segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Somália: Sucessivos Ataques Terroristas marcam o mês de Outubro de 2017


 Ataque terrorista na Somália (14/10)
Imagem capturada na Internet
Fonte: Bitnews
 
A Somália, país localizado na região conhecida como Chifre da África, no extremo oriente do continente (África Oriental), sofreu mais dois atentados em sua capital, Mogadíscio, ontem (28/10), quando ainda tentava se recuperar do pior ataque terrorista registrado em seu território, ocorrido recentemente, no último dia 14/10, também, na capital do país.
 
 Região do Chifre da África
(Somália, a Etiópia, o Djibouti e a Eritreia)
Imagem capturada na Internet
 
terroristas, ambos com uso de veículos-bombas (cheio de explosivos) foram detonados no centro da capital da Somália. O primeiro ataque foi em uma região bastante movimentada do centro da capital, onde há concentração de hotéis, restaurantes e sede de escritórios do governo. A explosão foi próxima ao hotel Safari. Já, o segundo atentado, também, por meio de veículo-bomba (um micro-ônibus) ocorreu no distrito de Wadajir.
 
De acordo com as informações divulgadas nos principais meios de comunicação, o número de mortos desses dois ataques foi na ordem de 358 vítimas, além de centenas de feridos, sendo registrado também mais de 50 pessoas desaparecidas.
 
 Ataque terrorista na Somália (14/10)
Imagem capturada na Internet
Fonte: Terra

A dificuldade em precisar o número de mortos e feridos após esse duplo atentado (14/10) foi admitida pelas próprias autoridades somalis, tendo em vista que grande parte dos feridos mais graves foi transferida tanto para Turquia quanto para o Quênia e o Sudão para o devido tratamento médico, assim como, logo após as explosões, muitas pessoas enterraram seus familiares mortos. Considerando ainda as vítimas soterradas pelos escombros.
 
Dois dias antes desses atentados, além do Governo somali ter perdido dois membros de seu alto escalão, o ministro da Defesa, Abdirashid Abdullahi Mohamed e, o Chefe das Forças Armadas, Ahmed Jimale, ocorreu um encontro entre o presidente da Somália  e membros importantes do comando dos EUA na África.
 
Nenhum grupo terrorista assumiu a autoria desses atentados, mas as autoridades da Somália atribuem as ações ao Al Shabaab, grupo terrorista ligado à Al-Qaeda.

O Al Shabaab intenta dominar o território somali, desde que iniciou uma guerra civil no país, em 1991, quando o então, presidente e ditador Mohamed Siad Barre foi derrubado, deixando a Somália sem um governo efetivo e o caos político (instabilidade) foi desencadeado por diferentes interesses.
 
Mohamed Siad Barre
Ex-Presidente da Somália (1969-1991)
 Imagem capturada na Internet
Fonte: Wikipédia
 
O referido grupo terrorista chegou a ter controle das porções Central e Sul da Somália, mas acabou sendo expulso das principais cidades. No entanto, mantendo-se firme em seus propósitos, o grupo - desde então - vem submetendo o país a diversos ataques a civis, com uso de bombas.
 
O atual governo da Somália - Governo Federal de Transição – estabelecido em 2004, é aliado da União das Cortes Islâmicas e da Aliança para a Relibertação da Somália. O Governo é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), pela União Africana e tem apoio dos EUA.  Inclusive, este último, no começo deste ano (2017) confirmou seu apoio e reforços às ações militares contra os extremistas, membros do Al Shabaab que, em resposta, anunciaram que iriam aumentar os ataques.

Passadas duas semanas, exatamente, desse duplo atentado, considerado o pior da história da Somália, ontem (sábado), o país sofreu novamente dois ataques terroristas. E mais, uma vez, a capital (Mogadíscio) foi o alvo e cenário do terror com essas investidas, com uso também de veículos-bomba.

 
 Ataque terrorista na capital da Somália, em 28/10
Imagem capturada na Internet
Fonte: Veja
 
No primeiro atentado de ontem, um carro-bomba invadiu o Hotel Nasa Hablod Two, bastante frequentado, inclusive, por políticos e militares. Após a explosão, segundo as notícias divulgadas, os militantes ocuparam o hotel. Em seguida, no mesmo local, teve início um tiroteio entre as forças de segurança somalis e os referidos militantes, membros do grupo Al-Shabab.
 
De acordo com o que foi noticiado, 18 pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas.
 
A segunda explosão ocorreu próximo a um antigo prédio do governo, 1h30 depois, com um micro-ônibus-bomba. Não foi divulgado se houve ou não vítimas fatais e/ou feridos nesta ação.
 
De acordo com um levantamento publicado em 2016, a Somália figura entre os dez países com mais registros de ataques terroristas no mundo.
 
Fontes:
 
 
 
 
. Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário