-a de lado.
 
Ao passado (2015) cheguei a fazer um Curso a Distância, oferecido pela Rede Mobilizadores, intitulado “Redes Sociais: Utilizando o Facebook como Ferramenta Mobilizadora”. Gostei e aprendi muito, mas não atende totalmente aos meus objetivos principais.
 
Não desiste do Facebook até porque o uso e exploração de imagens é super válido e assegurado de sucesso, mas temo que muitos esqueçam o Blog. E, eu mesma, acabe o colocando em segundo plano.
 
Reconheço que, muitas vezes, pequei como blogueira ao atrasar com as postagens, mas sempre foi por um motivo sério. Perdi muitos seguidores, por isso, nos últimos meses, por conta da falta de atualização com as postagens.
 
Já me perguntaram ou agradeceram como se fosse uma equipe responsável pelo mesmo, mas, não há equipe nenhuma! Sou eu apenas, a responsável pelas atividades no Blog.
 
Nesses 8 anos de atividades como blogueira já tive uma seguidora (ex-aluna) assassinada e eu sofri, também, no âmbito deste, cyberbullying e ameaças (nenhum com relação à morte da aluna).
 
No entanto, as pessoas que contribuem para a sua vigência através de comentários sobre a ajuda que este proporcionou ora para compreensão de um tópico ora para estudar para um concurso ou realizar um trabalho de pesquisa. Estes comentários são mais do que gratificantes, são suficientes para eu saber que estou no caminho certo e que a Educação é o caminho certo.
 
As falhas são inevitáveis para nós, seres humanos, pois graças a Deus, não somos máquinas!

 
Seguidores: 325
Postagens Publicadas 1330
Histórico de todas as visualizações de página até 12h30: 2.490.015

Um comentário:

  1. Parabéns professora que o seu blog venha cresce cada dia mais e com muito sucesso porque isso que a senhora merece !!! ❤❤❤

    Marianne Lima
    T:1901

    ResponderExcluir