quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Normas Básicas de Apresentação de Trabalhos Escolares

Imagem capturada na Internet 
Fonte: Pixabay

Apesar de já ter publicado sobre Trabalhos Escolares, neste espaço, estou refazendo a mesma, pois já faz bastante tempo (2009) e, também, porque reuni algumas imagens de capas de trabalho e de cartazes na intenção de mostrar - de forma bem mais clara - de como deve ser organizado e elaborado a parte de apresentação dos mesmos. 

A princípio, as normas - aqui descritas - servirão para orientar, facilitar e padronizar a apresentação dos trabalhos escolares dos alunos. No entanto, devo ressaltar que, mediante o nível de escolaridade em foco (Ensino Fundamental e Médio), as regras – aqui disponibilizadas – são básicas, ou seja, não seguem rigorosamente as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Mas, atendem aos meus objetivos e aqueles que primam por um trabalho mais organizado.

Dependendo do tipo e da exigência do trabalho, o trabalho de pesquisa poderá ser apresentado sob a forma de seminário (apresentação oral com uso de outros materiais e/ou recursos didáticos), cartaz (cartolina) ou, ainda, resumo (manuscrito ou digitado).

. SEMINÁRIO
Consiste em uma apresentação oral do assunto pesquisado diante da turma e do professor, podendo ser individual (um aluno) ou em grupo. Durante o seminário, o aluno ou outros membros do grupo poderão utilizar diferentes materiais e/ou recursos a fim de enriquecer e facilitar a sua apresentação, contribuindo para a compreensão dos demais colegas da turma.

Entre esses materiais e/ou recursos, têm-se o uso do quadro branco (desenhos ou copiar um esquema no quadro), cartaz, apresentação em Power Point, mapas, tabelas, documentários, entre outros.

Mas, vale ressaltar, aqui, que é importante que sua pesquisa seja rica e aprofundada, baseada em diversas fontes bibliográficas, capaz de lhe garantir um domínio seguro em relação ao tema a ser abordado. Tendo em vista que a sua apresentação não deve ser apoiada em leitura de resumos, rascunhos ou de cartaz. Melhor dizendo, não se deve ler durante o Seminário.

É comum que muitos alunos fiquem nervosos e se atrapalhem, na hora de apresentar o seminário, gaguejando ou esquecendo trechos de sua fala. Nestes casos, o aluno poderá contar com um esquema contendo o resumo das informações para se apoiar (no quadro branco ou até mesmo em uma anotação em papel). Mas, só em caso de falhas na apresentação a fim de não comprometer a qualidade do mesmo, a respectiva compreensão do assunto e em prejuízo a sua nota.

Outra recomendação importante, na hora da apresentação, evitar brincadeiras, discussões entre os membros do grupo, o uso excessivo de gírias e, também, de acessórios inadequados à sala de aula, como boné

A postura do aluno e dos demais, no caso de grupo, é um fator relevante na hora de se avaliar a apresentação do Seminário.

Eu, particularmente, solicito aos Grupos que elaborem e imprimam (ou reprodução em xérox) um texto resumido do tema tratado e entregue a cada aluno da turma.   




Imagens do meu acervo particular

. CARTAZ (CARTOLINA OU PAPEL 40 Kg)
Quando o trabalho é apresentado sob a forma de cartaz, a ser exposto e fixado na parede, o aluno deve ter em mente que o principal “chamariz” para a curiosidade do público em cima de sua produção serão, sobretudo, as figuras (ilustrações) utilizadas. Mas, não podemos esquecer que sua função principal é informar, de forma bem objetiva e clara sobre o tema específico, com textos curtos e figuras contextualizadas.

O cartaz tem valor funcional e, ao mesmo tempo, estético, em razão de estar voltado à informação e à exposição visual. Em razão disso, algumas regras e orientações se fazem necessárias, a saber:

- Não havendo nenhuma exigência por parte do professor, a escolha da cor da cartolina é livre (com EXCEÇÃO das cores bem escuras, como a preta, a roxa, entre outras, as quais dificultam a leitura);

- A cartolina ou papel 40 Kg NÃO devem estar amassados e nem reduzidos de tamanho após corte com tesoura;

NÃO usar babados de papel crepom, glitter ou purpurina para decorar as margens. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, estes enfeites são até aceitos devido a faixa etária dos alunos;

- Deve-se respeitar as margens (direita e esquerda, superior e inferior) em 2,0 cm;

- O cartaz deve apresentar além de texto resumido, figuras ilustrativas, em número razoável e pertinentes ao tema abordado;

- O texto NÃO pode ser digitalizado, ou seja, não se deve colar nenhuma folha com texto impresso, assim como também não se deve com folha manuscrita. O aluno deverá escrever diretamente na cartolina e para isso deve utilizar a marcação de linhas a lápis e depois apagá-las;

- A cor da caneta do texto e das legendas das figuras deve ser esferográfica azul ou preta, contrastando com a cor da cartolina;

- A letra do texto deve ser legível e bastante visível a certa distância (tamanho de 1 cm);

- As figuras (imagens) devem ser, preferencialmente, coloridas e de tamanho mediano a grande;

- As figuras devem conter legendas, escritas em tamanho 0,5 cm e dispostas abaixo das mesmas

- O Cartaz (título, texto, legendas e identificação do aluno) NÃO deve apresentar rasuras e nem o uso de corretivo;

- O título devem apresentar letras com tamanho – médio – de 5 cm, preferencialmente, de cor diferente do texto (pode ser canetinha Hidrocor ou similar);

- O título deve se encontrar centralizado na parte superior da cartolina e de forma retilínea (marcar com régua e a lápis/apagar depois);

- No “Título NÃO se separa sílabas (aconselho rascunhar a lápis primeiro);

- As fontes de pesquisas (Bibliografia) devem ser citadas no canto direito inferior da cartolina e, abaixo destas, a identificação do aluno ou grupo (nomes completos), o ano (série) e a turma.






Imagens do meu acervo particular

. RESUMOS
Em razão das facilidades que a Internet proporciona em termos de um abrangente leque de informações, bem como a difusão e construção do conhecimento, com maior rapidez e eficácia (artigos, publicações em geral etc.) e, principalmente, pela postura da grande maioria dos alunos, muitos professores deixaram de pedir trabalhos deste tipo, porque grande parte deles não realiza a devida leitura, análise e resumo do mesmo.

Ao invés disso, eles usam a técnica do chamado “plágio escolar”, selecionando, copiando e colandona íntegratrechos ou textos completos de algum site da Internet. Eles não são capazes – ao menos - de ler e resumir. É a famosa transferência de conteúdo através do Ctrl-C x Ctrl-V”.

Em razão disso, muitos professores optaram por não fazer uso deste tipo de trabalho (Resumo), sendo que alguns até deixaram de cobrar trabalhos de pesquisa, não mais os incluindo entre os seus instrumentos de avaliação.

Mas, ao fazer uso deste, vale repetir o que já foi dito, anteriormente, que o mais importante é que sua pesquisa seja rica e aprofundada, baseada em diversas fontes bibliográficas, capaz de lhe garantir um amplo material para elaborar o resumo do tópico pesquisado. Evite copiar - na íntegra - o texto das fontes de consulta.

. Regras Básicas:



- NÃO havendo nenhuma exigência por parte do professor, a forma de apresentação do trabalho é livre, podendo ser manuscrito ou digitado;

- Em qualquer destas formas deve-se respeitar as margens da folha: esquerda e superior em 2,0 cm; direita e inferior em 1,5 cm;

- É obrigatório o uso de caneta esferográfica de cor azul ou preta (resumo manuscrito);

- É obrigatório o uso de tinta de cor preta (resumo digitado);

- O uso de caneta ou tinta de outra cor só será permitida no caso de títulos, subtítulos ou palavras-chaves;

- Os trabalhos manuscritos devem ser apresentados em folhas de papel almaço pautado (com linhas), sendo a capa em folha de papel almaço sem pauta;

- Os trabalhos digitados devem ser apresentados em folhas de papel Ofício ou A4;

- Caso a pesquisa seja realizada na Internet, o aluno NÃO poderá imprimir o texto original na íntegra e anexar ao trabalho, bem como nem copiar na íntegra. É preciso que se realize – primeiro – uma leitura (análise) e o resumo (síntese);

- Quanto à fonte a ser utilizada no trabalho digitado, esta poderá ser Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5  entre linhas;

- Para destacar cada Título e/ou Subtítulo deve-se utilizar dois espaços de 1,5 tanto antes quanto depois;

- Deve-se numerar as folhas à partir da Introdução, na margem inferior da página, podendo ser alinhada a direita ou centralizada. No caso do público-alvo, aqui direcionado (Ensino Fundamental e Médio), esta regra específica pode ser Opcional, tomando-se apenas o cuidado de organizar o trabalho de forma sequencial em termos da ordem das páginas;

- Todo trabalho deverá entregue grampeado;

- A estrutura do trabalho deve ser dividida em três partes: a Capa, o Corpo e as Referências Bibliográficas

Cada parte da estrutura do trabalho deverá conter seguintes elementos obrigatórios:


1. Capa:

Além de proteção externa do trabalho, a capa serve como elemento de identificação da Instituição, do aluno e do professor que o solicitou.

A capa do trabalho manuscrito deve ser confeccionada em papel almaço sem pauta, enquanto a do trabalho digitado deve ser em folha de papel Ofício ou A4.


Caso o aluno queira ilustrar a capa com desenhos ou figuras, estes devem estar de acordo com o tema, distribuídos de forma adequada que não afete a configuração da Capa. Evite exceder duas imagens.




A configuração e os principais elementos a constarem da Capa são:

. Parte Superior (centralizado):
- Nome do Estabelecimento de Ensino;
- Nome da Disciplina;
- Nome e Sobrenome do Professor Solicitante.

. Parte do meio da folha:
- Título do Trabalho;
- Nome completo do aluno ou dos membros do Grupo;
- № da Chamada;
- № da Turma.

. Parte Inferior (centralizado)
- Nome da cidade da Unidade Escolar (acrescentar a sigla do estado);
- O mês e ano da entrega da pesquisa.

2. Corpo do Trabalho: 

O corpo do trabalho deve conter os seguintes elementos: 

Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais.

Cada elemento integrante do corpo do trabalho deve ser apresentado em folha separada, ou seja, a Introdução em uma folha, o Desenvolvimento em outra, assim como as Considerações Finais.

I. INTRODUÇÃO »» Corresponde à parte inicial do texto do trabalho, tendo como finalidades principais: informar - em linhas gerais - sobre o tema pesquisado e a sua importância. Se o tema foi de livre escolha do aluno, o mesmo deverá, ainda, justificar a sua escolha e os objetivos do seu estudo.

A palavra INTRODUÇÃO deve vir escrita ou digitada em caixa alta (letras maiúsculas), de forma centralizada ou no lado esquerdo superior.

II. DESENVOLVIMENTO »» Parte principal do trabalho, onde se encontra a explanação (detalhada) do assunto pesquisado. Dependendo da temática abordada, pode-se incluir – nesta parte – o método utilizado.

A palavra DESENVOLVIMENTO deve vir escrita ou digitada em caixa alta, de forma centralizada ou no lado esquerdo superior.

2.3 Considerações Finais »» Corresponde à parte final do texto, onde o autor (aluno) irá expor as suas conclusões ou análises quanto à pesquisa realizada.

As palavras CONSIDERAÇÕES FINAIS devem vir escritas ou digitadas em caixa altas, de forma centralizada ou no lado esquerdo superior.

III. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS »» As fontes de pesquisa (livros, artigos, revistas, sites etc.) utilizadas pelo aluno e/ou pelo grupo devem constar, em folha separada.

As palavras REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS devem vir escritas ou digitadas em caixa altas, de forma centralizada ou no lado esquerdo superior.

Os elementos principais que devem ser citados são: o Nome do Autor; o Título; o Subtítulo (se houver); a Edição; o Local; a Editora; a Data de Publicação.

O ano da Edição só é citado a partir da segunda edição. Se não houver nenhuma referência acerca desta é porque é a primeira edição.

Exemplos: SANTOS, Milton. O Trabalho do Geógrafo no Terceiro Mundo. São Paulo, Hucited, 1978.

Referências de documentos eletrônicos (exemplo):
AUTOR. Título da obra. Disponível na Internet via www. (endereço on line). Data de acesso.
DANTAS, Tiago. Os efeitos do aquecimento global no Brasil. Disponível na Internet via www.brasilescola.com/geografia/os-efeitos-aquecimento-global-no-brasil.htm. Arquivo capturado em 04 de fevereiro de 2009 (ou Acesso em 04 de fevereiro de 2009).
  
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

. Deve-se RESPEITAR A DATA DE ENTREGA dos trabalhos, tendo em vista o NÃO RECEBIMENTO do mesmo fora do prazo estabelecido. Exceto nos casos de adiamento da data pela própria professora ou em casos específicos (doença comprovada com atestado médico);

. Todos os aspectos relacionados ao trabalho escolar serão avaliados, a saber:
- O prazo da entrega;
- A apresentação externa (capa);
- A letra (legível);
- As ilustrações;
- O capricho;
- O conteúdo do corpo do trabalho/a pesquisa em si (introdução, conteúdo e a conclusão), a síntese e as fontes bibliográficas.

Bom trabalho a todos!

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