sexta-feira, 1 de junho de 2018

10 Anos de Registros: Aniversário do Blog Geografia em Foco


Imagem capturada na Internet
Fonte: Colorir


Há uma década (10 anos), mais precisamente, no dia 1° de junho de 2008, esse Blog começou as suas atividades. Na verdade, a ideia de sua criação fez parte de um processo da minha carreira no magistério (regente de turma), o qual foi acompanhado pelo meu próprio desenvolvimento e prática com mídias.
 
Logotipo do Blog
 
Infelizmente, embora eu tenha tentado me aprimorar, fazendo curso pertinente à aplicação do Facebook como ferramenta também, não me adaptei à plataforma do mesmo. Por isso, sem inovação, parei no uso do Blog e, hoje, comemoro os 10 anos de sua vigência.
 
São dez anos assinalados por momentos altos e baixos, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional, assim como no cenário mundial, nacional e regional (estadual e municipal), que nos afetou direta e/ou indiretamente.
 
Ganhei seguidores, mas também perdi alguns...
 
Pessoas queridas da família e do meu rol de amizade faleceram, mas também tive a felicidade de conviver com a alegria pulsante dos nascimentos de novos membros da família e das respectivas famílias dos amigos...
 
Sofri cyberbullying, mas, ao mesmo tempo, tive defensores contra ao meu agressor virtual...
 
 
Inclusive, nessa situação, fui persuadida pelo meu esposo a acabar de vez com o Blog, medida radical que - graças a Deus - não tomei e que, hoje, estaria arrependida se o tivesse feito, naquela época...
 
Neste cenário conturbado, de momentos altos e baixos, a nível pessoal (familiar e de amizade), bem como de cunho político e socioeconômico do nosso país, muitas publicações não foram processadas e minha ausência se fez presente, por vários dias e/ou semanas. Mas, eu não sou de ferro e nem imune de sentimentos...
 
Daí eu sempre justificar as minhas ausências e atrasos nas publicações. Eu sei que um dos princípios para o Blog ter sucesso é a regularidade das postagens, mas eu não tenho uma equipe. Eu sou a própria equipe!
 
O Começo de Tudo   
 
No âmbito do meu exercício docente, na área de Geografia e, tendo em vista, a abordagem de temas da atualidade correlacionáveis ao seu conteúdo programático, fui gradativamente utilizando diferentes recursos midiáticos no tratamento e articulações entre estes, como forma de chamar a atenção e despertar o interesse dos alunos à disciplina.
 
Sendo assim, comecei a inovar e acirrar as discussões aproveitando os temas de cunho político, social, econômico, cultural e ambiental, por meio de recortes de reportagens de jornais e revistas (trazidos por mim e pelos alunos) sob a forma de Jornal Mural, o qual foi instalado nas três salas das minhas turmas da antiga 7ª série (hoje, correspondente ao 8° Ano), na E.E. Assis Chateaubriand (Cidade dos Meninos, Duque de Caxias).
 
Depois, ainda lecionando nesta Unidade Escolar e, também, em outra da rede municipal de ensino, E.M. Dilermando Cruz, criei em 2006 – com este mesmo objetivo - Fóruns de Discussão e Enquetes em uma Comunidade no Orkut (antiga rede social), onde a interatividade entre alunos e outros seguidores ocorriam de forma bastante positiva.
 
 Plataforma da Comunidade Geografia em Foco (Orkut)

 

Eu também fiz curso - por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SME) – sobre mídias na Educação, que resultou na publicação do livro A Escola Entre Mídias, destinado aos professores da mesma rede de ensino (municipal). E, neste, a Comunidade Geografia em Foco criada na plataforma do Orkut é um dos projetos mencionados na referida publicação (livro em Pdf).

 

 
E, em 2008,  iniciei este Blog educativo, pessoal, com os mesmos objetivos.
 
Tanto o Jornal Mural quanto à Comunidade no Orkut e o Blog foram intitulados de “Geografia em Foco”, sendo todos voltados para a Educação e assinalando uma progressiva articulação de diferentes recursos midiáticos na específica área da ciência geográfica. 
 
Não restam dúvidas que barreiras existem e impedem de alcançarmos resultados positivos ao uso de ferramentas e recursos tecnológicos voltados à uma proposta pedagógica.
 
Barreiras estas, ora inerentes à própria estrutura deficiente da escola ou do ambiente doméstico dos alunos, ora pela falta de interesse dos mesmos em ampliar o seu conhecimento com leituras extras.
 
Apesar da ocorrência destas barreiras e de alguns aspectos negativos que marcaram a história do Blog Geografia em Foco como recurso pedagógico, nestes 10 anos, eu só tenho que agradecer aos meus seguidores fiéis até hoje e aqueles que o visitaram e que, dele, obtiveram algum conhecimento ou esclarecimento acerca dos temas abordados.

Até a presente data, o Blog possui 327 Seguidoresum histórico de 3.189.992 visualizações (acessos) e 1.519 publicações.
 

2 comentários:

  1. Uau, já? Daqui a pouco vai ser comemorado 20 anos, e que venha muitos e muitos anos pra esse blog maravilhoso que vai me ajudar nesses 2 anos ou até mais. Que ao passar dos anos ele continue crescendo e ajudando todos nós a ter mais informações e mais pontinhos também. Parabéns pela sua dedicação e pelo seu esforço p/ manter o blog ativo. Parabéns parabéns e parabéns!!!
    Aluno: Mariana Souza
    Turma: 1801
    Escola: Dilermando Cruz

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Mariana, pelo carinho de sempre! Beijos

    ResponderExcluir