terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

E.M. Dilermando Cruz: Trabalho Escolar do 1◦ Bimestre


Imagem capturada na Internet
Fonte: Pixabay


Dando continuidade ao Trabalho Escolar do 1◦ Bimestre e, tal como já expliquei em sala de aula e na postagem anterior, os alunos das quatro turmas da E.M. Dilermando Cruz (Bonsucesso, Rio de Janeiro) – Turmas 1701, 1703, 1901 e 1903 - realizarão um levantamento biográfico de personalidades femininas de diferentes áreas de atuação (política, artes cênicas, literatura, artes plásticas, cantoras, economistas etc.), assim como as de destaque na história do nosso país.
 
A escolha das personalidades femininas será feita, essa semana, por sorteio, hoje, quando deverei receber os nomes das duplas de cada turma, já que este tipo de trabalho será realizado por dois alunos. Não vai ser individual, pois alguns alunos podem não ter PC doméstico.
 
Vale ressaltar ainda que, cada Ano do Segundo Segmento do Ensino Fundamental abrangerá categoria de mulheres de nacionalidades distintas, isto é, o 7◦ Ano pesquisará sobre a vida de mulheres brasileiras, enquanto as turmas do 9◦ Ano realizarão levantamento sobre mulheres estrangeiras.
 
Para esse tipo de trabalho, o uso do computador e, sobretudo, da Internet se mostram necessários, tendo em vista a riqueza de informações, de dados mais atualizados, da agilidade no tempo e da captura de imagens.
 
Todos os itens, abaixo, deverão ser levados em consideração em conjunto para efeito de avaliação final da dupla:

- Apresentação estética do trabalho (qualidade, sem rasuras, amassado, sem manchas etc.);

- Apresentação gráfica quanto ao padrão de digitação (Fonte, tamanho da letra, espaçamento entre linhas e disposição da imagem);

- Texto-Resumo;

- Erros de gramática e/ou de efeito de digitação;

- Cumprimento do prazo de entrega.
 
Vale ressaltar que no resumo deve constar dados pessoais da mulher selecionada, como nome completo, data de nascimento e de falecimento, naturalidade (cidade onde nasceu0, nomes dos pais e, uma síntese de sua vida, desde a infância até a fase adulta, o que ela fez e contribuiu para a sociedade. Se ela tiver obras publicadas, como no caso de uma escritora, não precisa relacionar todas, basta destacar as principais e eventuais premiações recebidas.
 
Atenção, não se esqueçam que resumo NÃO é transcrição do texto na íntegrae nemrecortes de trechos de textos colados”!
 
O trabalho é em dupla e os dois devem trabalhar para alcançar a nota máxima, sem correr os riscos de perder pontos por equívocos cometidos na hora da pesquisa e do resumo.
 
Orientações quanto à digitação:
 
. Folha de Papel A4 (uma a duas, no máximo)
. Margens (superior, inferior, direita e esquerda): 2,0 cm
. Espaçamento Entrelinhas: 1,5 cm
. Fonte: Geórgia
. Tamanho da letra: 12
Para facilitar a pesquisa (biografias), estou indicando os seguintes endereços, mas a Internet tem várias outras opções:

1. Biografias_UOL Educação



 
 

Observem o modelo de trabalho abaixo.

4 comentários:

  1. Meu nome é phelipe de lima nascimento. Sou da turma 1.703 e eu achei o blogg legal

    ResponderExcluir
  2. Professora, consegui achar "todos" os dados do meu trabalho, exeto um que está bem difícil de achar. Que é os nomes dos pais, será que a senhora poderia me indicar algum site??
    Maria Eduarda Gomes de Oliveira
    T. 1903

    ResponderExcluir
  3. Maria Eduarda, espero que você tenha já encontrado. Qualquer coisa me procure na escola ou na sala de aula. Beijos

    ResponderExcluir