domingo, 15 de outubro de 2017

15 de Outubro: Dia do professor

 Desenho representando Paulo Freire
Imagem capturada na Internet
Fonte: Wikipedia


Ser Professor hoje em dia...
Marli Vieira de Oliveira da Silva
 
O trabalho é árduo...

Pois envolve estudo, pesquisa, planejamento, aulas teóricas, às vezes, aulas experimentais ou audiovisuais, a aplicação e correção de exercícios de fixação, provas, trabalhos e/ou testes, bem como observações diárias.
 
Na prática, no dia a dia, as condições físicas nem sempre são satisfatórias...

Salas superlotadas, falta de material didático e de equipamentos eletrônicos como estratégia de ensino, ausência de Orientador Educacional, falta de ventiladores nas salas de aula ou lâmpadas suficientes, capazes de oferecer a luminosidade adequada.
 
Alguns conflitos existentes no ambiente escolar são recorrentes e se justificam... 
 
Pela indisciplina de alguns alunos, o desrespeito com o professor, com os colegas e outros funcionários da escola, a prática de Bullying e as diversas formas de violência manifestadas.
 
Os resultados negativos do desempenho escolar de muitos alunos refletem...
 
O não compromisso com o seu processo educativo, a não realização das atividades pedagógicas e dos trabalhos bimestrais, das conversas paralelas nos momentos das explicações, o uso de celular de forma indevida na sala de aula, a ausência de muitos responsáveis no acompanhamento escolar de seus filhos, bem como aspectos internos da escola (pedagógicos ou estruturais).
 
O desânimo em muitos profissionais de Educação resultam...
 
Da não valorização dos profissionais do magistério, do desinteresse geral dos alunos e dos aspectos acima relacionados, conjuntamente.
 
A escola pública perdeu muito o seu status de espaço institucional e social de excelência devido...
 
O não acompanhamento simultâneo às inovações tecnológicas, a concorrência com habilidades que exigem mais o fazer mecânico, a permanência de aulas tradicionais, tão ineficientes e a falta de comprometimento de muitos (em todos os segmentos da Comunidade Escolar).
 
Por tudo isso, tanto os professores quanto os alunos passam e são submetidos, anualmente. Mas, na relação “professor versus aluno” há algo que não é capaz de ser removido do pensamento do professor... A convicção de que o caminho para o desenvolvimento pleno do indivíduo perpassa pela Educação.
 
E é por acreditar nisso que a maioria dos professores não desiste, mesmo no enfrentamento de todo esse quadro caótico de trabalho.
 
Por acreditar em sua missão e no caminho que eles escolheram, tanto para si mesmos quanto a conduzir os alunos, sabendo que os passos de ambos estarão juntos somente até certo ponto.
 
Professor não desiste de sua missão porque se ele desistir não haverá mais nada em acreditar.
 
Parabéns a todos os professores que acreditam e abraçam a Educação com uma grande missão de vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário