quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Câncer de Mama atinge a Todos, mulheres, homens e animais


 Imagem capturada na Internet (Facebook)
 

O mês de outubro chegou ao fim, mas o objetivo da Campanha Outubro Rosa permanece – justamente - por ser voltada para uma doença que mata muitas mulheres: o câncer de mama.

A Campanha teve início em 1990, em Nova York (EUA), com a 1ª Corrida pela Cura. Daí a Campanha no mês de outubro ter, como já mencionei nesse espaço, como o objetivo principal a conscientização da população feminina quanto à importância do autoexame e exames médicos para a devida prevenção e, também, para o diagnóstico precoce do câncer de mama.
 
No entanto, devemos ter em mente que a referida Campanha e sua continuidade serve para todos, mulheres e homens, pois a doença atinge a todos. É claro que em mulheres, a incidência é mais alta e que, no caso específico dos homens, ela ocorre mais raramente, mas acontece. Não devemos ignorar!




 O câncer de mama é uma doença causada
pela multiplicação
de células anormais da mama,
que formam um tumor.
Há vários tipos de câncer de mama.
Alguns tipos têm desenvolvimento rápido
enquanto outros são mais lentos”.
 

Os tipos de câncer mais comuns na população feminina do mundo inteiro (e aí, inclui-se o Brasil) são: o câncer de pele não melanoma e o câncer de mama. Esse último responde por cerca de 25% dos novos casos da doença a cada ano. No entanto, em nosso país, de acordo com o INCA, esse percentual chega a 28,1%, com maior ocorrência nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
 
Além desses casos da doença em humanos, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) alerta que os animais também estão sujeitos ao câncer de mama, principalmente, os cães e gatos. A doença chega a atingir 45% das cadelas e 30% das gatas.
 
 Imagem capturada na Internet
 
E esse fato em si é preocupante levando em consideração a vida em si deles, como as relações afetivas que há entre os donos e seus respectivos animais. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), hoje, nas residências brasileiras existem 52,2 milhões de cães e 22,1 milhões de gatos (Opinião & Notícias).


Não devemos subestimar esses dados estatísticos, seja em humanos ou seja em animais. Devemos ter consciência da importância da prevenção do câncer de mama, assim como outros tipos de câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário