segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Curiosidades: Nomes dados ao Brasil

Imagem capturada na Internet
Fonte: Imagens Top

Até hoje, em todas as minhas turmas, há alunos que se surpreendem, quando eu respondo que eles erraram a resposta, quando pergunto o nome oficial do nosso país. Evidentemente que, na maioria das vezes, a resposta obtida sempre foi “Brasil”, apesar de alguns acertarem. Não os culpam por isso, pois – em geral - os países são conhecidos não pelo nome oficial, mas sim pela forma mais simplificada, como:

. Estado Plurinacional da Bolívia (Bolívia);
. República Popular da China (China);
. República Federal Democrática da Etiópia (Etiópia);
. República Popular Democrática da Coreia (Coreia do Norte);
. República Helênica (Grécia).

Além disso, não posso afirmar que eles têm o hábito de ler, com atenção, as cédulas de dinheiro ou documentos oficiais onde vêm escrito, de forma padrão, o nome oficial do nosso país.



Cédulas escaneadas e trabalhadas no Adobe Photoshop

Em função disso e para atender a curiosidade de muitos, resolvi publicar os nomes que o nosso país, Brasil, recebeu desde o período anterior à chegada dos portugueses as nossas terras, ou seja, desde a denominação dada pelos povos que aqui habitavam, os quais foram chamados de indígenas ou índios.

Mas, vale ressaltar, ainda, que embora esses sejam os principais, diversos autores assinalam outras expressões, citadas e registradas em referência às atuais terras brasileiras, como – por exemplo - Terra dos Papagaios, Rio de Brasil, Estado do Brazyl e Província de Santa Cruz. Para saber mais sobre esses, clique no site Guia Geográfico (indicado nas Fontes de Pesquisa).

Vejamos as principais denominações de nossas terras:  

. Pindorama (1500): Foi o nome atribuído às nossas terras por algumas tribos indígenas, no período anterior à chegada dos portugueses ao Brasil (1500), ou seja, no chamado "Período Pré-Cabralino". Em tupi-guarani significa “terra das palmeiras”.

Nativos das atuais terras brasileiras (Período Pré-Cabralino)
Imagem capturada na Internet 

. Terra de Vera Cruz ou Ilha de Vera Cruz (1500 a 1501): Foi o nome dado pelos portugueses ao chegarem à costa litorânea do Nordeste, o qual foi relatado na Carta de Pero Vaz de Caminha, como nome dado por Pedro Álvares Cabral. Foi um nome provisório, de referência cristã, professando a Igreja Católica Apostólica Romana.
O termo Ilha de Vera Cruz foi empregado também por Pero Vaz de Caminha na assinatura de sua Carta, em 1˚ de maio de 1500.


. Terra de Santa Cruz (1501 a 1503): Nome atribuído pelos portugueses às novas terras. Ele consta – como registro histórico - em uma carta, em espanhol, datada de 29 de julho de 1501, do rei Dom Manuel, informando aos Reis Católicos a descoberta do Brasil. 

Primeira Missa do Brasil  
Referência à expressão "Cruz" nos primeiros nomes
dados pelos portugueses às terras brasileiras
Imagem capturada na Internet
Fonte: Wikipedia - Imagem: Victor Meirelles

. Brasil (1503 a 1824): Nome oficial, dado pelos portugueses, em razão da ocorrência de grande quantidade de árvores de pau-brasil (planta taxonomicamente conhecida por Caesalpinia echinata Lam) na costa litorânea brasileira (espécie nativa da Mata Atlântica). O pau brasil foi bastante explorado pelos portugueses por causa de sua seiva avermelhada, cuja corante era apreciado e valorizado muito nas cortes europeias para tingimento de tapetes, vestuários etc.

As áreas de ocorrência do pau-brasil se estendiam 
do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro.
Imagem capturada na Internet - Fonte: Só História


Corte transversal do tronco do pau-brasil 
Imagem capturada na Internet - Fonte: Ciência na Rua

. Império do Brasil (1824 a 1891): Com a Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822, D. Pedro I ordenou a elaboração da primeira Constituição do Brasil, oficialmente denominada Constituição Política do Império do Brasil, promulgada em 1824. Nesta foi definido o novo nome do país, fazendo referência à forma monárquica de governo (império).

D. Pedro I 
Imagem capturada na Internet
Fonte: Wikipédia - Imagem de Simplício Rodrigues de Sá 

. Estados Unidos do Brasil (1891 a 1969): Com a Proclamação da República, ocorrida em 15 de novembro de 1889, o nome de nosso país precisou ser alterado, pois a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil havia sido derrubada. Em seu preâmbulo, o nome Republica (sem acento) foi inserido, ficando Republica dos Estados Unidos do Brazil (depois mudou para Brasil). A expressão "Estados Unidos" reforçava a unidade territorial e o sistema federativo.

Proclamação da República
Imagem capturada na Internet 
Fonte: Wikipedia - Imagem de Benedito Calixto


. República Federativa do Brasil (1969 até hoje): O nome do país foi alterado na Constituição de 1969, reforçando assim o termo que faz referência à forma de governo, a República Federativa, sob o sistema presidencialista.

Mapa político e regional do Brasil
Imagem capturada na Internet


Fontes de Consulta

. DUARTE, Marcelo. O Guia dos Curiosos. São Paulo, Panda Books, 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário