domingo, 15 de julho de 2018

Final da Copa 2018 e a Consagração do Bicampeonato da França

Copa 2018 - Rússia
Imagem capturada na Internet
Fonte: Pixabay


Hoje foi o dia da Final do grande evento esportivo internacional, que mobilizou a todos apaixonados pelo futebol, ou seja, encerrou-se o Campeonato Mundial de Futebol, isto é, a Copa 2018... E a França consagrou-se como bicampeã mundial ao vencer por 4 x 2 da Croácia. Devo confessar que eu estava torcendo pelos croatas.

Na verdade, a Final poderia ter sido definida de outra forma... Embora, a Seleção brasileira tenha sido apontada como favorita ao título por muitos especialistas (nacionais e estrangeiros), bem como nas mídias, em geral, infelizmente, ela não se classificou, colocando - “por terra” – a conquista do tão sonhado Hexacampeonato, sendo eliminada na fase das Quartas de Final, com a derrota para a Bélgica (2 x 1).

Com a interrupção desse sonho, ela só levou o mérito de ficar na 6ª posição do ranking da Copa do Mundo 2018, na frente de 26 equipes internacionais. O que chegou a ser frustrante...

Classificação final (Jornal Opção):

1°. França
2°. Croácia
3°. Bélgica
4°. Inglaterra
5°. Uruguai
6°. Brasil
7°. Suécia
8°. Rússia
9°. Colômbia
10°. Espanha
11°. Dinamarca
12°. México
13°. Portugal
14°. Suíça
15°. Japão
16°. Argentina
17°. Senegal
18°. Irã
19°. Coreia do Sul
20°. Peru
21°. Nigéria
22°. Alemanha
23°. Sérvia
24°. Tunísia
25°. Polônia
26°. Arábia Saudita
27°. Marrocos
28°. Austrália
29°. Costa Rica
30°. Islândia
31°. Egito
32°. Panamá


 
E, como muitos já comentaram, mais uma vez, o referido Campeonato assinalou a supremacia do futebol europeu e de suas respectivas Seleções, cuja disputa da Final ficou entre as Seleções da França e da Croácia.
 
Na disputa pelo 3° lugar, jogo realizado ontem, a vencedora foi a Seleção da Bélgica, que ganhou da Inglaterra por 2 x 0. Disputa também entre seleções europeias. 
 
Diversos comentaristas e especialistas discursaram sobre essa situação de supremacia do futebol europeu, embora muitos dos nossos jogadores (brasileiros) joguem em alguma equipe do referido continente (o nosso país é, na verdade, um grande exportador de talentos).
 
Vários argumentos foram usados como justificativas, tais como: a estatura alta dos jogadores europeus, jogo mais tático, esporte (futebol) mais valorizado, organizado, entre outros fatores, além de apontar os principais erros do técnico brasileiro, Tite (nome completo, Adenor Leonardo Bachi).
 
Fica aqui, o meu lamento e de milhões de brasileiros...
 
De acordo com A Tribuna, até a Copa de 2014 (20ª Edição do Campeonato, realizado no Brasil), metade das Edições teve, como finalistas dos respectivos Campeonatos, uma seleção europeia e a outra sul-americana.
 
Entre essas, a nossa Seleção se destacou em seis Finais: 1958 (Suécia), 1962 (Chile), 1970 (México), 1994 (EUA), 1998 (França) e 2002(Japão e Coreia do Sul), obtendo vitória em cinco delas, o que lhe garantiu o título de Pentacampeã. Entre essas, o Brasil só perdeu na Copa da França (1998), quando enfrentou e foi derrotado – na Final – pela “dona da casa”, ou seja, pela própria França por 3 x 0. Com esse resultado, a França foi consagrada campeã pela primeira vez.
 
Pois bem, ela – mais uma vez – se consagrou como a melhor Seleção e conquistou o bicampeonato da Copa do Mundo.

Um comentário:

  1. Nao faltou empenho aos nossos atletas, faltou foi talento e atletas competentes

    ResponderExcluir