terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Dica de Curso: História e Cultura Afro-Brasileira

Imagem capturada no próprio site


Para quem quer se atualizar em termos de conhecimentos acerca da história e cultura afro-brasileira, aqui, vai uma dica de Curso que recebi de uma amiga, Profa.  Margarida Santos Calafate. Eu já fiz a minha inscrição ontem, pois o início do mesmo já é amanhã (01/02).

O curso é livre e sua modalidade é de Educação a Distância (EAD). Segundo, a Profa. Maria José Caldas, o curso não é reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), valendo para atualização, Formação Continuada e como complementação para Sala de Aula, já que o mesmo se encontra embasado na Lei 9394/96 das Diretrizes e Base da Educação Nacional.

Ele não é gratuito, no entanto, o valor de sua inscrição é consideravelmente baixo (R$ 50,00), o que não impede da maioria fazê-lo

Segundo o site do mesmo, o objetivo do curso é – a partir dos conhecimentos específicos desta temática - oferecer subsídios para a formação da diversidade cultural e aperfeiçoar o desempenho do professor regente em sala de aula.

Como muitos sabem a aprovação da Lei 10.639, em janeiro de 2003, estabelece o ensino obrigatório da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica. Por isso, torna-se de suma importância tratarmos essas questões e toda o seu contexto histórico, político, econômico, social e cultural com as turmas. Sabemos que, transcorridos 14 anos de sua promulgação, pouco se tem trabalhado na maioria das escolas (públicas e/ou privadas) sobre a referida temática.

. Conteúdo Programático (transcrito na íntegra do site)
Estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinente à História do Brasil. A presença dos africanos no Brasil, as heranças africanas, a resistência negra. Arte Africana, Quilombos.


Se alguém tiver interesse e quiser se inscrever, basta clicar HISTÓRIA HOJE!

Carga horária: 40h
Data de início: 01/02/2017
Data para finalização do curso: 31/03/2017

Investimento: R$50,00

Nenhum comentário: