domingo, 12 de junho de 2016

Início da Campanha da Solidariedade 2016

 Logotipo da Campanha da Solidariedade da E.M. Dilermando Cruz
(Autoria: Kalina Matias da Silva)

Esta semana, finalmente, daremos início à I Campanha da Solidariedade - 2016 da E. M. Dilermando Cruz, depois de um ano inteiro (2015) sem a sua realização.

A turma deste ano (2016) está entusiasmada e os alunos sempre cobraram acerca do início da mesma. Eu, sob este clima, estou feliz e otimista quanto ao projeto em dar certo, pois é preciso que os alunos sejam comprometidos e acreditem na sua importância em prol de terceiros.  

Como muitos sabem, ano passado, um grupo grande de alunos da turma indicada pelos professores do I Segmento do Ensino Fundamental não correspondeu as perspectivas de comprometimento na tarefa e, em razão disso, a ideia compartilhada - no início do ano letivo com os mesmos - não teve seguimento e, com isso, não houve Campanha de Solidariedade em 2015.

O pouco que eu arrecadei de donativos, com algumas pessoas conhecidas, eu entreguei na Casa de Apoio à Criança com Câncer – São Vicente de Paulo (Irajá, Rio de Janeiro).

Para quem não sabe, a ideia deste projeto de arrecadar donativos para crianças em tratamento de câncer foi de um grupo de alunas da antiga 5ª série, em 2007. Elas tinham participado de uma atividade similar com a ex-professora da 4ª série (antigo Primário) na sala de aula e me disseram que queriam fazer o mesmo só que a nível de mobilização da escola toda. E, com isso, me pediram para ajuda-las, como professora responsável.

Eu aceitei prontamente, afinal, gestos como este e na faixa etária deles não devem ser desprezados e, muito menos, desvalorizados.

Daí a Campanha ter iniciado em 2007, com uma turma de 5ª série (atual 6˚ Ano) e ter tido prosseguimento, com os mesmos alunos até chegarem no 9˚ Ano.

Desconsiderando a interrupção do referido projeto, em 2015, a Turma 1601 (2016) vai ser a terceira turma a assumir e participar das Arrecadações da Campanha da Solidariedade.

Feliz e na perspectiva de atingirmos os nossos objetivos!

. Projeto: Arrecadação de donativos para crianças em tratamento de câncer;

. Início do Projeto: 2007;

. Ano 2016: Início da 3ª Edição da Campanha (2007-2010/ 2011-2014/ 2016-2019);

. Duração: Anual com duas Arrecadações semestrais;

. Turma inicial-responsável: 6˚ Ano (a mesma turma segue com o projeto até o 9˚ Ano, quando há escolha de uma nova turma para o ano letivo seguinte);

. Turma deste ano: 1601

. Instituições Beneficiadas: Associação Brasileira de Assistência aos Cancerosos - Hospital Mário Kroeff (Rua Magé, nº. 326, Penha, Rio de Janeiro/RJ) e Casa de Apoio à Criança com Câncer São Vicente de Paulo (Estrada do Colégio, nº. 1185, Irajá, Rio de Janeiro/RJ);

. Principais Donativos: Gelatina em Pó (cor vermelha); Leite em Pó Integral e Brinquedos (novos e/ou usados em perfeitas condições).

. Divulgação da Campanha: Cartazes fixados na Unidade Escolar; Lembretes para os alunos mais novos (em idade) e para os professores; Blog Geografia em Foco; Facebook; divulgação oral às turmas (de sala em sala) nos dois turnos (manhã e tarde); o Dia D da Campanha (no pátio interno da escola) e a presença da mascote da Campanha, a Letina;

. A Mascote da Campanha: Letina, boneca de sucata, a ser confeccionada pela nova turma. O nome da mascote foi escolhido como a mistura das palavras “Leite e Gelatina” (Letina). A deste ano vai ser a terceira mascote, cada qual com o mesmo objetivo.



. Desafios constantes: Confecção da nova mascote; local para armazenar os donativos com segurança e carros para realizar as entregas.


. Propostas para 2016: Realização de palestras sobre o câncer de mama e um Evento de Ação Social (ambos, em expectativa de realização durante o ano).

Turma 1601 (2016)





5 comentários:

  1. Professora, desejo toda a sorte do mundo para a nova turma, e que essa Campanha seja um grande sucesso, como todas as outras edições. Estou com uns probleminhas familiares e também estou entrando em provas,mas vou ver se dá pra mim dar uma passadinha na Dilermando, pra fazer uma doação.
    Abraços,
    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Professora fiquei muito feliz por a senhora fazer isso,para as crianças que tem câncer amei mesmo de coração a senhora tem muitas habilidade de fazer isso e por isso que eu sempre desde o começo das aulas eu gostei de vc. Turma:1803

    ResponderExcluir
  3. Professora vou tentar ajudar nessa campanha de solidariedade com uma caixa de gelatina, leite, brinquedos que tenho ou com coisas que ajude essas crianças que tem câncer não gosto de ver pessoas machucadas por nada tentarei ajudar com oque posso mesmo não sendo do 6° ano


    TURMA: 1803
    NOME: Wendel silva de almeida

    ResponderExcluir
  4. Carla Cristina Amorim Geraldo14 de junho de 2016 às 20:55

    estou contando os minutos estamos ajudando muita gente tomara que conseguimos arrecada a maximo possivel tomara.turma:1601

    ResponderExcluir
  5. Acho muito importante esse projeto, além de ajudar bastante as crianças que estão com câncer, ainda podemos ver que mesmo fazendo tão pouco, doando as vezes coisas que nem mesmo usamos, podemos fazer tantas crianças felizes. Eu nunca fiz nada como isso mas deve ser um sentimento muito bom ver que podemos ajudar, que estamos fazendo muitas crianças felizes ... Desejo de todo coração que possamos arrecadar o bastante pra ajudar todas as crianças que estão precisando.
    TURMA: 1803
    Nome: Maria Eduarda Costa

    ResponderExcluir