sábado, 16 de dezembro de 2017

Turma 1008: Entrega dos Donativos da Campanha da Solidariedade II


  Da esquerda para direita, Anderson Israel dos Santos,
Tamires Costa Carvalho, Giovanna e Alexandre Felipe de Souza 


Nesta última 5ª feira (14/12), eu e três alunos da Turma 1008 fomos fazer a entrega dos donativos à outra Instituição beneficiada com a Campanha da Solidariedade do C. E. Prof.ª Sonia Regina Scudese, o Centro Terapêutico Maria Margarida (Brás de Pina, Rio de Janeiro).
 
Junto foi a minha irmã, Sueli Vieira de Oliveira, professora aposentada da rede municipal de ensino, que muito contribui com essas empreitadas.
 
Além dos donativos em gêneros alimentícios e de higiene, levamos material educativo, como lápis cera, massinha de modelar, livro de pintar e um brinquedo de armar, pois – diferentemente da Casa de Apoio à Criança com Câncer – São Vicente de Paulo (outra Instituição que a referida Campanha atende) – o  Centro Terapêutico Maria Margarida se encontra voltado ao atendimento de crianças e jovens portadores de algum comprometimento mental, como por exemplo, autismo, síndrome de Down e paralisia cerebral.
 
Quem nos atendeu foi a Professora  e Psicopedagoga Denise Nonato do Nascimento, responsável pela Instituição, que nos mostrou o espaço e as atividades que ali são desenvolvidas. Não restam dúvidas que o trabalho deles junto com as crianças e jovens é algo surpreendente e, ao mesmo tempo, gratificante a partir dos resultados positivos obtidos.
 
Tivemos a sorte de encontrar uma paciente, a Giovanna (Síndrome de Down), de 17 anos, que estava sendo atendida pela Psicopedagoga Solange Maciel, responsável também pelas áreas de Arteterapia e de pintura em tela.
 
Tempos atrás, eu tive a oportunidade de ver algumas telas pintadas pelos pacientes deste Centro Terapêutico e fiquei admirada pelas obras em si, pelos talentos e dedicação. A habilidade artística bem acentuada e estimulada entre eles me chamou muito a atenção. E, desta vez, conseguimos ver algumas telas expostas, inclusive, a de autoria da Giovanna. Brilhante!
 
Na hora de irmos embora chegaram mais dois pacientes, o Gabriel (14 anos) acompanhado por seu pai e outra aluna (não me recordo bem o nome) que veio com sua mãe.
 
O dia começou muito bem! Conhecemos a Instituição, tivemos contato com pacientes que são atendidos pela casa e entregamos os donativos arrecadados durante a Campanha da Solidariedade.
 
Embora, o quantitativo arrecadado para as duas Instituições beneficiadas (Casa de Apoio à Criança com Câncer – São Vicente de Paulo e Centro Terapêutico Maria Margarida) não tenha sido muito, por ser a primeira experiência com os alunos do Ensino Médio e da forma como foi (com algumas falhas), o pouco que conseguimos foi capaz de fazer a diferença e atender em parte a ambas. Assim como, parcialmente, atendeu as nossas expectativas.
 

Foram entregues: 05 Kg de Arroz; 07 Kg de Feijão; 06 Kg de Açúcar; 01 Kg de Farinha de Trigo; 04 Kg de Espaguete; 02 Pacotes de Massas; 01 Frasco de Óleo de Soja; 01 Lata de Milho em conserva; 01 Lata de Leite em pó Integral (400 gr.); 23 Unidades de Gelatina em pó (35 gr.); 03 Caixas de Creme Dental (70 gr.); 03 Sabonetes e 01 Detergente líquido. 
 

O mais gratificante é, sem dúvida nenhuma, estar junto às crianças e jovens. Essa troca e relacionamento faz muito bem aos nossos corações (acredito de ambas as partes).
 
Ano que vem, 2018, as Campanhas semestrais serão mais organizadas. Já conversamos previamente sobre isso, assim como na outra escola da rede municipal.

Donativos arrecadados durante a Campanha,
os quais foram divididos para as duas
Instituições



Donativos (material educativo)

Da esquerda para direita, os alunos Alexandre,
Anderson e Tamires
 
A paciente Giovanna e a Psicopedagoga Solange Maciel

Telas de outros pacientes
 
 
Giovanna e a sua tela





Da esquerda para direita, os alunos Tamires, Anderson e Alexandre,
minha irmã Sueli Vieira, uma paciente, a fisioterapêutica Luimar
e a Professora  e Psicopedagoga Denise Nonato do Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário