sábado, 3 de junho de 2017

Filme Mississipi em Chamas: Atividade Dirigida


Imagem capturada na Internet
Fonte: Filmes para Downloads

 
PROJETO VÍDEO NA ESCOLA

PROF.ª MARLI VIEIRA (Geografia)                              DATA: __/__/___
ALUNO (A):______________________________ TURMA: _____
 
CONTEXTO HISTÓRICO: O preconceito e a segregação racial no Sul dos EUA e a atuação da Ku Klux Klan (década de 60/Século XX).
 
FILME: “MISSISSIPI EM CHAMAS” (Mississippi Burning, EUA, 1988, Direção Alan Parker) – Baseado em fatos reais.
 
. SINOPSE: No início dos anos 60, três jovens ativistas dos direitos civis – dois brancos (Andrew Goodman e Michael Schwerner) e um negro (James Earl Chaney) - vão para o Mississipi examinar uma igreja Batista que fora incendiada e que servia, como escola, para ensinar e alfabetizar negros para serem eleitores. Em virtude da segregação racial tão enraizada e forte nos estados do Sul dos EUA, os jovens são brutalmente assassinados, seus corpos enterrados e eles são dados como desaparecidos. Dois agentes do FBI vão para a cidade, investigar o desaparecimento dos três jovens: Alan Ward (Willem Dafoe) e Rupert Anderson (Gene Hackman), os quais não são bem recebidos pela população e autoridades locais. Por trás do crime e dos diversos atos de violência praticados contra os negros da cidade estão os membros da Ku Klux Klan, da qual fazem parte elementos da comunidade branca e da polícia. Poucas pessoas dispõem a colaborar com os agentes, inclusive, os negros, principais vítimas, que se veem temerosos quanto às represálias da Ku Klux Klan. As autoridades policiais relatam apenas na prisão temporária dos jovens por excesso de velocidade e a soltura dos mesmos. Porém, a situação se agrava após a descoberta do carro dos jovens no pântano, aumentando as suspeitas destes terem sido assassinados. As investigações dos agentes do FBI prosseguem, com reforço do FBI e de reservistas da Marinha, concentrando-se na busca dos corpos e dos responsáveis pelo crime. Diante das investidas sem sucesso e sob forte pressão do experiente Rupert Anderson (Gene Hackman), o agente Alan Ward (Willem Dafoe) acaba cedendo e aceitando usar os seus métodos nada convencionais, a fim de conseguir provas contra os envolvidos no crime, todos da Ku Klux Klan. 
 
ATIVIDADE ORIENTADA:

1. O processo de colonização dos EUA (final do sec. XVII e início do XVIII) foi marcado por treze colônias ao longo da costa atlântica. As colônias do Norte foram submetidas a um tipo de colonização, enquanto as colônias do Sul a outro, os quais eram, respectivamente:
(   ) Colonização de povoamento e colonização de exploração                                  
(   ) Colonização de exploração e colonização de povoamento
 
2. Ela representa a mesma guerra, ou seja, a Guerra Civil Americana (1861-1865), ocorrida entre o Sul e o Norte, após vários estados escravocratas do Sul declararem sua separação e formarem os Estados Confederados da América:
(   ) Guerra dos Cem Anos                                   (   ) Guerra de Troia
(   ) Guerra da Secessão                                        (   ) Guerra Mexicano–Americana
 
3. Sobre a Ku Klux Klan (KKK), assinale a única afirmativa INCORRETA:
(   ) Foi uma organização secreta que nasceu na segunda metade do século XIX, em reação contrária à abolição e integração dos negros recém libertados à sociedade, no sul dos EUA.
(   ) Defendia a supremacia branca no país, promovendo a violência contra os escravos (negros).
(   ) Ao longo dos anos, a organização passou a odiar não só os negros, como também os judeus, os imigrantes e outros grupos.
 
4. Seu nome foi citado no filme, pois - na época - este era um importante ativista político estadunidense, negro, que lutava pelos direitos civis e pelo fim da segregação racial, cuja luta obteve a aprovação da Lei de Direitos Civis (1964) e da Lei de Direitos Eleitorais (1965). Em 1964, ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz e, em 1968, acabou sendo assassinado:
(   ) Malcolm Little (Malcolm X)                                             (   ) Desmond Tutu
(   ) Nelson Mandela                                                                  (   ) Martin Luther King
 
5. A bandeira dos Estados Confederados aparece em várias cenas do filme, mas, hoje, ela causa muita polêmica nos EUA devido ao fato de:
(   ) Ser considerada um símbolo de ódio racial   
(   ) Representar o símbolo de defesa dos direitos civis                                       
(   ) Fazer parte da história e da herança cultural do Sul     
(   ) Simbolizar o nacionalismo do movimento dos negros
 
 6. O filme foca que os comunistas também passaram a fazer parte dos grupos perseguidos pela Ku Klux Klan. Esse fato nos remete ao período Pós-II Guerra Mundial (1945), cujo conflito marcante foi:
_________________________________
 
 7. Cite uma situação, retratada no filme, que comprova a política de discriminação (segregação) racial na prática, sem levar em conta a violência tão assinalada na história:
_____________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário