segunda-feira, 25 de julho de 2016

Trabalho Bimestral sobre as Olimpíadas: Orientações Gerais

Imagem capturada na Internet


Mesmo tendo explicado em sala de aula e até exposto modelos, estou postando as orientações acerca do trabalho bimestral (3˚ Bimestre) da Escola Municipal Dilermando Cruz, mais especificamente, das turmas 1801, 1803 e 1901, tal como prometi aos alunos. O trabalho da turma 1601 constará de um caderno de atividades, cujas orientações serão publicadas depois.

Em função das Olimpíadas deste ano, os tópicos a serem abordados pelas duplas têm a ver com os países participantes do referido evento esportivo. Ao todo foram sorteados 58 países de diferentes continentes.

Cada dupla apresentará três produtos, em folha A4, sobre o país a ser pesquisado, a saber:
- Ficha com dos Dados Geográficos;
- Mapa de localização;
- Bandeira.

Observações:
1. Ficha de Dados Geográficos
A referida Ficha deverá ser preenchida com letra legível e a caneta preta ou azul (não pode ser digitado). Esta se encontra na “Papelaria da Tia Papa”, podendo ser também adquirida por e-mailExemplos:



Ficha preenchida sobre Honduras

Os sites onde as duplas poderão encontrar estes dados com as respectivas datas são (é só clicar em cima do site):



2. Mapa de Localização
Só o país pesquisado deverá ser pintado. E, para manter uma certa padronização, todas as duplas deverão seguir as cores abaixo, estipuladas para cada continente:
            . Ásia: Amarelo;
            . América: Vermelho;
            . África: Preto;
            . Europa: Azul;
            . Oceania: Verde.

As cores dos cinco aros ou anéis entrelaçados que configuram o logotipo das Olimpíadas, foram escolhidas em razão da frequência em que as mesmas, inclusive a branca (do fundo), apareceriam e aparecem nas bandeiras dos países competidores e filiados ao COI, relacionando a união dos cinco continentes.

Apesar de não gostar de aplicar a cor azul em referência às terras emersas, tendo em vista que - convencionalmente – esta se encontra associada à água, acabei adotando a mesma, pois no logotipo dos Jogos Olímpicos, ela foi estabelecida para representar o continente europeu

Os mapas se encontram também na “Papelaria da Tia Papa”, podendo ser adquiridos ainda por e-mail.

 3. Bandeira
A bandeira do respectivo país pesquisado deverá ser apresentada, mais ou menos, no tamanho da Folha A4 (ver modelo) e pintada a mão, com uso exclusivo de lápis de cor (não sendo permitido lápis ou giz de cera e nem caneta Hidrocor). Além do acerto acerca da bandeira, a técnica de pintura também será avaliada (apresentação).

A bandeira poderá ser copiada do site:




Data da Entrega do Trabalho
A data da entrega do trabalho, ou seja, dos 3 produtos (Ficha + Mapa + Bandeira) está marcada para o dia 13 de setembro, já que o recesso escolar começa na semana que vem por conta do referido evento esportivo em nossa cidade.

7 comentários:

  1. Esse e um otimo trabalho bimestral ate pra quem gosta das olimpiadas como eu

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Professora, eu havia lha pedido para enviar a copias das folhas por e-mail lembra? Tem como a senhora mandar ainda hoje? Para que eu possa tirar xerox! Obrigada
    Maria Eduarda Gomes de Oliveira
    T. 1803

    ResponderExcluir
  4. Professor eu não entendi oque é (gentílico)!
    T.1081

    ResponderExcluir
  5. Marcus Arthur,

    Eu expliquei na sala e até colei a folha no "mural" para exemplificar. Gentílico é o termo que expressa a naturalidade ou nacionalidade do indivíduo. No caso do trabalho, estamos trabalhando países (nacionalidade), então... Pessoa que nasceu no Brasil, gentílico: brasileiro; Nasceu na Polônia, gentílico: Polonês; em Cuba, cubano. Entendeu? Qualquer coisa me procure na escola. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Cara professora Marli Vieira,tive de notar que as informações dos sites que a senhora passou não estão totalmente completas.

    Exemplo: taxa de natalidade,mortalidade e analfabetismo estão faltando serem incluídas ou estão faltando.

    Por conta disso temos que pegar informações não precisas ou quem percebeu isso irá pesquisar em sites inseguros.

    Atenciosamente bruno T.1803

    ResponderExcluir
  7. Bruno, talvez, você não tenha encontrado com facilidade na hora de pesquisar, pois esses dados, justamente, os quais foram citados se encontram disponíveis no site do IBGE (indicado na minha postagem). E este é um site seguro.

    Sua dúvida quanto a isso poderia ter sido esclarecida na primeira semana de aula, logo após o recesso escolar. E não, agora, quando o prazo de entrega foi estendido até amanhã.

    Posso lhe garantir que se você procurar, com mais atenção, irá encontrar as informações cobradas. É só procurar com calma.

    Um grande abraço e boa pesquisa!

    E

    ResponderExcluir