terça-feira, 29 de maio de 2018

29 de Maio: Dia do Geógrafo


Imagem capturada na Internet
 

Hoje é comemorado, entre outras datas específicas, o Dia do Geógrafo. Muitas pessoas confundem a profissão de Geógrafo com a de professor de Geografia. Mas, ambos não têm o mesmo tipo de Graduação, ou seja, suas habilitações são distintas.
 
O Geógrafo é formado em Bacharelado, ou seja, ele é preparado para atuar no mercado de trabalho como pesquisador, profissional que pode atuar em diversas áreas em que o seu conhecimento seja importante e necessário (levantamento e análise de dados, geoprocessamento, questões ambientais, entre outros).
 
Imagem capturada na Internet
Fonte: PUC Campinas
 
 
Já o professor de Geografia é formado em Licenciatura, ou seja, ele é preparado para o magistério, dar aula para o Ensino Fundamental e do Ensino Médio, tanto na rede pública de ensino quanto na rede privada (particular).
 
Como no dia 29 de maio é também comemorado o dia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nada mais justo a escolha da mesma data para homenagear os Geógrafos, já que muitos pesquisadores (Geógrafos) fazem parte do quadro de funcionários do referido Instituto Federal.
 
O Dia do Professor de Geografia é 26 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário