domingo, 8 de janeiro de 2017

Neve no Deserto do Saara

Neve no deserto do Saara (região de Aïn Sefra, Argélia)
Imagem capturada na Internet
Fonte: Revista Veja - Foto: Karin Bouchetata

Um fato interessante, ocorrido no final do ano passado, e que levou muitas pessoas a questionarem se é possível de acontecer foi a precipitação de neve no deserto do Saara, na região de Aïn Sefra, localizada na província de Naâma, na Argélia. Isso mesmo!

A precipitação nival ocorreu no dia 19 de dezembro de 2016, cobrindo montanhas e as areias do deserto do Saara. Não foi a primeira vez que isso aconteceu na região. Segundo as notícias vinculadas ao fato, esta foi a segunda vez que caiu neve na proximidade de Aïn Sefra (a primeira foi em 1979).

Apesar disso, muitas pessoas ficaram surpresas, inclusive, o próprio argelino Karim Bouchetata, fotógrafo amador que registrou e divulgou as imagens.

Como muitos sabem uma das características principais das regiões desérticas de clima árido são os baixos índices pluviométricos (de chuvas), mas chove, pouco, mas chove. Além disso, a amplitude térmica (diferença entre a temperatura máxima e mínima durante o dia) é muito acentuada na estação do verão, ou seja, no período diurno, as temperaturas são altíssimas (chegando a atingir 50°C), enquanto que no período noturno, elas despencam, podendo atingir 10°C a 0°C. Mas, isso no verão.  

Para haver precipitação nival (queda de neve) é necessário a combinação de alguns elementos atmosféricos, melhor dizendo, é preciso que a temperatura esteja baixa e haja umidade no ar.

Além disso, outros fatores climáticos influenciaram, como a altitude e a massa de ar proveniente do Mar Mediterrâneo. A região de Aïn Sefra se localiza a 1.073 metros de altitude e, segundo dados meteorológicos divulgados nas mídias, os ventos oriundos do Mar Mediterrâneo, carregados de umidade, contribuíram para a precipitação de neve. A temperatura chegou a 0°C.

Não podemos esquecer que a Argélia e demais países da parte setentrional da África se encontra localizada no hemisfério Norte, estando – portanto, naquele dia - prestes a entrar na estação do inverno (período de 21 de dezembro a 22 de março no referido hemisfério).

Localização da Argélia no continente africano
Imagem capturada na Internet



Distrito de Aïn Sefra
Imagem capturada na Internet
Fonte: Wikipedia


Mas, não resta dúvida que a paisagem vista pelo referido fotógrafo argelino e por outras pessoas deve ter sido surpreendente, ainda mais sendo no deserto. Basta olharmos os registros fotográficos publicados na Internet.




 Imagens capturadas da Revista Veja



Imagens capturadas do Portal De Olho no Tempo 

Fontes de Consulta


Um comentário:

  1. A paisagem fica realmente linda, e devido a explicação parece ser "natural", mas essa neve pode prejudicar em algo?

    ResponderExcluir