sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Terremoto no México: o Maior em um Século no País

Hotel parcialmente desmoronado
em Matias Romero (Oaxaca)
 Imagem capturada na Internet
Fonte: Portal G1 (Foto de Félix Marques/AP)

 
Como se não bastassem as tempestades tropicais e os furacões que vêm afligindo a região do mar do Caribe (América Central Insular) e o Sul e Sudeste dos EUA, na chamada “Temporada de Furacões”, em termos de desastres naturais, um outro fenômeno natural aconteceu, na ontem (07/09), no México (América do Norte), mas de origem totalmente diferente.
 
Ontem à noite (07/09), o sul da costa pacífica do México sofreu um forte terremoto, o maior em um século (100 anos).
 
Evidentemente que estou falando de duas dinâmicas antagônicas, isto é, os furacões que estão associados à dinâmica externa (agentes exógenos) e dos abalos sísmicos (terremotos) que têm a ver com a dinâmica interna (agentes endógenos).
 
Ao contrário, dos primeiros, o terremoto não há como se precaver, apenas ter conhecimentos das áreas onde estes são mais ativos, sobretudo, em áreas de movimentos convergentes (encontros) de placas tectônicas.
 
O terremoto do México, de magnitude 8,2 graus na escala Richter, é um dos mais fortes já registrados em toda a América Latina e o maior no país em um século (100 anos).
 
Ele só não causou maiores danos materiais e, também, em termos de perdas humanas porque o seu hipocentro foi a 58 km de profundidade, enquanto o seu epicentro foi a 133 Km a sudoeste de Pijijiapan, em Chiapas  
 
A nível de esclarecimento... Hipocentro corresponde ao ponto, no interior da crosta terrestre, onde se tem o foco do terremoto (de onde se origina os abalos sísmicos), já o Epicentro é o ponto da superfície terrestre atingido pelo terremoto.
 
Vale ressaltar, aqui, que há certa divergência quanto às informações sobre a magnitude e profundidade do hipocentro do mesmo, entre o Serviço Sismológico Nacional (SSN) do México e a Agência Geológica Americana (USGS). Enquanto o primeiro indicou magnitude de 8,2 e profundidade de 58 Km, a Agência estadunidense confirma sendo o tremor de magnitude 8,1 e profundidade de 70 km. Daí a confusão acerca das informações divulgadas nas mídias.
 
 Imagem capturada na Internet
Fonte: BBC Brasil
 
 
Información sobre sismo 2017-09-07 23:49:18
Retirado diretamente do SSN
 
  Magnitud: 8.2 (actualizada)
Ocurrido el 2017-09-07 a las 23:49:18 horas (tiempo del Centro de México)
Localización del epicentro: 133 km al suroeste de Pijijiapan, Chiapas
Latitud: 14.85°, longitud: -94.11°
Profundidad: 58 km
Réplicas: 337 hasta la 1:00 pm (la mayor de M 6.1)


 
De acordo com o que foi divulgado nas mídias, o sismo foi sentido em quase todo o território do  México (o centro e sul do país), além de vários países da América Central, o que gerou também alertas de formação de tsunami em oito países (México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras e Equador). No entanto, no início da manhã de hoje (08/09), esse alerta foi suspenso.
 
Vários abalos secundários, com magnitudes variando entre 4,3 e 5,7, foram registrados no mar, próximos à costa litorânea do México. A preocupação agora é de haver algumas dessas réplicas de magnitudes elevadas e intensas, capazes de causar danos tão severos e agravar, mais ainda, a situação caótica em que as principais cidades afetadas se encontram (cidades de Oaxaca, Chiapas e Tabasco).
 
Até o presente momento, já foram confirmadas 64 mortes (dados atualizados em 09/09 às 18h00), mas o número tende a aumentar em decorrência do horário do terremoto (quase meia noite, hora local) e desmoronamento de vários  prédios, onde famílias já se encontravam dormindo. 
 
 
 
 Imagem capturada na Internet

Fonte: Portal G1 (Foto de Félix Marques/AP)
 
 
Imagem capturada na Internet
Fonte: Portal G1 - Foto Luís Alberto Cruz/AP
 

  Aeroporto Internacional Benito Juárez
(Cidade do México)
Imagem capturada na Internet
Fonte: El País - Foto de Edgard Garrido/Reuters
 

Imagem capturada na Internet

Fonte: El País
 

 
 Fontes de Consulta
 
 
 
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário